Documentário reflete a preservação do Patrimônio Arquitetônico de Teresina

A capital do Piauí comemora nesta semana 169 anos. E ao longo de quase dois séculos a história de Teresina pode ser contada através dos prédios e edificações na cidade. O Patrimônio Histórico se confunde com a identidade e a memória de uma sociedade. Eles são as testemunhas dos fatos políticos, sociais e culturais. Por isso, a necessidade de preservar para as futuras gerações.

Foi com esse intuito que o jornalista e diretor de vídeo Brendo Veras resolveu produzir um vídeo documentário que relata a necessidade de cuidar do patrimônio. O curta-metragem é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


“No documentário é discutido sobre a necessidade em dar a devida importância para esses bens, questões sobre até que ponto progresso pode interferir na preservação e o senso de pertencimento que o cidadão teresinense possui em relação aos centros históricos da capital”, afirma Brendo Veras.

O documentário propõe uma conversa sobre a preservação do patrimônio arquitetônico de Teresina, traz entrevistas com especialistas e teresinenses que contam sua relação afetiva com a cidade e mostra imagens da capital de arquivo e captação de drone.

O material completo foi lançado na última terça-feira (17), no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, e na semana da comemoração do aniversário de Teresina. “Precisamos refletir sobre a nossa história e como estamos cuidando dos espaços públicos que tem uma história muito rica. A discussão é para que cada um tome a responsabilidade daquilo que é público”, enfatiza o jornalista.

O documentário “Memória e Descaso – Patrimônio Arquitetônico de Teresina” está disponível no Caçando Conversa, no YouTube. Assista pelo link:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas