As representações do universo onírico das abstrações de Naza

Maria Nazareth Maia Rufino McFarren, mais conhecida como Naza é natural de Santa Cruz do Piauí, mas radicada nos Estados Unidos desde 1985. A artista autodidata conheceu a pintura ainda na infância e foi construindo seu caminho. Durante esse trajeto ela morou em Fortaleza onde estudou durante o ensino médio, depois foi para Teresina começando a graduação, posteriormente morou em Brasília, depois foi para Recife ficando raízes por cinco anos. Ao longo do tempo Naza produziu inúmeros retratos e trabalhos que estão espalhados pelo mundo, fez exposições no Museu das Artes em São Paulo (1983); Latino Museum em Pomona na California (2006); Museum of Latin American Art – OAS, Washington DC (1994); Fayetteville Museum of Art, Fayetteville, NC, (1991); Museum of Contemporary Art, Washington DC, (1997); Fayetteville Museum of Art, Fayetteville, NC, entre outros. Ganhou mais de quinze prêmios em alguns estados brasileiros e fora do país como os prêmios Mulher do Ano (Boca Raton), Croix De’Argeant ( Lê Mérite Dévouement Français) em París, Comenda Renascença ( Governo do Piauí ) e a chave da cidade de Boca Raton. E tem exposições solos e coletivas em muitas cidades brasileiras e fora do Brasil como Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Ohio, Miami, Washington DC, entre outras. Ela já pintou para nomes de destaque como a foto do ex-Presidente Barac Obama, Ivanka Trump a ex-primeira dama dos Estados Unidos, o retrato do astronalta John Glenn, da saudosa e eterna princesa Diana , o nosso eterno Airton Sena, o Rei Roberto Carlos entre outros. Com um currículo vasto e Naza segue encantando o público com as suas obras que mesclam a realidade com o universo onírico da abstração, sempre estudando e experimentando dentro da sua arte.

 

“A arte é quase um sacerdócio. Ela não é um prazer, ela não é diversão, quando estou pintando é um compromisso seríssimo, dolorido, desgastante. Desde que virou profissão eu faço com muita seriedade uma tela, com compromisso.”

Nome Completo: Maria Nazareth Maia Rufino McFarren

Descrição: Artista Visual

Data de Nascimento: 19/04/1955

Local de Nascimento: Santa Cruz do Piauí

Escrito por: Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley

 

Descobrindo o mundo dos desenhos

A infância de Naza foi regada com muita arte, ela relembra que a sua tia, Socorro, e a sua irmã mais velha pintavam. A sua irmã, Maria das Dores, estudava no Colégio das Irmãs de Teresina e quando retornava à Santa Cruz do Piauí levava materiais que eram usados para decorar a casa. Esses ornamentos eram telas, anjos e enfeites para presépios, e todos aqueles materiais fazia a Naza criar uma admiração pela irmã. Dessa forma, Naza começou a colher as dicas, ensinamentos e informações da irmã. “Eu fui aprendendo muita coisa com ela. Uma vez estávamos em cima do morro, em Santa Cruz, onde a gente subia para ver o pôr do sol e vimos um avião, então ela disse que achava que a cidade ficava na rota dos aviões que iam para algum lugar do sul. Aí eu disse: manina, como é que no avião cabe gente se é desse tamaninho assim? Ela explicou: quando uma coisa está longe ela parece pequenininha, isso se chama perspectiva. Se aquele avião estivesse bem pertinho de você ele seria imenso”, relembra. Segundo a artista, foi a irmã que a influenciou nesses primeiros passos e acabou se tornando uma das suas referências que enveredou pelo caminho da Educação.

 

Construindo um caminho

Naza cresceu desenhando nos cadernos escolares e conta com carinho que algumas das suas amigas do tempo da escola guardam até hoje alguns dos retratos feitos nesse período. Posteriormente, a artista foi cursar o segundo grau em Fortaleza, que agregava administração e economia. Então, aos dezessete anos, Naza resolveu começar a pintar. E todo o talento e sensibilidade eclodiu, por isso, ela começou a usar o que sabia aplicado nas artes. Nesse período, Naza trabalhava como recepcionista na Embratel e, depois, passou no concurso para a Caixa Econômica Federal de Brasília. Naza relembra que nesse período a sua intenção era ficar em um local que pudesse ser central e pudesse acompanhar a carreira do seu companheiro que era jogador de futebol e viajava com frequência. Em Brasília, ela começou a pintar retratos e as experimentações deram certo. A partir dessa experiência, ela brinca dizendo que voltou para Teresina afirmando ser artista apesar de ter começado naquele momento. Foi lá que Naza ingressou em Artes, mas a sua sede pela pesquisa fez com que ela se afastasse do mundo acadêmico e criasse o seu próprio caminho.

 

A arte como uma memória orgânica

Naza começou a produzir muito e participou de muitas exposições e eventos de arte, foi o momento para expor todos os trabalhos buscando a mídia. Desde os primeiros momentos, ela começou a vender seus trabalhos e se colocou no cenário artístico com coragem e confiança. Com apenas três meses desenvolvendo trabalhos com pintura, ela conta que enviou um de seus quadros para a seleção de um salão e o trabalho, além de ser selecionado, acabou ganhando menção honrosa. Naza acredita no talento e na paixão pelas artes como algo que precede a própria existência, é como uma memória familiar que é passada para as próximas gerações. Posteriormente, Naza deixa o emprego na Caixa Econômica para acompanhar o companheiro e segue para Mato Grosso do Sul, depois vai morar em Fortaleza, onde se desassocia do companheiro. Depois, a artista resolve passar uma temporada em Recife-PE e fica por lá mesmo, passando no concurso para o Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) e foi o lugar em que passou a maior parte do tempo, também onde construiu uma carreira mais sólida. Após essa experiência, Naza passa no concurso do Banco do Brasil e volta para o Piauí, para morar em Picos e lá ela conhece um oficial do exército americano que se torna o marido da artista. Ela conta que, depois do casamento, eles foram morar no Panamá (onde aprendeu a falar espanhol e inglês) e só depois foi para Washington DC, nos Estados Unidos.

 

A trajetória da artista

Em 1988 Naza começa a morar em Arlington, VA. Nesse período ela produz o quadro “Losing The Fear of Red” (Perdendo o Medo do Vermelho) e conta que ele representou uma grande mudança na sua produção artística. Depois, em 1990, vai morar em Barbados, mas passa poucos meses, só depois que se muda para Fayetteville, NC, onde trabalhou como artista visual e também como professora de português para o Exército americano (ARMY), além de ter lecionado arte para Fayetteville Technical Community College. Segundo a artista visual, posteriormente uma amiga a convida para a Florida e graças ao esse apoio ela começou a ir para o estado e em 1993 muda-se de vez.

“Eu aproveitei para ir para o Brasil fazer retrato e juntar dinheiro, nessa época foi quando começou o Real e com aquilo todo mundo podia comprar retrato e com esse dinheiro eu comecei a minha vida aqui na Florida”, relembra.

Posteriormente Naza inaugura o atelier Naza Art Studio na Palmetto Park Road. A partir disso ela envolve-se intensamente com a comunidade local, inclusive se tornando membro ativo de várias organizações locais, entre elas, Boca Raton Chamber of Commerce, Women in Visual Arts, Boca Raton Professional Artists Guild, American Pen Women, Soroptimist International, entre outras.

 

A arte de se reinventar

“Eu estava pintando muito decorativo, não que eu tivesse a intenção de fazer só o que era bonito, mas ele (Paulo Craveiro) achava que eu devia me preocupar mais com a intensidade, a emoção e a intelectualidade do que com a beleza estética em si. Então a partir daquele momento eu deixei de lado o conceito que eu tinha sobre como pintar. A única parte que mantive foi a de usar transparências, a parte clara das minhas telas é o branco aparecendo” pontua Naza enquanto relembra um momento de mudança no seu fazer artístico. Segundo Naza, foi só depois de muito tempo (quando teve seu trabalho aceito em uma galeria de Washington DC) que ela foi entender o comentário do crítico de arte Paulo Craveiro, segundo o crítico a artista precisava se desligar do belo. Depois disso Naza migrou de vez para o abstracionismo utilizando técnicas mistas e fez uma pesquisa profunda sobre materiais, técnicas e conversou com muitos profissionais para chegar nas técnicas para ter um efeito que pudesse aumentar a longevidade e a aparência projetada nas suas criações.

 

A arte como um sacerdócio⠀⠀⠀

Segundo a Naza, os retratos funcionam como o seu emprego, pois foi por meio deles que ela conseguiu se sustentar e sustentar a sua família. “Eu acho que o retrato é bem comercial porque é feito para agradar o cliente, em vez de sentir a emoção. E eu não os culpo por isso, retrato é retrato, eu me sustentei com os retratos.”

Ela conta que é preciso um esforço do artista para construir o seu mercado, pois nem o tempo e a fama vai trazer um cliente facilmente até o artista. Depois de conseguir se estabilizar e ganhar respeito no cenário ela conta que se torna quase uma missão continuar pintando. Atualmente Naza começou a trabalhar a arte digital, demonstrando a sua capacidade de adaptação às novas ferramentas e tecnologia, além de utilizar as possibilidades da criação.

“A arte é quase um sacerdócio. Ela não é um prazer, ela não é diversão, quando estou pintando é um compromisso seríssimo, dolorido, desgastante. Desde que virou profissão eu faço com muita seriedade uma tela, com compromisso.”

Contatos

www.naza.com

Facebook.com/NazaMcfarren

Instagram.com/naza.artist

Fotos

Vídeo

Exposições, Premiações e outros

MUSEUM EXHIBITIONS

São Paulo Museum of Art, São Paulo, Brazil, 1983

Latino Museum, Pomona, California, 2006

Museum of Latin American Art – OAS, Washington DC, 1994

Fayetteville Museum of Art, Fayetteville, NC, 1991

Museum of Contemporary Art, Washington DC, 1997

Fayetteville Museum of Art, Fayetteville, NC

Museum of the State of Piauí, Teresina, PI, Brazil, 1990

Cornell Museum of Art and History, Delray Beach, FL, 1995

Cornell Museum of Art and History, Delray Beach, FL, 1999

Cornell Museum of Art and History, Delray Beach, FL, 2000

Florida Museum of Hispanic and Latin American Art, Miami, FL, 1995

AWARDS AND HONORS

Croix d’Argent, from Le Mérite Dévouement Français, European Academy of Arts and Letters, Paris, France, 1997

Brazilian Press Award, Fort Lauderdale, FL, 1998 and 2006

Key to the city of Boca Raton, FL, from Hon. Mayor Carol Hanson, October, 1999

Proclamation by the Brazilian Senate, May 30 2006, Brasilia, Brazil

Comenda Renacança, from the Government of The State of Piauí, Teresina, Brazil, 1999

Emerging Artists Grant, Fayetteville, NC, 1991

Merit Award, North Carolina Artists Competition, Fayetteville Museum of Art, 1991

Best of Show, MSA Art Show, Fort Clayton, Republic of Panama, 1987

First Place Mixed Media, Mallet Rogers Gallery, Fayetteville, NC, 1991

Acquisition Prize, III National Competition of FENAB, Belo Horizonte, Brazil, 1983

Honorable Mention, Fayetteville Arts Council, NC, 1992

Soroptimist International Woman of Distinction ’96, Boca Raton, FL 1996

Golden Palette, Awarded by a special jury of the Jacques Wayne School of Art to four leading artists in Recife, Brazil, 1982

Second place Watercolor, MSA Art Competition, Fort Clayton, Republic of Panama, 1987

Third place acrylic, Arts Center Spring Exhibition, Howard AFB, Republic of Panama, 1987

Communication Prize, given by Picos Journal, Picos, Brazil, 1984

Honorable Mention, X AAFBB National Competition, Rio de Janeiro, Brazil, 1984

Honorable Mention, II National Reception for the Arts, FENAB, Brasilia, Brazil, 1981

SELECTED SOLO EXHIBITIONS

Silvana Tamer Gallery, Sao Luis, Brazil, 2018

Arte Maior Galeria, Recife, Brazil, 2008

Eleven Eleven Gallery, Boca Raton, FL 2007

UNIFOR- University of Fortaleza, Fortaleza, Brazil, 2005

Avant Gallery, Aventura (Miami) FL 2001

JLP Gallery, Paris, France 1997

Fayetteville Arts Council, Fayetteville, NC, 1992

Parish Gallery, Georgetown, Washington DC, 1992

Vila Riso Gallery, Rio de Janeiro, Brazil, 1996

Governors Club, West Palm Beach, FL, 1996 and 1995

Gallery of the House of Representatives, Brasilia, Brazil, 1996

Ardel Gallery, Washington DC, 1989

Magna Gallery, Republic of Panama, 1987

Arte Maior Gallery, Recife, Brazil, 1980

Gallery Two, Wooster, Ohio, 1988

Banco Nacional Gallery, Republic of Panama, 1986

Patrimony Gallery, Recife, Brazil,  1983 and 1990

Espaço Galery, Miami, FL 2005

SELLECTED INVITATIONAL EXHIBITIONS AND COMPETITIONS

Montmartre Art Gallery, Teresina Brazil

Art and Design Gallery, Miami, FL. 2017

Galeria Jose de Alencar, Fortaleza, Brasil, 2017

Galleria do Tribunal do Trabalho, Teresina Brazil

Gallery Six, Fort Lauderdale, 2002

Art Serve, Fort Lauderdale, 2003

Espaco Cultural da Camara dos Deputados, Brasilia, Brasil, 2011

Parish Gallery, Georgetown, Washington, D.C, 2005

Gallery Six, Broward Co, Ft Lauderdale, FL, 2003 and 2005

Victory Sports Gallery, Montreal, Quebec, Canada, 1999

Art Gallery 93, Nyack, NY, 1997

Art and Design Gallery, Miami, FL, 2017

Galeria Jose de Alencar, Fortaleza, CE, 2018

Overseas Gallery, Coral Gables, FL, 1997

Clark and Co Gallery, Washington DC, 1993

H.B. Star Gallery, Palm Beach, FL, 1993

Ganexa Gallery, Chinese-Panamenian Cultural Center, Republic of Panama, 1987

Ritz gallery, Washington DC, 1990

Patrimony Gallery, Invitational, Recife, Brazil, 1981

Patrimony Gallery, (Boa Viagem Afiliate), Recife, Brazil, 1982

Arte Maior Gallery, Recife, Brazil, 1978

Angelus Gallery, Recife, Brazil, 1978

III Salão da Independência, Clube Naval, Brasilia, Brazil, 1987

VASP Gallery, Salão Pernambucano de Artes, Brasilia, Brazil, 1977

SELECTED COMPETITIONS

National Pirelli Prize of Young Art, São Paulo Museum of Art, S. Paulo, Brazil, 1983

Inspirations 99, Cornell Museum of Art and History, Delray Beach, FL 1999

19th Annual Competition for North Carolina Artists, Fayetteville Museum of Art, Fayetteville, NC, 1991

Salon de Peinture et d’Estampe de Montreal, Galerie Art Jeuness, Montreal, Canada, 1990

Emerging Artists, Fayetteville Arts Council, Fayetteville, NC, 1991

Inspirations 95, Cornell Museum of Art and History, Delray Beach, FL, 1995

Mallet Rogers Gallery, Art Guild Competition, Fayettville, NC, 1991

Kaleidoscope Competition for the State of North Caroline, The Burk Arts Council, Morganton, NC, 1991

Fayetteville Arts Council Competition, Fayetteville, NC, 1992

Weyne Center for the Arts, Summer Show ’88, Wooster, OH, 1988

Arts Center Spring Exhibition, Howard AFB, Republic of Panama, 1988

MSA Competition, Fort Clayton, Republic of Panama, 1987

Fourth National Competition of FENAB, São Paulo, Brazil, 1984

Third National Competition of FENAB, São Paulo, Brazil, 1983

Second National Competition of FENAB, São Paulo, Brazil, 1982

X AAFBB Reception for the Arts Competition, Rio de Janeiro, Brazil, 1984

Salao da Incofidencia, Clube Naval, Brasilia, Brazil, 1976

MAGAZINES

Veja Magazine, Brazil, 1996

Palm Beach Society Magazine

Cidade Verde Magazine

Yay! Magazine

Museum and Arts Magazine, Washington DC, March/April 1990

Brazil USA Magazine, Boca Raton, FL, July 2015

Acontece Magazine, Miami, FL, 2014

Brazilian People Magazine, Fort Lauderdale, FL 2006

Cover of Ponto de Encontro Magazine, Elizabeth, NJ, April 1997

Cover of Today’s Boca Woman Magazine, Boca Raton, FL, May 1994

World Magazine, Boston, MA, 2002

Cover of Brazilian People Magazine, Boca Raton, FL, May 1995

Olho Vivo Magazine- Tokio, Japan, Jan 2005

Linha Aberta Magazine, Deerfield Beach, FL, Jan 2005

Delles e Dellas Magazine, Miami, FL 2003

Momento Magazine, Miami, FL, February 1994

XS Magazine, Fort Lauderdale, FL, July 1995

Brazil Magazine, Miami, FL, January 1997

Real Magazine, Boca Raton, Deerfield Beach, Pompano Beach and Fort Lauderdale, FL, April/May 1995

Brazilian People Magazine, Miami, FL, August 1996

Leia Hoje Magazine, Brazil, September 1993

Enfoque Amazonico Magazine, Brazil, August 1995

Lea Magazine, Palm Beach Co., FL, January 1995

Osmus Magazine, Miami, January 1997

NEWSPAPERS

Boca News, Boca Raton, FL July, 11, 1999

The Miami Herald (El Nuevo Heraldo), September 6 2015

Sun Sentinel, Fort Lauderdale, FL , Nov. 30, 1997

Boca News, Boca Raton, FL October, 5  1997

Folha de São Paulo, São Paulo, Brazil, January 15, 1990

Sun-Sentinel, Fort Lauderdale, FL, February 5, 1996

Sun-Sentinel, Fort Lauderdale, FL, September 24, 1995

Ithaca Journal, Ithaca, NY, February 8, 1996

The News, Boca Raton, FL, July 1994

The News, Boca Raton, FL, November 1994

The News, Boca Raton, FL, February 1995

The News, Boca Raton, FL, April 1995

The News, Boca Raton, FL, March 1995

La Prensa, Republic of Panama, November 1986

Fayetteville Observer Times, Fayetteville, NC, June 1991

Achei USA, Pompano Beach, FL, July 2 2015, May 15 2014, and June 18 2016

Florida Review, Miami, FL, May 1993

Florida Review, Miami, FL, May 1995

Brazilian Press, Kearny, NJ, February 2003

Tribuna, Fort Lauderdale, FL  2003

The Daily Record, Wooster, Ohio, August 1988

Pentagram, Washington DC, September 1989

The Army Times, Springfield, VA, October 1989

The Army Times, Springfield, VA, June 1990

Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, Brazil, July 1995

South Florida Funtimes, August 24 2015

El Latino, Washington DC, October 1989

Air Force Times, Springfield, VA, October 1989

Navy Times, Springfield, VA, October 1989

Jornal do Comércio, Recife, Brazil, August 1990

Diário de Pernambuco, Recife, Brazil, July 1990

Diário do Nordeste, Fortaleza, Brazil, September 1982 and March of 2005

La Nacion, Washington DC, September 1992

La Nacion, Washington DC, October 1992

SCN News, Fort Clayton, Republic of Panama, November 1986

Brazilian Times, Fort Lauderdale, FL, May 1993

Brazilian Times, Massachussets, 2015

Brazilian Times, Fort Lauderdale, FL, April 1995

Meio Norte, Teresina, PI, Brazil, January 1997

Brazilian Post, Miami, FL, April 1995

About, Miami, FL, December 1996

O Estado do Maranhão, São Luís, Brazil, August 1993

O Estado do Maranhão, São Luís, Brazil, August 1995 and October 2nd 2016

Jornal de Hoje, São Luís, Brazil, September 1993

Jornal de Hoje, São Luís, Brazil, August 1995

O Dia, Teresina, Brazil, August 4, 7, 9, 10, 12 and 13, 1990, June 1998, May 1999

O Dia, Teresina, Brazil, June 1995

Jornal O Estado, Teresina, Brazil, June 1995

Jornal O Estado, Teresina, Brazil, August 5 and 6, 1990

Jornal da Manhã, Teresina, Brazil, August 1990

Dalton Gazette, Dalton, Ohio, November 1988

Jornal das Artes, Recife, Brazil, September 1977

Di·rio do Povo, Teresina, Brazil, August 1990, June 1995, May 1998, and May 1999

Jornal do BANDEPE, Recife, Brazil, 1977

Jornal O Dia, Macapá,  Brazil, July 1995

Jornal de Picos, Brazil, May 1983

Over 100 individual citations in periodical publications in Brazil, Panam and the United States

TELEVISION NETWORKS

NBC News, Ch. 6, Fort Lauderdale, FL , June 2006

CBS World TV, Miami, FL, June 1999

SBT/CBS Brazil, National broadcast with Leila Cordeiro, June 1999

G1 (Globo TV Network), Macapa, AP, November 2015

Globo TV Network (TV Clube) Teresina, PI, 2014

Manchete TV Network, The Amaury Junior Show, National, São Paulo, Brazil, October 1997

NBC TV Network, Fort Lauderdale, FL, 2007

CBS News, Eyewitness News, Florida, USA, February 4, October 20, 1996

Fox 29, Florida, USA, February 4 1996

SBT Television Network, National Broadcast with Leila Cordeiro, São Paolo, Brazil, March 1997

Channel 10 TV Network, “Heart of the Matter”, Fairfax, VA and Washington DC Metropolitan Area, October 1993

Globo Television Network, TV Gazeta, São Paulo, Brazil, November 1983

Brazil Network, TV Educativa, National News, Rio de Janeiro, Brazil, March 1996

TV Verdes Mares, Fortaleza, Brazil March 2005

TV O Povo, Fortaleza, Brazil, March 2005

Globo Television Network, TV Mirante, São Luis, Brazil, August 1995

TV Meio Norte, Teresina, Brazil, August 1997, November 1998 and May 1999

Channel 17 – Aqui Brazil, Miami, FL, December 1995

Manchete Television Network, “Flor de Lis”, S. Luis, Brazil, August 1993

Manchete Television Network, “Flor de Lis”, S. Luis, Brazil, August 1995

Brazil TV Network, Teresina, Brazil, July 1990

Brazil Television Network, Teresina, Brazil, August 1990

TV Radio Clube, Globo  Television Network, Teresina, Brazil, June 1990

TV Radio Clube, Globo  Television Network, Teresina, Brazil, August 1990

Bandeirantes Television Network, Teresina, Brazil, June 1990

Bandeirantes Television Network, Teresina, Brazil, August 1990

Manchete Television Network, Teresina, Brazil, August 1990

TV Timom, Teresina, Brazil, June 1995

Channel 4, “Panama em Vivo”, Republic of Panama, December 1986

Channel 2, “Programa Estilo”, Republic of Panama, September 1987

Channel 13, “Saturday with Martini Blanco”, Republic of Panama, September 1987

Globo TV Network, TV Radio Clube, Teresina, Brazil, November 1983

Globo TV Network, TV Radio Clube, Teresina, Brazil, December 1983

TV Marco, Zero – Macapá, Brazil, February 1996

TV Amapá, Macapá, Brazil, January 1997

COMMISSIONS AND COLLECTIONS

President Bill Clinton, Washington, DC

Ivana Trump, Palm Beach, FL

Miami Intrnational Hispanic Theater Festival

President Barack Obama

Ayrton Senna Institute, São Paulo, Brazil

President Fernando Henrique Cardoso, Brasilia, Brazil

Brigitte Bardot Foundation, Paris, France

Roberto Carlos, São Paulo, Brazil

President Dilma Rousseff

Florida Marlins

Emerson Fittipaldi

Martin Luther King Library, Washington, DC

Countess De Hoernle, Boca Raton, FL

The West Point Museum, Portrait of Dr. Frederico Garcia, West Point, NY

Fayetteville Museum of Art, NC

Museum of the State of Piaui, Brazil

General Manuel Noriega Family, Republic of Panama

Mural, Commissioned by Nations Bank and Fayetteville Arts Council, NC

Ambassador Diego Asencio, Palm Beach, FL

Banco do Brasil, Brasília, Brazil

TAM Airlines

David Neeleman, President of JetBlue Airlines and Azul Airlines

WORK PUBLISHED IN THE FOLLOWING BOOKS

“Abstracted Realism by Naza” , Author: Suzane Jales, biography book

“500 Anos de Arte No Brasil” (500 Years of Art In Brazil), published by Edson Queiroz Foundation

“Luso-American Literature” – COVER – published by Rutgers University Press

“American Heroes” – COVER  – Marshall Cavendish/Benchmark Books

“Best Of Worldwide Oil Artists” – Volume I, COVER – Kennedy Publishing

“Who’s Who in America”, Marquis, R.R. Bowker Reference Publishing Company

“Who’s Who in the World”, Marquis, R.R. Bowker Reference Publishing Company

“Retratos do Brasil”, journalist Carlos Borges

“Who is Who in American Art”,Marquis, R.R.Bowker, Reference Publishing Company,

“International Art Diary”, Editor: Giancarlo Politi

“Diana in The Arts” – by Mem Mehmet – Chaucer Press – London – UK

TEACHING EXPERIENCE

Drawing, University of Fortaleza, UNIFOR, Brazil, 2005

Drawing, Fayetteville Technical Community College at the Fayetteville Museum of Art, Fayetteville, NC

Drawing, Art and Crafts Center, Fort Bragg, NC

Painting (oil portraits), Arts and Crafts Center, Fort Bragg, NC

SEMINARS AND CONFERENCES ATTENDED

“Legal Aspects of Art in Public Places”, by Washington Area Lawyers for the Arts – American University, Washington DC, 1989

The National Portrait Seminar – John Howard Sanden – Stouffer Waverly Hotel, Atlanta, GA, March 1991

Latin American Visual Arts Conference – Wake Forest University, Winston Salem, NC, 1993

LECTURER AT

Cornell University – “From the Brazilian Sertão to the Florida Gold Coast” – Ithaca, NY, February 1996

Fayetteville State University – “Artist in Industry” – Fayetteville, NC, 1993

The Fayetteville Museum of Arts – Fayetteville Arts Guild – Fayetteville, NC, 1992

Woman in Visual Arts, Boca Raton, FL, 1995

Cearense Academy of Arts, Fortaleza, Brazil

Naza Art Studio, Boca Raton, FL, 1995, 1997

International Club, Boca Raton, FL, 2002

UNIFOR, Universidade de Fortaleza, 2005

Universidade Federal do Amapa, 2012

Adventures in the Arts, Boca Raton, FL, 2003

Artserve – Fort Lauderdale, FL 2006

FAU – Florida Atlantic University, 2003

Outras fontes

http://globotv.globo.com/rede-clube/bom-dia-piaui/v/artista-plastica-naza-macfarren-esta-de-volta-ao-piaui-e-apresenta-suas-obras-primas/2452162/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Naza_(pintora)

https://portfoliovip.com.br/a-biografia-completa-da-renomada-artista-plastica-piauiense-naza-mcfarren/

https://globoplay.globo.com/v/2452162/

Última atualização: 05/10/2020

 

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
169
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas