Palco Giratório retorna com a apresentação do espetáculo Ninho no dia 16/06

Foto: Flaviana OX

 

Comemorando 25 anos de projeto, o Palco Giratório marca o retorno das atividades presenciais com a apresentação do espetáculo Ninho da artista Liu Moreira (TO) no dia 16/06, às 16:30 no teatro do Sesc Cajuína. O projeto foi interrompido em 2020, em decorrência da pandemia, mas posteriormente se manteve de maneira virtual com apresentações on-line durante os anos de 2021 e 2022. A entrada é o ingresso solidário (1 kg de alimento não perecível).

Ninho é um espetáculo de dança contemporânea brasileira que foi resultado da pesquisa que a intérprete Liu Moreira realizou com matrizes indígenas e africanas presentes na sua ancestralidade feminina.

“É um convite a (re)habitar o corpo feminino que regressa para casa. Logo a casa assume vários sentidos casa-abrigo, casa prisão, casa-conforto, casa-opressora, casa-sonhos, casa-silêncio,Casa-ninho. O processo é ritual. Um rito de encontro, passagem, memória e história. Assim nasce uma mulher-pássaro, índia tapuia da pele preta imersa nas tradições dos tambores africanos da cultura tocantinense.”

O projeto surgiu na pandemia, portanto foi apresentado de maneira on-line. A pesquisa foi feita nas comunidades tradicionais de Tocantins e também apreendendo as informações e vivências familiares. “Assim nasceu a mulher pássaro, que representa a força da mulher, aquela acolhe todos os seus filhos e sai em busca de uma vida melhor.”

Nos próximos dias o Sesc Cajuína recebe três apresentações do Palco Giratório, além do supracitado “Ninho”, os palcos da cidade prestigiarão os espetáculos “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré”, do Grupo São Gens de Teatro (PE) e  “Vikings e o reino saqueado”, da Cia com os Palhaços de Rua (PR).

Sobre a artista

Liu Moreira é bailarina e coreógrafa independente, atualmente faz parte da Associação de Arte Ninho Cultural de Palmas/To. Bacharel e Licenciada em dança – UFV/MG, Mestre em Artes – UNB/DF. Integrou o Grupo Êxtase de Dança de Viçosa/Minas Gerais (2006-2009),dançando espetáculos de Mário Nascimento e de Rosa Antunã. Também integrou a Cia Contágius de Dança e Teatro de Palmas-Tocantins (2001-2015) sob a direção de Meire Maria Monteiro.

Conheça o projeto Palco Giratório

Palco Giratório já está na sua 25° edição e tem como objetivo viabilizar intercâmbios culturais, assim como diálogos entre os grupos e artistas que circulam pelo projeto.

Ao todo serão 15 espetáculos de circo, dança e teatro que circularão pelo país. Esses espetáculos refletem sobre o tempo, despertam o público, valorizam diversos grupos contemporâneos e tradicionais englobando variados gêneros, faixas etárias e classes sociais, entre outros temas.

Ficha técnica:

Produção executiva: Osmar Siqueira
Direção: Rosa Antuña
Trilha sonora: Makely Ka
Bailarina: Liu Moreira
Fotografia: Flaviana OX
Cenário e figurino: Vivian Oliveira
Iluminação: Charles Ferreira de Oliveira Nunes e Daniel de Carvalho Mangaba

Operação de som: Juan Ricardo Leite D’Angelo
Criação de mapping: Luiz Izidoro
Pintura corporal: Darteria

Serviço

Espetáculo de Dança “Ninho” – Liu Moreira (TO)

Local: Teatro do Sesc Cajuína

Classificação: Livre

Entrada: Ingresso solidário (1 kg de alimento não perecível)

Fonte: Sesc

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas