Progressive Web App no Geleia Total

A Geleia Total tem uma novidade que vai melhorar um pouco mais a sua experiência ao acessar o nosso site. Tornamos o nosso site um PWA (Progressive Web App). Então, você poderá salvar o site da Geleia Total como se fosse um aplicativo no seu celular ou desktop.

O que é um PWA?

A web é uma plataforma incrível. Sua mistura onipresente entre dispositivos e sistemas operacionais, seu modelo de segurança centrado no usuário e o fato de que sua especificação nem sua implementação são controladas por uma única empresa fazem da Web uma plataforma exclusiva para o desenvolvimento de software. Combinado com a vinculação inerente, é possível buscar e compartilhar o que você encontrou com qualquer pessoa, em qualquer lugar.

A ideia por trás do PWA é trazer as funcionalidades existentes em aplicativos nativos (é o nome que se dá para o aplicativos móveis ou para tablet que usamos em nossos dispositivos móveis), como poder acessar os recursos do aplicativo sem precisar de internet, tendo uma navegação fluída, o conteúdo se adapta a qualquer resolução ou tela.

Como transformamos o nosso site em PWA?

Como a nossa plataforma é construída com o WordPress, a comunidade desenvolveu um plugin que facilmente o converte em PWA; com isso, instalamos o plugin abaixo:

Atualmente, existe uma parceria do Google com o WordPress para desenvolver um plugin oficial do Google, você pode instalá-la também em seu site WordPress, mas ainda não oferece todos os recursos disponíveis ou habilitados como no plugin anterior. Importante ressaltar que a iniciativa do PWA foi originada dentro do Google, então é interessante acompanhar a evolução desse plugin.

PWA

Se o seu site não for em WordPress, fica tranquilo, você também pode adaptar o seu site, entretanto, você terá um pouquinho mais de trabalho. Segue uma lista de artigos sobre PWA e como transformar seu site:

Outra vantagem do PWA é que você pode envelopa-lo e torná-lo um aplicativo nativo para ser publicado na Play Store ou na Apple Store. Há um projeto desenvolvido pela Microsoft que pode te ajudar nesse processo. Segue o link.

Segue abaixo como o PWA se comporta diferente em cada plataforma. Todas as imagens abaixo foram testadas no navegador Google Chrome.

Android

como é apresentado a opção para salvar o pwa no seu celular

Windows

Mac

Ubuntu

O time da Geleia Total está sempre atento para as novas tecnologias para trazer a melhor experiência de navegação e contéudo para você. 😊

Se você tiver mais curiosidade ou quiser mais informações sobre o nosso site, fique a vontade para perguntar nos comentários.

Se você deseja contribuir de alguma forma com a Geleia Total, nos envie um e-mail contando sobre sua história, o motivo pelo qual quer ser voluntário e como você pode nos ajudar. Ficaremos bastante felizes em ler sobre sua história 🥰 !

Revisor: Paulo Narley

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas