Escritor piauiense promove Live e bate-papo filosófico sobre equilíbrio emocional no esporte e na vida

O evento contará com a presença do psicólogo Eduardo Moita e do ex-treinador olímpico Expedito Falcão.

Na última edição das olimpíadas de Tóquio, que aconteceu em julho deste ano, a discussão da saúde mental veio à tona quando a ginasta Simone Biles desistiu de participar de algumas provas, alegando precisar cuidar da sua mente. Diante disso, o professor e escritor piauiense José Filho promoverá a primeira edição do bate-papo filosófico com o tema “equilíbrio emocional no esporte e na vida”, com a participação de convidados para debater sobre o assunto.

O bate-papo filosófico acontecerá na próxima sexta-feira (27), a partir das 18h, na Livraria Leitura, localizada no Shopping Rio Poty.  A programação do evento contará com uma live transmitida pelo Instagram da Editora Vida, com participação do especialista em saúde mental e ex-presidente do CRP-PI (Conselho Regional de Psicologia do Piauí), Eduardo Moita, e do presidente da Ajef (Associação de Judô Expedito Falcão), que é também ex-treinador da judoca olímpica Sarah Menezes, Expedito Falcão, em que irão abordar o equilíbrio emocional dos atletas durante a maratona e na sua vida particular. Todos os protocolos sanitários serão respeitados.

O assunto é mais comum do que se imagina no mundo desses atletas, como a tenista japonesa Naomi Osaka e o nadador americano Michael Phelps já declararam sofrer de ansiedade e depressão. José Filho, escritor e filósofo que vai conduzir o bate-papo, ressalta a importância de cuidar da mente em todas as etapas, inclusive em tomadas de decisões difíceis.

“Da filosofia casada com a psicanálise, vamos analisar a importância do equilíbrio emocional em situações de tomada de decisão, escolhas importantes e em preparação no campo dos esportes em especial, atletas de alto desempenho, sejam em competições nacionais ou internacionais, mas também qual a relação do equilíbrio emocional como o nosso bem-estar, paz e felicidade nas nossas vidas. É isso que vamos discutir no dia do bate-papo e na live com o equilíbrio emocional nos esportes e na vida”, afirma.

Na oportunidade será apresentado o livro Mestre de Si Mesmo, uma obra trilíngue (português, inglês e espanhol) que reúne diversos artigos que tratam de assuntos voltados para casos de desequilíbrio emocional, crises de ansiedade, depressão ou burnout (distúrbio psíquico causado pela exaustão de trabalho).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas