Igor Ganga reflete sobre as Linhas do Sagrado em sua primeira exposição individual

Igor Ganga – Foto José Ailson (Um Zé)

A convite do Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí, nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, a partir das 18h, o artista visual, escritor, cantor e psicólogo teresinense Igor Ganga fará a abertura da sua exposição “Linhas do Sagrado”, com obras de várias fases da sua trajetória artística, que refletem seus estudos sobre espiritualidade, com destaque as religiões afro-brasileiras.

Igor Ganga é formado em Psicologia pela UniFsa, atua como psicólogo escolar educacional e professor no Instituto Dom Barreto, é Mestrando em Antropologia na UFPI e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia, Diversidade, Interculturalidade e Educação (UFPI). Como artista visual, já participou da Exposição Coletiva no Festival Piaga de 2022, ilustrou a capa da 39ª edição da Revista Desenredos, assinou as capas das canções “Licença às Rodas”, “Roda do Mundo” e “Milagre das Telhas”, do professor, articulador cultural e músico Vagner Ribeiro, e colaborou com figurino artístico da cantora e compositora Monise Borges e sua banda, pintando os figurinos elaborados por Sara de Paula.

“Quero que o espectador adentre uma trajetória. Sem dúvida essa trajetória representa a minha própria, mas penso ser possível que as linhas desses sagrados se conectem com as histórias de cada olhar. Assim, trouxe uma diversidade de produções, várias fases de mim. Apesar de diversas técnicas, materiais, texturas, entre outras coisas, há um fio condutor (não retilíneo). É esse passeio, essa transcendência que quero proporcionar a quem ver.” Igor Ganga

Igor Ganga – Foto José Ailson (Um Zé)

Sobre seu nome artístico, “Ganga”, Igor conta que sentiu um chamado às religiosidades afro-brasileiras. Em sonho recebeu uma mensagem de uma Preta-velha, que o pegou pela mão e lhe disse que tinha que gangar. Era hora de desabrochar, de fazer mágicas com a vida, com a arte, com as palavras. Tinha que ser um Ganga (feiticeiro, que enxerga longe).

“Gangar resume tudo isso. Resume minha arte, o que sou. Gangar é uma mensagem poderosa para esse tempo. Gangar resume essa exposição. Gangar é uma trajetória, um treinamento, um processo, uma iniciação nos mistérios de si e da vida. Gangar é a cura que não tarda. Gangar é o aconchego dos seres de luz, é o alento e o colo. Gangar é tornarmo-nos o que somos, custe o que custar.”

Ganga, por Igor Ganga

Na abertura, também haverá um bate-papo com o artista para conhecermos um pouco mais da sua trajetória, inspirações para esta exposição e para que haja um diálogo com o público presente, além de algumas surpresas. A exposição ficará disponível para visitação até o dia 25 de novembro de 2022, no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI se localiza no Centro de Ciências da Natureza II (CCN2), atrás do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI em Teresina. Ou seja, além da exposição, o público também pode conhecer o acervo que expõe vestígios arqueológicos e paleontológicos. A exposição de Arqueologia permite que o visitante observe, de perto, utensílios e manifestações artísticas produzidas há muitos anos pelos seres humanos. Na área Paleontológica é possível acompanhar um resumo de como a biodiversidade se modificou na Terra desde os primórdios até os dias atuais.

 

🎨 Abertura da Exposição “Linhas do Sagrado”, Por Igor Ganga

📆 24/out (segunda)
⏰ A partir das 18h
📍 Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI
https://goo.gl/maps/g8Ji3HsrLZYKAasq7

Rotas para o Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI

🖤 Realização: Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (instagr.am/mapufpi)
🧡 Produção: Geleia Total (linktr.ee/geleiatotal)

Total
0
Shares
1 comentário
  1. O trabalho do Igor é esteticamente belíssimo e minha impressão é a de que ele nos leva pelas mãos entre a Natureza e o sagrado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas