Festival de música Chapadão comemora seus 25 anos

Chapadão é um festival de música que existe desde 1995, ou seja, existe há 25 anos e que tem a função de fomentar musicalmente o mercado revelando novos músicos no cenário das artes piauiense. E o Festival Chapadão cumpre a sua missão desde o surgimento, sendo uma mostra de talentos que vão desde a categoria profissional à categoria estudantil.

Durante esse tempo o festival revelou nomes de peso como Taiguara Bruno, Danilo Rudah, Machado Júnior, Zé Quaresma da banda Validuaté, Dalmir Filho da banda Janela Lateral, entre outros artistas que atualmente são profissionais e vivem da música ou trabalham na área desenvolvendo projetos de destaque no Piauí.

Foto: Diego Iglesias

O Chapadão 2019 veio com uma cara bem diferente, mais dinâmico e democrático, deixando de lado o excesso de burocracia que geralmente marca os grandes festivais. Nessa temporada a inscrição aconteceu de forma virtual, a primeira etapa aconteceu por meio da rede social Instagram que tive como objetivo facilitar o acesso e aproximar mais o festival do público.

Além disso, o festival veio com uma proposta de valorizar as músicas cantadas em português. E para comemorar a bodas de prata o festival sediará a final que acontecerá no dia 27 de maio no Teatro de Arena, local que foi o berço e palco de tantas temporadas do evento.

Foto: Diego Iglesias

Segundo Júlio Cesar, coordenador de música da Fundação Monsenhor Chaves, o Chapadão superou o número de inscrições dos anos anteriores atingindo um público bem diversificado e o sucesso ficou claro no número de inscritos da categoria profissional que recebeu 190 inscritos.

“Muita desconhecida que é talentosa e vai surpreender o público”, frisa Júlio Cesar.

Nessa temporada do Chapadão os critérios usados na seleção foram: a qualidade da letra, a interpretação, a melodia da música e a construção do vídeo. A curadoria será bem diversificada de destaque nacional, além de profissionais que trabalha na área musical, mas com uma perspectiva mais comercial como produtores musicais e radialistas.

Foto: Diego Iglesias

A ideia do Chapadão é instigar e incentivar a profissionalização dos músicos envolvidos no evento. O festival abre muitas portas não só para os vencedores, pois é uma vitrine da produção musical da contemporaneidade.

Quanto às premiações, além do prêmio em dinheiro os primeiros colocados nas categorias estudantil e profissional ganharão a produção de um vídeo. Dessa forma o Chapadão objetiva fomentar o trabalho desses vencedores com um material que poderá ser utilizado pelo artista na divulgação do seu trabalho.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas