Nesta quarta-feira (22) Teresina sediará o Encontro de Bois

Teresina, assim como toda capital do Nordeste, carrega muito das tradições da região e tem o Bumba-meu-boi como traço de sua cultura popular. E quarta-feira (22) acontecerá a apresentação dos grupos de bois de Teresina na praça Pedro II a partir das 17h.

É preciso fomentar cada vez mais a participação de Bois durante o ano todo, mas principalmente no período de festas juninas, quando se faz necessário voltar o olhar mais fortemente para os profissionais que fazem esse trabalho.

O bumba-meu-boi é uma festa popular, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Encontro dos Bois em Teresina tem como objetivo a valorização do folclore, o amadurecimento e fortalecimento da cultura regional, de modo que será a promoção de uma grande festa reunindo seis grupos de Bois, numa forte manifestação de diversas linguagens reunidas nesse segmento da cultura.

Na edição deste ano, o evento contará com um dia de apresentação, sendo seis grupos de bumba-meu-boi que juntos contam com mais de 400 brincantes.

Boi Estrela da Noite
Boi Dominante da Ilha
Boi Riso da Mocidade
Boi Imperador da Ilha
Boi Mimo de São Jorge
Boi Riso da Floresta

Para Lulu, presidente do Boi Riso da Mocidade, o Encontro de Bois é uma ideia que fortalece a cultura e identidade da população que se vê em um cenário cuja valorização da cultura popular é escassa, portanto ideias como essa ajuda a divulgar esse trabalho desenvolvido na comunidade.

Com o objetivo de proporcionar a cultura e lazer para a comunidade o o Boi Estrela Da Noite pretende levar muita alegria para o Encontro de Bois e, segundo o Mestre Banja, tem um trabalho que se estende para abraçar todos inclusive atendendo o público com acessibilidade. Portanto, atualmente o grupo inclui crianças com necessidades especiais para levar alegria para todos os públicos.

Estamos bastante empolgados com o Encontro de Bumba-Meu-Boi que vai ser promovido na praça Pedro II no dia 22 e todos nós estamos ansiosos com essa chegada para dar as boas vindas a São Pedro e São João. E esquecer um pouco esse trauma que a gente teve na pandemia com dois anos de bastante sufoco, pontua Francisco, representante do Boi Dominante.

🗒️22 de junho
📍Praça Pedro II
🕓 A partir das 17hs.

O Encontro de bois em Teresina é uma realização da @assaacpiaui e conta com o patrocínio da @cultura.pi e @governodopiaui .

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas