O II Festival de Sanfonas de Teresina conquistando a cidade

O Festival de Sanfonas surgiu em 2018 em Teresina trazendo a proposta de criar um espaço para o diálogo entre artistas e o público geral. Foi a oportunidade de aglutinar sanfoneiros profissionais e os amantes ou apreciadores do instrumento no Palácio da Música.

Foto: Luciano Klauss
Foto: Luciano Klaus

No Festival de Sanfonas os participantes têm a oportunidade de participar tanto de shows como workshops gratuitos. Nessa segunda edição, o evento trouxe artistas consagrados no cenário musical nacional e internacional tais como: Rodolfo Fortes e Toninho Ferragutti. Além de apresentar a nova geração de sanfoneiros que vem se destacando na cidade como: Inácio e Isac do acordeon.

“Esse Festival com certeza vai somar muito na minha carreira; é uma responsabilidade grande dividir palco com pessoas que fazem parte da minha formação musical, além de estar de frente a um público atencioso, que dá valor à boa música.” Inacio Botelho

Inacio Botelho conta que sempre gostou de música e certo dia ofereceram aulas de Flauta Doce como disciplina extracurricular no ensino escolar e o artista aproveitou a oportunidade para ingressar na música, passando depois para Clarinete com o mesmo professor, experiência que durou até 2011. Em casa ele aprendeu a tocar teclado e violão com a ajuda de videoaulas e posteriormente, em 2014, ele comprou uma sanfona de brinquedo para estudar o instrumento. No ano seguinte Inacio se matriculou nas aulas de sanfona e depois de um ano e seis meses ele já estava tocando nas tocatas profissionais que acontecem nas comemorações de São João de 2016.

Para Isac Prado o Festival de Sanfonas é importante pela:

“experiência, sem duvida… Grandes mestres ensinando e passando um pouco de conhecimento deles pra gente… Sem duvida muito bom e ficará marcado. Estar no meio de grandes músicos é uma experiencia incrível e só tem a somar…”

Isac conta que começou a gostar da música com seis anos de idade quando seu pai comprou uma sanfona para o seu entretimento, no dia seguinte ele já estava tocando a música Asa Branca. Depois disso tudo começou a guiá-lo para o caminho da música.

O evento iniciou dia 17 e encerra hoje com a apresentação de Nicinha do acordeon. O Festival de Sanfonas acontece no Palácio da Música ( localizado à Rua Santa Luzia, n° 1241, Centro) e é realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos, com o patrocínio das Drogarias Globo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas