Confira o lançamento da obra “João, uma assinatura de cultura e lugares de memória”

O novo livro biográfico de autoria da escritora Marleide Lins e outres será lançado no dia 05 de novembro, no Dia da Cultura, na galeria do Clube dos Diários às 20h. Publicado pela Avant Garde Edições, a obra é uma reunião de memórias e um ensaio biográfico sobre a trajetória do artista e produtor cultural João Vasconcelos que vem desenvolvendo a cena cultural teresinense.

Para Marleide Lins, João Vasconcelos é uma pessoa aguerrida e obstinada que representa um bem simbólico desta cidade. Aliás, João Vasconcelos recebeu o título de Cidadão Teresinense, por relevantes serviços prestados no segmento cultural.

Em seu percurso, desde a juventude, o biografado tem revitalizado o centro histórico da cidade, por meio do desenvolvimento de ações plenas de sentidos e significados, todas relacionadas à cultura, em suas diversas linguagens de arte e manifestações.

“Escrever sobre João Vasconcelos é, também, fazer uma imersão sobre o fazer cultural de Teresina. É registrar não apenas a existência de uma pessoa, mas as transformações de uma comunidade, em uma determinada época. É fazer um levantamento de vários grupos e artistas que passaram por seu olhar e seus espaços culturais”, frisa a autora.

A editora acrescenta que ainda há muito o que se falar a respeito de João Vasconcelos e sua vasta experiência, seja como produtor independente ou como gestor público. A obra, segundo ela, “traz alguns traços de homem inquieto que, ao longo desses anos, marcou o seu nome na história da cidade – João Vasconcelos, uma marca de cultura”.

Segundo o homenageado, o livro “João Uma Assinatura De Cultura” é forma de manter viva, minha contribuição cultural com Teresina, mas também com minhas próprias memórias.

E João Vasconcelos conta que tem muitas expectativas, pois ainda não teve contato com a obra, mas confia muito em Marleide Lins. Para Marleide, a obra servirá como fonte de pesquisa do fazer cultural em Teresina, especialmente, na década de 90 e início dos anos 2.000, quando muitas bandas de rock e grupos de danças surgiram dentro os espaços culturais idealizados e coordenados por João Vasconcelos, como: Espaço enCena, Café das Seis e Elis Regina, entre outros.

“À época de maior efervescência cultural no centro histórico da cidade, o complexo cultural 4 Theatro de Setembro estava fechado. Esses espaços alternativos fruíam as diversas linguagens de arte. As fontes iconográficas e de jornais impressos registram a importância desses espaços de fomento, difusão e fruição da arte local”, pontua.

 

 

Lançamento do livro: João, uma assinatura de cultura e lugares de memória

Data: 5 de novembro de 2022

Horário: 20h

Local: galeria

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas