Conheçam o novo projeto da Revista Acrobata, o Atlas Lírico da América Hispânica

A revista Acrobata apresenta o seu mais novo projeto, ATLAS LÍRICO DA AMÉRICA HISPÂNICA. Essencialmente inovador no que diz respeito à difusão da tradição lírica hispano-americana é um grande motivo de orgulho para a Acrobata, compartilhar com seus leitores um universo poético em sua maioria desconhecido, por uma absurda lacuna entre as culturas de línguas portuguesa e espanhola.

Segundo informa um de seus editores, Demetrios Galvão: “Ao longo do ano de 2020 nós da revista Acrobata e o poeta, pesquisador e tradutor, Floriano Martins, desenvolvemos uma parceria que tem levado aos nossos leitores e leitoras um conteúdo literário com diversas traduções, textos críticos e entrevistas, com autores e autoras de várias partes do mundo, porém, com uma pegada forte no continente americano, principalmente de expressão hispânica. Recentemente percebemos a necessidade de dar corpo a um projeto mais específico e concentrado, no intuito de organizar e dar a ver/ler uma parcela da produção poética hispano-americana. Depois de algumas conversas chegamos à ideia de criar um Atlas Lírico da América Hispânica, audacioso projeto que abrange 19 países, tudo com curadoria, tradução e apresentação do Floriano Martins.”

Por sua vez, o curador comenta sobre a motivação do projeto: “O Brasil conhece pouco ou menos acerca da literatura, em qualquer latitude, que não participe de um cânone viciado. E como lemos cada vez menos, a catástrofe um dia chegará à soleira de uma sociedade ágrafa. Claro que se pensamos em termos de América Hispânica, o dilema assume uma conotação atípica porque somos um país cercado por 19 outros que falam o mesmo idioma, distinto do nosso. Portanto, seria mais do que natural que tivéssemos boa intimidade com a cultura hispano-americana, e, também, com o próprio idioma. A raiz disto é o nosso alheamento histórico, um país sem paideuma, sem aquele mínimo registro crítico de nossa produção, incluindo a sua disponibilidade editorial.”

A apresentação inicial do Atlas Lírico da América Hispânica reúne poemas de 57 poetas, de distintas gerações, dos 19 países hispano-americanos, e conta ainda com o apoio cultural da Agulha Revista de Cultura. A cada mês novos poetes serão integrades ao projeto, que se pretende o mais amplo difusor, em língua portuguesa, da poesia na América Hispânica. Esperamos contar com a visita e comentários de todes, assim como o gesto solidário de ampliar a divulgação do mesmo. Nossos mais sinceros agradecimentos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas