Ouça as vozes das mulheres em 11 playlists especiais

Convidamos várias músicas piauienses para elaborar playlists com canções compostas e interpretadas por mulheres. Elas fizeram suas playlists e cada uma está uma mais linda que a outra, disponíveis no Spotify e Deezer. Uma ótima oportunidade para você conhecer melhor as artistas da música do Piauí, do Brasil e do Mundo. Olha só:

Playlist Sagrado Feminino por Aivlis Amorim

No Spotify: http://spoti.fi/3qstgjk

No Deezer: https://deezer.page.link/E4tWA7rSWariYF9t9

“As músicas para criação da playlist foram escolhidas baseadas nas músicas que ouço no meu dia a dia. Fazendo a lista dessas músicas, percebi que são músicas que me inspiram muito. Tomo como referência para compor, cantar e interpretar. Nessa playlist contém alguns estilos que acredito que representam bem meus humores também. Então, espero que gostem da playlist cujo o nome já diz bem, são mulheres que para mim devem ser cultuadas pelas suas artes.”

Aivlis Amorim é uma cantora e compositora teresinense com 9 anos de carreira e com início da sua trajetória em palcos de bares e festas particulares. Com aptidão pela música desde criança, teve seu primeiro instrumento aos 11 anos. Autodidata, aprendeu a tocar violão sozinha e ter noção vocal aos 14 anos. Aos 16 anos juntou-se a alguns amigos para trocar composições e fazer barzinho e violão pela cidade. Aivlis é uma das fundadoras da Banda Acácias, no qual é vocalista. A banda trouxe liberdade criativa para que pudesse mostrar também seu lado compositora. Juntamente com João Brandim, seu parceiro na criação das composições e guitarrista da banda, algumas das músicas tem a assinatura dos dois.

Playlist do Bem por Benício Bem

No Spotify: http://spoti.fi/3bq28gj

No Deezer: https://deezer.page.link/veLWE5U5BgZyw2cK7

“Fiz essa playlist para encorajar as mulheres, as almas femininas contra os golpes do machismo. Opctha!!!”

Benício Bem é nascida na zona rural do município de Piripiri, no povoado Poção, artista por excelência, fez da música a sua ferramenta mais forte contra as injustiças da sociedade, tudo com muita leveza. Seja cantando ou compondo as suas músicas ou paródias o resultado é o carinho do público. Benício permanece firme, sempre se desviando dos “coiós” do mundo. A beleza da música de Benício está para além do conjunto entre letra e melodia, vem da sua alma artística. A música de Benício encanta todo o Piauí, já cantou nas bandas “Os Mini-Frutos”, “Real Show”, “RC6”, “Caranguejo”, dentre outras. Sua canção “Esmalte Velho” já foi gravada por grandes nomes da música brasileira, como Patrícia Mellodi, Solange Almeida e Valéria Barcellos.

Playlist Brasilis por Bixxatriz

No Spotify: http://spoti.fi/2O5m8MJ

No Deezer: https://deezer.page.link/oNzKv2PxZHvmn3nK8

“Esta playlist é uma reunião de cantoras e compositoras do qual admiro e escuto quase diariamente. Resolvi escolher músicas que trazem a raiz brasileira, com sambas, bossas, músicas dançantes, e mais populares do nosso país, dentro do segmento MPB, por isso o nome BRASILIS.”

Bixxatriz [Bia Magalhães] (nascida em Teresina, Piauí, Brasil, 1992) é cantora, compositora, atriz, produtora artística e empresária. Formada em Moda pela Universidade Federal do Piauí e em Teatro pela Escola Técnica de Teatro Gomes campos, Bixxatriz lançou 2 eps e 1 disco com a banda Bia e Os Becks, que faz parte atualmente. Já gravou vários feats com artistas piauienses como Validuaté, Batuque Elétrico e Nina Omilana, e agora se prepara para o lançamento de mais um disco da banda Bia e Os Becks e seu projeto individual.

Playlist Festa das Manas por Cami Rabêlo

No Spotify: http://spoti.fi/3ch8AFG

No Deezer: https://deezer.page.link/eaqDMxHXUrWiADKi7

“Fiz essa playlist para festejar nossas potencialidades e energias femininas.”

A cantora, compositora, poeta e musicista Cami Rabêlo é natural de Teresina, graduanda em Psicologia, terapias holísticas e medicina ayuverdica. Cami tem uma ligação profunda e bem longa com a música. Ela escreve desde criança e já teve uma de suas poesias publicada na segunda edição do zine Desembucha Mulher. Participou do DVD “Lança Piau, a nova música piauiense”. Além disso, a artista já se apresentou no Festival Lança Piau, Festival Chapadão, na Casa da Cultura, no Sarau do Museu do Piauí, na Roda de Poesia Tesão, Tensão e Criação, na abertura do show Lucas Canta Clodo, Climério e Clésio, Festival terra quente, que aconteceu no bar do Churu (lugar histórico para a música do Piauí, por onde passaram artistas como Teófilo, Banda Acesso, Roque Moreira, Batuque Elétrico, Validuaté, entre outros).

Playlist Mulheridade Piauiense por Frida Abraão

No Spotify: http://spoti.fi/3t1jXsd

No Deezer: https://deezer.page.link/hdpwiFYdw3ouYK1S8

“Escolhi as artistas dessa playlist pensando na pluralidade do ser-mulher piauiense. A pergunta continua: o que é ser mulher? Pensando além da cisgeneridade e do CIStema, trago também travestis, não bináries e outras mulheridades. É uma playlist especial praquelas pessoas que querem ir além e romper as barreiras do tradicional.”

Multiartista, Frida Abraão traz pontos de vista sobre temas como liberdade de gênero, tecnologia, território, evolução, saúde mental e até amores românticos ou mesmo funk com pouca letra. Suas principais habilidades além do canto são a escrita poética, a performance, ilustração e um pouco de comédia duvidosa. Além de ser a primeira drag queen piauiense a lançar clipe, ela é a inteligência arte-ficial não-binária do Piauí.

Playlist do Piauí ao Cerrado por Haynna

No Spotify: http://spoti.fi/3bskBZT

No Deezer: https://deezer.page.link/ZPBphBKJUbd5oAV47 

“Playlist com artistas representativas do meu lugar Piauí e do lugar que me acolheu Distrito Federal, artistas de várias gerações, com canções que me inspiram e que todes precisam conhecer!”

Considerada um elo entre o contemporâneo e o tradicional, Haynna é uma artista que busca reapropriar as narrativas de ritmos genuinamente negros. Busca com esse resgate traduzir o seu blues/rock urbano e brasileiro, a sua maneira de ver o gênero adicionando toda as suas influências e sempre reinventando, adicionando e instigando, sem perder a alma nordestina e o lirismo poético de suas composições. Radicada em Samambaia-DF, a piauiense carrega na sua voz dissidente toda a urgência e intensidade de seu canto e com a banda Haynna e Os Verdes lançou álbum homônimo reconhecido pela voz potente e instrumental inconfundível, em canções que falam de amor com uma perspectiva feminina. Haynna é destaque na cena musical do Distrito Federal por ser uma agente cultural de base comunitária que presta relevante contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural, por integrar a projeção de artistas negras e LGBTQIA+, a ocupação dos espaços públicos, a descentralização da cultura, a arte independente e suas constantes transformações.

Playlist Para Viajar por Jamile Jah

No Spotify: http://spoti.fi/3qmwvZu

No Deezer: https://deezer.page.link/ytsKcqqSqc3ksFrbA

“Para viajar é uma playlist com canções de vários gêneros! Do reggaezin à calmaria para você curtir a qualquer momento! Então divirta-se!”

Jamile Jah, cantora, compositora se envereda pelo reggae, sendo uma das poucas mulheres da cena no gênero no estado do Piauí. Em 2020 lançou Maçã-Verde música que toca bastante nas rádios do seguimento. Atualmente segue em processo de gravação do seu álbum “Flores do Tempo”.

Playlist Cantautoras Brasileiras por Monise Borges

No Spotify: http://spoti.fi/3v57llI

No Deezer: https://deezer.page.link/WyxCaMomMuxMUn5D7

“Playlist feita para você conhecer cantoras que cantam suas composições. Você vai ter a oportunidade de viajar por sonoridades de todo o país e conhecer melhor as histórias das mulheres brasileiras.”

Monise Borges é uma cantora e compositora piauiense. Começou sua carreira aos 10 anos, como integrante da banda de pop rock Agnes, em Picos-PI, posteriormente migrando para a carreira solo e dedicando-se à música popular brasileira e latino-americana. Tem uma discografia focada em suas próprias composições, que cantam o amor, suas dores, suas raízes e sua terra. Já lançou os álbuns “Penso em ti” (2008) e “Amor em Prelúdio” (2013), os EPs “Algo teu” (2018) e “Não vão nos calar” (2021) e o single “Memoriar” (2020). Fez curso livre em Canto Popular no Conservatório Souza Lima, filiado a Berklee, e é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Piauí, além de ter feito intercâmbio na Universidad de Antioquia (Colômbia) e residência de compositores do Programa Internacional Ibermúsicas na Universidad de Costa Rica, sob orientação de Carlos José Castro, detentor do Grammy Latino. Cantora e compositora premiada em vários festivais, Monise transforma em música suas vivências e sua contínua busca por suas raízes ancestrais.

Playlist Girlboss Vibes por Nadedja

No Spotify: http://spoti.fi/3qssR0b

No Deezer: https://deezer.page.link/eicLgL8o9Mcd33Tv8

“Eu escolhi as minhas compositoras favoritas do momento, juntamente com compositoras fodas do Piauí pra criar a perfeita ‘Girlboss’ Vibes! Essa playlist é pra quando você tiver a fim de canalizar uma energia bem good vibes e, ao mesmo tempo, super empoderada. É perfeita pra dar aquela revigorada no dia a dia, ou pra começar bem o domingo. Tá recheada de mulher massa, então tem que respeitar! Espero que gostem.”

A artista brasileira emergente, Nadedja, assinou contrato com a gravadora AWAL, e lançou sua carreira solo no Reino Unido, em 2019. Combinando suas raízes brasileiras com pop alternativo e RnB, Nadedja cria músicas verdadeiramente únicas. Desde o lançamento de seu último single ‘Unfold’ em janeiro de 2021, a artista foi selecionada como uma dos ‘Fresh Fave’ no blog ‘Fresh on the Net’ de Tom Robinson e foi escolhida como uma das ‘Upstarts of 2021’ pelo Spotlight UK. Suas músicas foram tocadas pela BBC Introducing, aparecendo na playlist mensal da BBC North East e no podcast da BBC Sounds, ‘The Next Episode’. Nadedja já se apresentou em diversos festivais, incluindo, Latitude, Dot To Dot, Songs From Northern Britain e Platform, além de participar do Sofar Sounds. A artista também já fez aparições em diversas publicações ao redor do mundo, como por exemplo, NARC. Magazine, Spotlight UK, Le Future Wave, Conversations About Her, Keep Walking, Popmuzik, A1234, Phonograph Me, Celula Pop, Trust The Doc, Ear to the Ground music e She Makes Music UK.

Playlist Faxina Geral por Patrícia Mellodi

No Spotify: http://spoti.fi/38ljF7M

No Deezer: https://deezer.page.link/senEjS1iMEmFENsQ7

“Playlist para fazer uma faxina geral, limpar todas as más energias, fazer uma limpeza na alma por meio das vozes e composições de mulheres poderosas.”

Patrícia Mellodi é cantora e compositora piauiense, residente no Rio de Janeiro. Foi classificada, por duas vezes, no “Prêmio Visa de Intérpretes”(SP), e também participou do Projeto “Novo Canto”, no palco do Canecão, no Rio de Janeiro. Sua música “Sem Amor” esteve entre as mais tocadas na rádio MPB FM e JB FM e virou tema da novela “Porto dos Milagres”, da TV Globo, personagem da atriz Julia Lemmertz.  Patrícia participou dos principais programas da tv brasileira como DOMINGÃO DO FAUSTÃO, JÔ SOARES, FÁTIMA BERNARDES, ESTUDIO I (Globo News), SEM CENSURA, VÍDEO SHOW, PROGRAMA DO RONNIE VON e muitos outros.

Playlist Lava Louça Requebrando por Tauana Queiroz

No Spotify: http://spoti.fi/3cdszFh

No Deezer: https://deezer.page.link/HUQBPcaeBmkg4U7f8

“Pensei numa sequência de ritmos dançantes, pensando mais especificamente pra um momento que eu preciso de música pra tornar prazeroso (e possível): lavar louça. Quem nunca botou uma playlist massa pra requebrar esfregando as panelas e esquecer do mundo que atire a primeira pedra!”

Tauana Queiroz é cantora, compositora e zabumbeira. Iniciou a carreira musical na banda de forró pé-de-serra As Fulô do Sertão, em 2014. Em 2016 passa a integrar também a Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo com quem lança o disco Rosa dos Ventos (2019). Atualmente se prepara para gravar seu primeiro álbum solo.

Gostou? Comenta aqui qual playlist você se identificou mais! Ah, aproveita e segue o perfil da Geleia Total no Spotify e no Deezer e confere as outras playlists que preparamos, tem para todos os gostos e estilos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas