Clipe piauiense é selecionado para Festival Stop-motion no Maranhão

Foto/Reproduçao

O clipe piauiense, “Sentido invertido”, foi selecionado para o projeto Stop Motion que faz parte da programação do Ocupa CCVM Audiovisual, e foi criado pelo cineasta Jerry. Os quadros foram criados com o objetivo de fomentar as produções de stop-motion no Maranhão e facilitar o acesso do público às produções de outros estados brasileiros.

Sentido invertido surge a partir de uma canção que fala sobre um sentir que é mais forte do que a razão. Um sentimento que, segundo os criadores, é impossível de se esquivar, pois o corpo, o coração e os pensamentos possuem suas próprias formas de expressão. O clipe contou com edição e efeitos especiais do artista visual Herick Felipe, produção executiva de Noé Filho, produção da Geleia Total, além das imagens, roteiro e direção da fotógrafa e escritora Ana Cândida Carvalho.

Foto: Ana Cândida

Para Monise Borges, participante do clipe, o processo até chegar a um resultado como este, representa um reconhecimento gratificante.

“Fiquei muito feliz com a classificação do clipe Sentido Invertido no Festival de stop-motion no Maranhão. É o meu primeiro clipe nesse estilo. Realmente foi muito bonito ver todo esse processo acontecendo, desde as reuniões para a gente pensar numa concepção de roteiro de ideias para essa história ser contada. Porque a música conta uma história e o clipe conta outra, então são duas artes envolvidas ali, e a Ana Cândida com toda a criatividade dela trouxe ideias maravilhosas e o resultado do clipe realmente ficou bonito”, afirma.

Monise ressalta a importância que representa ter um clipe com uma música de sua autoria selecionado no Stop-motion. “É necessário levar as nossas criações para outros espaços. Então, para a cultura do Piauí, isto é muito importante: a gente sair do eixo local e chegar a outros Estados, seja da região nordeste ou outras regiões do Brasil, conclui.

A diretora do clipe Ana Cândida, recebeu essa vitória com muita alegria e surpresa e comenta que a seleção do clipe de Sentido Invertido na Mostra foi uma surpresa maravilhosa, considerando que foi o primeiro trabalho dessa natureza que executou. O gênero stopmotion exige uma precisão do movimento dos objetos cenográficos, algo que ela confessa não estar acostumada.

“Fiz, utilizando apenas conhecimento de enquadramento e composição, a seleção abre uma porta aos trabalhos do gênero no estado e indica que estamos na direção certa”, pontua.

O editor do clipe ‘Sentido Invertido’ Herick Felipe, afirma que quando criança sempre costumou fazer vários vídeos stop motion com seus bonecos.

“É muito gratificante crescer e poder ver que posso trabalhar com algo que eu sempre gostei, e fazer a edição desse clipe me trouxe essa oportunidade. Foi uma honra ter feito parte. Ainda mais que é um projeto de uma artista que eu admiro muito que é a Monise. Fico muito feliz que ela tenha confiado em mim para pôr em prática esse projeto e espero fazer parte de outros que estão por vir”, pontua.

Para Herick, o Piauí é um estado cheio de talentos que precisam de muitas oportunidades como estas. “O Piauí precisa de artistas que queiram inovar dessa forma, para mostrar que dá para fazer um material ótimo e diferenciado com apenas criatividade e sem muito gasto e não é preciso ter uma mega produção de Hollywood”, conclui.

A Mostra Ocupa Stop Motion trouxe para o Centro Cultural Vale Maranhão os curtas-metragens selecionados na chamada pública realizada no mês de setembro. Serão 18 produções de diversos estados brasileiros participando de uma mostra competitiva, no qual concorreu pelo voto do júri técnico e do juro popular.

Acompanhe a divulgação da mostra pelo Instagram do CCVM @centroculturalvalemaranhao

 

Ficha Técnica do Clipe – Sentido invertido:

direção, roteiro e imagens
ANA CÂNDIDA

edição e efeitos especiais
HERICK FELIPE

produção executiva
NOÉ FILHO

letra e música
MONISE BORGES

voz
MONISE BORGES

arranjo
MONISE BORGES
DENISON D’JOHNSON

guitarras
DENISON D’JOHNSON
MÁRIO ARAÚJO

violão
MÁRIO ARAÚJO

teclado
GEORGE MENESES

contrabaixo
KAMILA CANABRAVA

bateria
RUBENS DE FIGUEIREDO

percussão

 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas