Artistas isolados desmontam apê em SP e adaptam espetáculos circenses para Lives

Foto: Daniel Lupo

A dupla de palhaçes Jujuba e Chicote, Poliana Helena e Chico Vinicius, circula virtualmente por escolas e espaços culturais  através do  Fomento ao Circo   da Secretária Municipal de Cultura de São Paulo com os espetáculos autorais “Jujuba X Chicote” e “MONASCICLOS”, que em fase de pandemia e isolamento social, adaptaram suas obras para as redes, preservando o melhor da pesquisa do circo teatro latino-americano, agora em formato audiovisual. Foram 10 lives de Jujuba x Chicote em junho, que foram apresentadas em perfis de facebook de EMEI E EMEF (Escolas de Ensino infantil e fundamental) que estão gravadas e disponíveis no facebook de Jujuba e Chicote. Já MONASCICLOS entra em temporada com 10 apresentações em Julho, também podem ser acessadas no perfil da dupla. Com direção de Cida Almeida, os espetáculos debatem temas importantes como gênero, liberdades,  pequenos poderes ,  os ciclos da natureza humana, fronteiras,  feminismos, entre outros temas contemporâneos, tratados com muito humor e livres para toda a família.

Foto: Karime Xavier

Em “Jujuba X Chicote” Jujuba é uma viajante solitária  indo a uma festa no Peru e Chicote um fiscal de fronteira, ambos se encontram no ancestral Caminho do Peabiru,  entre tantas proibições o grande duelo mortal está travado entre Jujuba La Luchadora e Chicote La Muerte, com muitas acrobacias inspiradas nas Cholitas Luchadoras da Bolívia, com diversos elementos da identidade latino-americana.

O espetáculo “MONASCICLOS” se passa em um sertão encantado, Jujuba é um Jardineiro melancólico que encontra Chicote uma semente andarilha, em uma dinâmica cômica de poda e cultivo, Chicote enfim floresce uma bela Flor de Cactos , encantos e sons da cultura popular brasileira embalam esse espetáculo repleto de humor e poesia, pantomimas e danças com monociclos.

Foto: Karime Xavier

Em isolamento social a dupla ressignificou a sala de um pequeno apartamento no centro da cidade de São Paulo, pendurou câmeras no teto, refletores e está fazendo a mágica de interagir com crianças de escolas municipais através de articulações nas páginas sociais de EMEIs e EMEfs da cidade. As lives abertas para comentários tem sido eventos escolares, onde os professores, pais e alunos interagem entre si e com o espetáculo. Oficinas de maquiagem, criação para monociclo, dramaturgia e acrobacia também serão oferecidas em páginas de equipamentos culturais da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. O projeto está sendo realizado com o apoio do Edital de Apoio a Criação Artística – Linguagem Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, conta com o apoio da Cooperativa Paulista de Teatro, do Clã Estúdio das Artes Cômicas e  parceria do Tendal da Lapa.

Foto: Daniel Lupo

Sinopse Jujuba La Luchadora  X Chicote la Muerte

Jujuba X Chicote é um espetáculo épico, situado no ancestral caminho do Peabiru, caminho que corta a América do Sul em direção ao Sol. Em algum lugar do passado em um futuro não muito distante, Jujuba é uma viajante solitária indo para uma festa no Peru e Chicote é um fiscal da fronteira recém empossado, ambos se encontram em uma fronteira inesperada bem no meio do caminho do Peabiru. Proibida de seguir sua jornada Jujuba la Luchadora é desafiada por Chicote La Muerte para  A LUTA DO SÉCULO. Entre inúmeros embates culturais, de gênero e de classes sociais, a dupla nos leva a refletir sobre os feminismos, as diversas fronteiras e os pequenos poderes, de forma cômica e lúdica para todos os públicos. Livremente inspirado nas Cholitas Luchadoras da Bolívia o espetáculo é repleto de habilidades do circo tradicional e das lutas livres de encenação, com temas da nossa contemporaneidade em busca de uma identidade latino-americana.

Ficha Técnica

Palhaça Jujuba – Poliana Helena

Palhaço Chicote – Chico Vinícius

Narrador/contrarregra – Willian Sampaio Novais

Direção – Cida Almeida

Preparador de Lutas – Demétrius Campos

Cenografia e adereços: Karine Lopes

Figurino: Juan Cousicanqui e Karine Lopes

Colaboradora de figurino: Quitéria Felix da Silva

Assistente de figurino, cenografia e adereços: Lívia Akemi

Duração 50 minutos

Classificação Livre

Sinopse do espetáculo:

A fabula MONASCICLOS, ambientada no encantado sertão brasileiro, narra os desejos de mar de uma Terra Seca e de liberdade de uma bela Flor de Cactos. Com um dialeto inventado e umedecida de uma musicalidade popular, essa terra fértil nos conta o ciclo de um Jardineiro melancólico que enfim encontra sua Semente. “Mas nesse causo, nem tudo é frô, cultivar é coisa difícil que pode causa muita dô”. Inspirado na arte do transformismo, a dupla nessa obra se desafia invertendo os papéis de gênero pré-estabelecidos, palhaça Jujuba personifica o masculino e  palhaço Chicote o feminino. Cheio de fantasia os ciclos da natureza humana,  são apresentados aqui com muito humor através de pantomimas, com monociclos habilidosos e  claro um forrozinho de arremate.

Ficha Técnica

Flor de Cacto: Chico Vinicius

Jardineiro: Poliana Helena

Direção: Cida Almeida

Coreógrafo: Alisson Lima

Contrarregra/ Operação de som: Willian Sampaio Novais

Trilha sonora original: Camila Borges

Cenografia: Karine Lopes

Adereços: Karine Lopes, Lívia Akemi e Marina Lima

Figurino: Abmael Henrique e Karine Lopes

Assistente de figurino e cenografia: Lívia Akemi

Cordel: Poliana Helena e Camila Borges

Maquiagem: Fagner Saraiva, Chico Vinícius e Poliana Helena

Preparação de Monociclo: Elaine Frere

Preparação de Vogue: Miguél Oliver

Designer Gráfico: Carlos Cabral e Gislaine Costa

Comunicação e assessoria de imprensa: Vila Arte Produções

Produção externa: Nathalia Mafort

Duração 45 minutos

Classificação Livre

Gratuito

Classificação Livre

Dupla Jujuba e Chicote:  Poliana Helena e Chico Vinicius

Facebook: Jujuba e Chicote

Instagram: Jujuba x Chicote

Assessoria de imprensa: Vila Arte Produções

Próximas Lives:

 ➡️11/07 às✅12h CASA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Onde: https://www.facebook.com/CasaCulturadaBrasilandia/

 ➡️13/07 ✅às 14h EMEF Theodomiro Dias

Onde: https://www.facebook.com/emeftheo/?ref=br_rs

➡️16/07

✅às 14h EMEF Prof. Ricardo Vitiello

Onde: https://www.facebook.com/EMEFProfRicardoVitiello

➡️17/07

✅ás 14h EMEF RIVADAVIA MARQUES JUNIOR, PROFE

Onde: https://www.facebook.com/emefrivadavia2

* Este projeto foi realizado com o apoio à criação artística-linguagem Circo – Secretaria Municipal de Cultura.*

Apoio: CLÃ- Estúdio das Artes Cômicas, Cooperativa Paulista de Teatro.

Parceria: Cantina Luna di Capri, Tendal da Lapa.

Realização: Jujuba & Chicote, Fomento ao Circo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas