Os traços da artista Valquíria Sabino

“As artes visuais representam autoconhecimento e identificação”, comenta Valquíria Sabino. A artista visual Valquíria Sabino é natural de Parnaíba e autora de inúmeras ilustrações que tem encantado o público amante das artes. A artista que cresceu na cidade litorânea enveredou cedo para o rumo das artes, ela já cursou parcialmente Design de Interiores, Administração e Psicologia que proporcionaram uma ampliação do olhar a certa da realidade. Valquíria é a autora da página “um desenho por dia” e tem alimentado a página com desenhos e pinturas que começam como um processo de pesquisa estética e se transformam em um estudo de autoconhecimento. Desenhar para Valquíria é se perceber no mundo e dialogar com as pessoas.

“As artes visuais representam autoconhecimento e identificação.” Valquíria Sabino

Nome Completo: Valquíria Sabino Cunha

Descrição: Artista visual

Data de Nascimento: 21/09/1993

Local de Nascimento: Parnaíba-PI

Escrito por: Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley

Alguns rabiscos

Filha de arquiteto, Valquíria Sabino cresceu com a influência do desenho presente no seu dia a dia, principalmente vendo o pai trabalhar, elaborando projetos e desenhos na prancheta. Isso tomou mais corpo e se sedimentou à medida que a artista foi crescendo, se desenvolvendo e conhecendo outras realidades. A influência familiar foi o primeiro despertar, mas o que teve um forte impacto para o início  da prática do desenho de forma mais sistemática foi a experiência que ela teve ao passar uma temporada morando em João Pessoa, pois foi onde ela conheceu com mais profundidade a xilogravura. A artista conta que deixou a terra natal para cursar Design de Interiores, um curso que se aproximava da paixão pelas artes, na graduação ela conheceu vários materiais e técnicas que ajudou a ampliar os seus conhecimentos sobre o mundo e sobre a arte.

Imersão na xilogravura

“Eu sempre achei muito bonita a forma do cordel, que tem a história com o desenho, mas o que eu acho que me prendeu mesmo aquilo do preto e branco”, diz Valquíria Sabino. A artista conta que a xilogravura dá uma liberdade maior para o seu trabalho e uma espontaneidade que agrada a sua criação. Por isso, a técnica causou esse efeito e a paixão pelas linhas e formas desprendidas da rigidez do realismo fez com que Valquíria investisse mais no tracejar típico da xilogravura e guardasse aquele conhecimento durante a experiência acadêmica até o seu retorno à Parnaíba.

Um desenho por dia

Após retornar de João Pessoa, Valquíria Sabino, que tinha deixado a prática do desenho de lado resolveu rever tudo que tinha e a partir disso teve a ideia de exigir de si mesma a produção diária de desenhos para praticar a sua ate. Foi desse insight que nasceu a página virtual “Um desenho por dia” e que ajudou não só na criação de uma rotina de produção artística como na divulgação e promoção da sua imagem como desenhista. E mesmo sem ter seguido à risca a proposta de postagens diárias, a artista conta que já foi um avanço por aumentar o seu ritmo de produção e criar uma rede de diálogo com outros artistas que até então não existia.

“A arte chega em todo mundo e é uma forma de colocar para fora e dizer o que você tem dificuldade de falar.” Valquíria Sabino

A janela para as artes

“A arte chega em todo mundo e é uma forma de colocar para fora e dizer o que você tem dificuldade de falar”, crava Valquíria Sabino. O processo criativo de Valquíria é bem espontâneo, ela conta que é menos um processo e mais um sentimento de externar sensações momentâneas e que, às vezes, precisa de certo tempo para fluir, para materializar essas sensações. Com um método mais flexível na criação das obras, a artista relata que quando se sente inspirada ela produz vários desenhos em um único dia. Dentro desse processo de criação, Valquíria já encontrou um traço que considera a sua identidade, mas afirma que essa forma de se expressar é um exercício constante e que não tem fim. Nesse sentido ela conta que está sempre se abastecendo de referências que contribuirão para o seu fazer artístico e, embora seja uma apaixonada pela tatuagem e grafite, não deixa que suas pesquisas se resumem apenas a essas duas expressões artísticas. “Eu acho que toda arte tem o seu valor e pode te influenciar de forma positiva”, pontua.

Arte coletiva

A arte é um reflexo do seu criador e conta a história de um processo de pesquisa artística, dessa forma Valquíria Sabino diz que seus desenhos também têm muita relação com o meio ao qual ela está inserida, além, é claro, da sua discussão sobre o feminino e o feminismo aparecem de alguma forma nos seus desenhos. A artista conta que gosta do diálogo, se aproximar de grupos e outros artistas ajuda na própria construção de quem ela é. “Estar perto de quem produz me ajuda a produzir também”, comenta Valquíria Sabino. Ao retornar de João Pessoa, Valquíria Sabino se aproximou do coletivos da universidade como o Núcleo Universitário Artístico (NUA) que contribuiu para que ela conhecesse muitos artistas e pessoas ligada às artes, pois foi o momento que ela atuou no coletivo e lá eles promoviam diversos eventos o que fez com que a artista dialogasse com diferentes artistas.

Perspectiva da artista

Valquíria Sabino foi mergulhando nas artes gradualmente e fez do desenho uma maneira de dialogar com a sociedade, mas sem necessariamente querer transmitir alguma mensagem, pois a sua arte surge da necessidade de externar sensações que nem sempre serão racionalizadas. A artista apaixonada pelo desenho foi encontrando o seu próprio estilo na arte, além disso está constantemente aprendendo e essa sede pelo conhecimento de técnicas e estilos é o que, segundo a própria artista, define melhor o seu jeito de ser. Valquíria Sabino está constantemente se questionando sobre o seu próprio processo e nessa busca incansável foi construindo uma forma bem particular de se expressar artisticamente e que encanta muitos olhares.
Contatos

Instagram.com/1desenhopordi4

Instagram.com/v4lq.s

Facebook.com/valquiria.cunha.716

Tel.: (86) 9 99340051

E-mail: valquiriasabinocunha@hotmail.com

Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Última atualização: 15/04/2019

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

4 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Pode Gostar
Leia mais

Maria da Inglaterra

Maria Luiza dos Santos Silva, mais conhecida como “Maria da Inglaterra”, nasceu em Luzilândia em 1940. Começou a…
Leia mais

Lais Rosa

Ela é um sucesso nas redes sociais, seus textos ultrapassaram as fronteiras e conquistaram admiradores de todas as…