“Licença às Rodas” dá início a um novo ciclo de lançamentos do músico Vagner Ribeiro

Vagner Ribeiro – Foto José Ailson (Um Zé)

O professor, músico e articulador cultural Vagner Ribeiro inicia mais um ciclo musical, com três músicas em homenagem ao Padre Mestre Ibiapina, uma referência para a história e cultura nordestina. Começando como deve ser, pedindo “Licença às Rodas”, canção que já está disponível em todas as plataformas digitais.

Ouça na sua plataforma de música preferida:
http://bit.ly/licençaàsrodas

A música está no ritmo de São Gonçalo, uma tradição ligada ao pagamento de promessas para São Gonçalo, e faz parte da tradição de muitas comunidades nordestinas. A dança de São Gonçalo é coletiva por natureza, nos convida a entrar na roda, a participar, a fazer parte, a estar em coletividade, por isso não haveria ritmo melhor para abrir esse projeto em homenagem ao Padre Ibiapina.

José Antônio de Maria Ibiapina (Sobral, 5 de agosto de 1806 – Solânea, 19 de fevereiro de 1883) foi um padre católico, o Padre Ibiapina, que ficou conhecido por suas andanças pelo interior nordestino, deixando várias obras e legados por meio de sua capacidade de mobilização popular. Cuidou da criação e manutenção de 22 Casas de Caridade, da construção, em mutirões comunitários, de açudes, cacimbas, igrejas, capelas, hospitais, cemitérios, muitas vezes enfrentando o poderio de lideranças locais. Passou, por exemplo, pela Paraíba, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

“Abrir este trabalho pedindo Licença às Rodas, com o ritmo de São Gonçalo, é muito simbólico para falar desta referência de mobilização popular, de senso de comunidade, de preocupação com os menos favorecidos, o Padre Ibiapina. ‘Licença às Rodas’ é um convite para mesmo aqueles que não acompanham tanto a cultura popular também possam entrar na roda e dançar conosco, ainda mais em um período de tantas rodas de São Gonçalo ocorrendo em todo o Piauí.” Vagner Ribeiro

Vagner Ribeiro – Licença às rodas (capa por Igor Ganga)

A arte da capa de “Licença às Rodas” é de autoria do artista visual, escritor, cantor e psicólogo teresinense Igor Ganga, que desenvolve um lindo trabalho de escuta e de pesquisa nesse universo das formas populares de religiosidades, algo que tem em comum com o próprio Vagner Ribeiro, que expressa na sua arte todo seu talento e intensa pesquisa e estudo das manifestações culturais e religiosas do Piauí e Nordeste.

“Nessa ilustração, quis mostrar, antes de tudo, a reverência para com os mistérios da vida, à fluidez do existir e, ao mesmo tempo, à perenidade da música e da poesia. A canção do Vagner fala de olhar além de nós mesmos, de nos inspirarmos nos mestres de sabedoria, na poesia, em que o pedir licença é um gesto, um portal, para infindas possibilidades. Assim, essa figura na capa remete a tudo isso que falei: é uma cirandeira, com as possibilidades múltiplas em seu corpo, que se expande delicadamente no compasso da poesia e nas ondas da melodia. Ao mesmo tempo, ela é um peixe, que representa a capacidade de transcender, de imaginar, de contestar, de mergulhar, de ter coragem.” Igor Ganga

Peça também Licença às Rodas e venha dançar neste universo da cultura popular e conhecer um pouco mais por meio da arte do Vagner Ribeiro a história de Ibiapina.

Ficha Técnica

Letra e música: Vagner Ribeiro
Voz principal: Vagner Ribeiro
Arranjos e Direção Musical: Vagner Ribeiro
Vocais de apoio: Leandro Fernandes, Marcelo Lipi e Vagner Ribeiro
Sanfonas: Ivan Silva
Violão: Wellington Torres
Rabeca: Wânya Sales
Cajon e vassourinha: Gilson Fernandes
Flautas e flautim: Caitano Salitre
Mixagem e masterização: Igor Barreto
Capa: Igor Ganga
Produção executiva: Noé Filho
Produção: Geleia Total

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas