Assista à Aula Magna da Geleia Total com Luzia Amélia

As Aulas Magnas da Geleia Total é um projeto criado para registrar os aprendizados, saberes e experiências de grandes nomes da cultura piauiense, para que todas nós possamos aprender e enriquecer nossas visões sobre a arte e sobre a vida. Sem falar que fica um registro histórico importante, de enorme valor, para as próximas gerações.

O projeto já teve três edições com a escritora Graça Vilhena, o músico André de Sousa e a artista visual Eulália Pessoa, e agora serão lançados no canal do YouTube da Geleia Total seis episódios inéditos das Aulas Magnas, em um novo formato.

O sexto e último episódio desta temporada é com Luzia Amélia, bailarina, coreógrafa e pesquisadora de Teresina.

Assista:

Luzia Amélia Silva Marques é bailarina, coréografa e pesquisadora natural de Teresina. A palavra que melhor caracteriza a teresinense Luzia Amélia é movimento. Luzia foi a primeira piauiense a concluir o Mestrado em Dança pela Universidade Federal da Bahia e atualmente está concluindo o Doutorado em Dança também na UFBA. É, ainda, especialista em Artes Visuais e Metodologia do Ensino da Arte pela Universidade Federal do Piauí, e graduada em Artes Visuais pelo Instituto Camilo Filho.

Ao longo de sua trajetória, Luzia Amélia passou por diversos grupos de dança, tendo inclusive fundando alguns deles, como o “Grupo de Dança Alternativo”, que inaugurou sua trajetória como coreógrafa. Fundou e dirigiu o Balé Folclórico de Teresina, mundialmente conhecido pelo celebrado espetáculo “Calango” (1997). E ainda foi gestora da Escola de Dança do Estado Lenir Argento, onde fez história, ao instituir o primeiro casal de bailarinos negros do Balé de Teresina.

É criadora e coordenadora dos projetos: Expedições de Dança (Piauí- Brasil), Um Minuto Para a Dança, e do Fórum Nacional 1 Minuto para a Dança-Piauí, ação política que busca articular a dança produzida no Piauí. Atualmente é diretora artística e pedagógica do Projeto Escola Balé de Teresina, que em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, implantou o I Curso Técnico de Dança do Estado. E em meio a tudo isso, ainda coordena a Cia. de Dança Contemporânea Luzia Amélia.

Não deixem de assistir ao episódio com Luzia Amélia, e conhecer um pouco mais da sua trajetória e visões sobre a dança e o fazer artístico. Lembrando que os episódios com Ajosé Fontinelle, Durvalino Couto Filho, Letícia Carolina, Marcelo Evelin e Luciano Santos já estão no ar.

Ficha Técnica

direção, roteiro e produção executiva
NOÉ FILHO

direção de fotografia
ÍCARO UTHER

edição
ÉSIO LEONARDO
ÍCARO UTHER

música
LADEIRA DO GARCIA (DAVI SCOOBY)

apoio
INSTITUTO DOM BARRETO

produção
GELEIA TOTAL

finalização
1150 PRODUÇÕES

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas