Caderno de Apoio Pedagógico para o Museu do Piauí, por Hérica Regina

“Este caderno integra um conjunto de produtos frutos da pesquisa-ação intitulada “Perfil Educacional e Gerenciamento da Ação Educativa e Cultural: propostas para o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia – PPGAPM da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba, Piauí. Foi produzido em parceria com a equipe de educadores do Museu do Piauí, integrantes do projeto educativo-curatorial “Museu, a Outra Sala”.

Este material foi concebido com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de atividades educacionais no âmbito do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP). Aqui você irá encontrar textos de apoio, informações, sugestões para o trabalho com alunos além de fichas de atividades. Esse material pode ser adaptado conforme seus objetivos curriculares e com o perfil do grupo. Acreditamos que o trabalho criativo e motivador dos professores é imprescindível para a construção de novos olhares sobre os bens culturais e naturais albergado pelo MUP, assim como para sensibilizar as diferentes gerações sobre importância da manutenção da memória e identidade do Piauí, ação fundamental não apenas para a salvaguarda desse rico e complexo patrimônio, mas também para compreensão do presente e projeção do futuro.

Assim, não pretendemos apresentar uma receita pronta para uso, mas promover uma melhor compreensão acerca do potencial pedagógico do MUP e abrir caminhos para a criação, exploração e ação. Esperamos com isso que a capacidade construtiva inerente aos professores amplie e aprofunde as possibilidades de usos do Museu do Piauí enquanto equipamento educativo e cultural.

Organização: Hérica Regina Vieira Santos
Foto da Capa: Hérica Regina Vieira Santos – Cocar em exposição no Museu do Piauí
Coordenação do PPGAPM: Prof.ª Dr.ª Áurea da Paz Pinheiro
Orientadora: Prof.ª Mestra Ana Rita Antunes
Diretora do Museu do Piauí: Dora Medeiros
Educadores do Museu do Piauí: Ariosvaldo Saraiva | Elaini Pacheco | James Wagner |
Osani Arimatéa | Francisco Petrônio”

Para fazer o download, basta clicar aqui: Caderno de Apoio Pedagógico – Hérica Regina

Hérica Regina – Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia. Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia. Possui graduação em Educação Artística com habilitação em artes plásticas pela Universidade Federal do Piauí (2010). Atualmente é professora segundo ciclo pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura- SEMEC e Professora Formadora pela Secretaria Estadual de Educação – SEDUC em Teresina- Piauí. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, Educação e Museologia. Participou de cursos e congressos relacionados às áreas de Arte, Patrimônio e Museologia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas