Nivardo Paz, o cantor e compositor faraônico⠀

O cantor e compositor piauiense Nivardo Paz é natural de Itainópolis e é sucesso de público. O autor de mais de 300 músicas que já foram gravadas e interpretadas pelos grandes nomes, principalmente da música sertaneja e conhecidos nacionalmente tais como Zezé Di Camargo e Luciano, Edson e Hudson, Chrystian e Ralf, Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, entre outros. Conhecido como o compositor das estrelas, Nivardo Paz fez grandes parcerias como com as irmãs Simone e Simaria no álbum “Bar das coleguinhas”, sucesso nacional.  Nivardo Paz gravou o DVD “Nivardo Paz Entre Amigos” em Goiânia para homenagear o cantor Cristiano Araújo, o trabalho reuniu cantores que são referências na música nacional. O cantor conquistou o Brasil com suas composições que romperam as fronteiras na voz de inúmeros parceiros como a música “Meu violão e o nosso cachorro” um dos maiores sucessos das coleguinhas Simone e Simaria.

Nome Completo: Manuel Nivardo Paz

Descrição: cantor e compositor

Data de Nascimento: 05/ 05/ 1982

Local de Nascimento: Itainópolis-PI

Perfil escrito pela Geleia Total
Escrito por:
 Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley 

O berço da música

Nivardo Paz nasceu em Itainópolis, município piauiense próximo do município Picos. Quando criança o cantor e compositor recebeu muita influência musical da família, a sua mãe escutava música enquanto costurava, preenchendo a casa com as músicas dos cantores Roberto Carlos, Raul Seixas, Amado Batista, Reginaldo Rossi, entre outros. A voz materna tentando acompanhar as músicas tocadas na rádio fizeram parte da infância de Nivardo que começou a se interessar pela música, paixão levada até para as brincadeiras. O desejo de cantar e tocar expresso em casa, quando o garoto construía bateria de latas recicladas, foi acolhido pela igreja do bairro, local onde o jovem músico pôde desenvolver melhor o seu talento. Com o passar do tempo Nivardo Paz dedicou-se à Igreja e quase entrou para o Seminário, mas posteriormente abandonou a formação para seguir a vocação e sonho de ser músico.

A promessa do sertanejo

Nivardo Paz, o compositor das estrelas, tem um repertório de músicas gravadas pelos grandes nomes da música sertaneja. Músicas que ganharam o gosto popular e conquistaram os brasileiros, muitas delas são conhecidas na voz de outros cantores. Ele é a promessa da música sertaneja e não só compõe como canta, seu nome está entre os compositores que mais arrecada com direitos autorais. Além dos shows, Nivardo Paz lançou o DVD “Nivardo Paz Entre Amigos” que teve a participação dos cantores João Neto & Frederico, Léo Magalhães, Rafael Almeida – ator global e cantor – Gislaine Matos, Fred & Gustavo, Tânia Mara, Simone & Simaria, Raffael Machado e Maiara & Maraisa. O DVD tem produção geral e direção de Rafael Vannucci e contém tanto canções inéditas como aquelas regravadas por outros artistas.

Dos bastidores da criação para os palcos

Nivardo Paz conquistou um espaço na música, embora seja destaque como compositor ele quer estar mesmo é nos palcos, pois o contato com o público e a emoção despertada no cantor quando em contato com o público é um dos elementos que mais chama a atenção do artista. Nem sempre o mais importante é somente o retorno financeiro, para o artista é necessário também sentir a emoção pulsando no palco, por isso ver a energia do público e a reação das pessoas diante da música cantada no show é um dos elementos mais gratificantes para Nivardo Paz. Depois de ter nutrido os grandes nomes da música sertaneja com músicas envolventes e emocionantes, o compositor começa a sair mais dos bastidores da criação para assumir o protagonismo nos palcos. O cantor e compositor conta em entrevista que um dos benefícios de compor é que a música não tem validade, pode durar e ser regravada por anos. Vale lembrar que o artista é um criador e quem compõe musica sentimentos, por isso é preciso respeitar os direitos autorais do criador.

Compor para emocionar

Não existe formula para a criação, ela acontece de modo espontâneo e, segundo Nivardo Paz, a sua obra nasce tanto adequando a música ao estilo do intérprete quanto baseada nas experiências de vida, na sua vivência. O processo criativo do compositor é flexível, bem espontâneo e acontece quando tudo converge para a criação, não é nada forçado e com um método rígido, afinal a música, para Nivardo, é composta quando há inspiração. Esse método de compor, bem particular do compositor, pode até causar estranheza, mas ele afirma que é o seu método e que é a sua forma de criar, um ritual que se repete durante anos e cujo objetivo é sempre o de conseguir atingir as pessoas, tocar o coração e sensibilizar o público. Por isso as músicas de Nivardo Paz fazem parte do repertório musical de muita gente e conquistaram os brasileiros.

Parcerias musicais

Nivardo Paz tem grandes parceiros no mundo da música. As músicas do compositor já foram cantadas pelos artistas Zezé Di Camargo e Luciano, Edson e Hudson, Chrystian e Ralf, Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, é o Magalhães, Israel Novaes, Humberto e Ronaldo, Israel e Rodolfo, Maiara e Maraísa, Aviões, Garota Safada, Calcinha Preta, As Coleguinhas e Frank Aguiar. Os sucessos “Prisão sem grade” e “Invasões”, gravadas por Jorge & Mateus, “Recaídas” nas vozes de Henrique & Juliano, “Me apego”, “Sangrando  corte”, “Na minha mente”, “Quando tem que acontecer” e “Continua” na voz do eterno Cristiano Araújo também são de autoria de Nivardo Paz e acabaram se tornando hits no cenário musical. Dessas parcerias vale ressaltar a história com a cantora Simaria, cuja parceria gerou o sucesso “O bar das coleguinhas”, contribuindo para o sucesso da dupla “Simone & Simaria” que emplacou cantando músicas do compositor, como: “O violão e o nosso cachorro”, “Quando o mel é bom”, “Minha luz, meu Sol, “Reparação” e tantas outras.

A voz que personifica as canções

Nivardo Paz é um dos destaques quando se fala em composição no Brasil. Suas músicas caíram no gosto popular e estão entre as mais cantadas principalmente pelos amantes da música sertaneja. O cantor e compositor piauiense está cada dia conquistando mais fãs tanto escrevendo como cantando. O sucesso é produto desse amor pela música e pela dedicação, afinal Nivardo Paz apostou na música e fez da arte a sua vida. A quantidade de músicas gravadas e interpretadas por outras vozes impressiona. O cantor é referência e inspiração para outros cantores. Nivardo Paz rompeu barreiras com o seu talento de musicar sentimentos e com a voz que personifica as suas canções, cheias de sentimentos e que emocionam. O cantor faraônico e promessa da música sertaneja só tem confirmado as previsões e ocupando o seu lugar no cenário musical.

Contatos

instagram.com/nivardopaz/

instagram.com/ofaraonicooficial/

youtube.com/channel/UCKrBT2ZAJCbcJtbGc21yQeg

Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeo

DVD

“Nivardo Paz Entre Amigos” (2017)

Outras fontes

http://ego.globo.com/sertanejo/noticia/2015/09/compositor-nivardo-paz-fara-dvd-dedicado-cristiano-araujo.html

http://gshow.globo.com/TV-Verdes-Mares/Se-Liga-VM/noticia/2016/03/conheca-o-talento-e-os-trabalhos-do-compositor-nivardo-paz.html

 

Última atualização: 15/07/2018

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

3 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Pode Gostar
Leia mais

Maria da Inglaterra

Maria Luiza dos Santos Silva, mais conhecida como “Maria da Inglaterra”, nasceu em Luzilândia em 1940. Começou a…
Leia mais

Lais Rosa

Ela é um sucesso nas redes sociais, seus textos ultrapassaram as fronteiras e conquistaram admiradores de todas as…