Comunidades tradicionais realizam I Festival de Batuques de Quilombos do Piauí

Com o tema “Batuques: Vozes Ancestrais”, acontece nos dias 11 e 12 de novembro, na Comunidade Quilombola Salinas, em Campinas do Piauí, há mais de 360 km distante da capital, o I Festival de Batuques de Quilombos do Piauí. A programação do evento conta com oficinas de canto, dança e percussão, além de rodas de diálogos entre os grupos participantes para troca de saberes e fazeres culturais vividos pelos batuqueiros em cada comunidade.

Com objetivo de difundir os valores das manifestações culturais existentes nas diversas comunidades quilombolas piauienses, o festival também busca promover um encontro com grupos de batuque dos quilombos Mimbó (Amarante), Curral Velho (São João do Piauí), Salinas (Campinas do Piauí), Custaneira (Paquetá do Piauí) e Brejão (Redenção do Gurgueia). O evento também marca a realização do I Encontro da Juventude Quilombola.

O I Festival de Batuques de Quilombos do Piauí tem o patrocínio da Equatorial Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura.

“Nosso Piauí é rico culturalmente e é muito importante para nós, fazedores e fazedoras de cultura, contar com investimentos do poder público e da iniciativa privada para que possamos, cada vez mais, fortalecer os nossos saberes e fazeres culturais”, afirma Marcos Vinicíus Ferreira, coordenador do festival.

O evento acontece no mês da consciência negra e reúne em Campinas do Piauí diversos batuques que preservam uma tradição centenária que abrange manifestações materiais e imateriais dos povos negros de descendência africana no Brasil, como o Samba de Cumbuca, a Lezeira de Costaneira, o Pagode do Mimbó e o Batuque do Brejão.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas