Conheça o filme Torquato Imagem da Incompletude

O filme Torquato Imagem da Incompletude é uma reflexão sobre parte da obra fragmentada, confusa e inacabada de Torquato Neto. Com direção assinada por Danilo Carvalho e Guga Carvalho, a película é uma seleção de trabalho dos últimos anos de Torquato, neto [1969-72]: filmes em super 8 + jornais em mimeógrafo + poemas visuais + cartas + ideias que nunca saíram do papel, que geram discussões significativas de artistas e pensadores das artes visuais e cinema, num exercício coletivo de reflexão a ampliar os sentidos desta obra-pensamento fragmentada, confusa e incompleta.

A ideia surge das pesquisas desenvolvidas em 2014 por Guga Carvalho sobre obra de Torquato Neto, desde então o diretor vem desenvolvendo esse trabalho que será lançado após o período da quarentena. Por enquanto o público poderá conferir cenas que não entraram no filme e que serão postadas na página @torquatoincompletude.

“Eu sempre me interessei mais pela parte final da obra dele, também muito experimental, feito de obras que circulam em circuitos bem marginais como Super 8 e jornal em mimeógrafo. E são nesses espaços onde vão circular os poemas visuais, os textos e essa parte da obra dele é a mais negligenciada pelas pesquisas, pois vem depois do movimento tropicalista (1967-68). Ele não deixou de ser tropicalista, mas enveredou para um limbo de criação mais marginal.” Guga Carvalho

Para Guga Carvalho a experiência foi empolgante e desafiadora, envolveu uma pesquisa in loco em quatro cidades que gerou mais de trinta horas de depoimentos e que foram minuciosamente construídos para caber em um filme de uma hora e onze minutos. Embora não tenha tido muito recurso, Guga conta que o filme é fruto da aprovação em um edital da Ancine e que participar de todo o processo de criação até a produção do trabalho está sendo uma experiência indescritível.

“O que me motivou foi isto: acompanhar um processo de um artista por meio de fragmentos, de rascunhos, de pistas; a outra parte da obra está mais embalada, essa não. Nessa a pessoa tem que ir fazendo links, montando um quebra-cabeça, então para um pesquisador de arte eu acho que é isso que é importante.” Guga Carvalho

Estreia dia 07 de abril no canal Curta!

Dias e horários de exibição

07/04/2021 22:25:00
08/04/2021 02:25:00
08/04/2021 16:25:00
09/04/2021 10:25:00
10/04/2021 15:35:00
11/04/2021 22:40:00

Canalcurta.tv.br/filme/Torquato_imagem_da_incompletude

Ficha Técnica

Direção: Danilo Carvalho + Guga Carvalho
Argumento&Roteito:  Guga Carvalho
Direção Fotografia: Camila Freitas
Montagem&Cor: Márcio Bigly
Ass. Montagem: Fábio Expiga
Trilha Original&Desenho de Som&Som Direto: Danilo Carvalho
Masterizacao: Lucas Coelho
Motion: Samuel Leite
Produção: Bárbara Nepomuceno
Ass. Produção:  Ana Luísa Rangel
Produção Executiva:  Talyta Magno
Ass. Produção Executiva: Hildenberg Brito

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas