Espetáculo piauiense: “Caso do Vestido” participa da abertura de importante Festival em São Paulo

Foto da atriz Bid Lima na peça O caso do vestido.

 

Depois de Portugal o espetáculo piauiense “Caso do Vestido” será agenda de Abertura do 8º FestKaos. O Festival Teatro do Kaos 2023 acontece de 30 de junho a 09 de julho, em Cubatão, São Paulo.

A montagem do Poema em Prosa, “Caso do Vestido” [Rosa do Povo 1945] vem na esteira dos 120 Anos de Carlos Drummond de Andrade e festeja um dos Maiores Poetas da Língua Portuguesa em Letras Brasis. Montado pelo Coletivo Capemga de Teatro (@capemga1), com direção e dramaturgismo de João Vasconcelos (@joao.vasconcelos.3150), traz a atriz Bid Lima (@bidlimaatriz), em Ato Solo, comemorando 25 anos de carreira com o espetáculo.

“Caso do Vestido”, o espetáculo, demarcou (e demarcará ainda mais) terras dramáticas em solos lusófonos, Portugal [Almada e Beja], maio/junho 2023 e Cabo Verde [Mindelo, Festival do Teatro do Mindelo], novembro 2023, cumprindo ritos e rituais da Cena Brasileira e, em geografias locais, acumula Prêmios de Cenário/Figurino e Atriz [Bid Lima], Direção [João Vasconcelos], Iluminação [Renato Caldas] e reitera todo Amor em Arte e Cena Poéticas à Voz do Poeta Carlos Drummond de Andrade.

O Diretor do espetáculo João Vasconcelos, ressalta como foi o processo de criação do projeto.

“Todo processo criativo exige, impõe, provoca do criador ao ato criado uma ponte de interações e diálogos estéticos que passam pelo repertório, leituras, vivências, experiências e, especialmente, recepções de Arte e Culturas permutadas. Lidar com ‘Caso do Vestido’ traz, consigo, o embutido de muitas perspectivas de olhares, afeições e identidade com o objeto artístico com que se vai trabalhar. Carlos Drummond de Andrade, por si só, já detém uma força poética insubstituível. Suas falas de licenças poéticas estão incrustadas de favor estético rico e indispensável. Imergir numa ‘pequena’ grande Obra, dentro de toda uma Obra drummondiana é de uma ousadia cuidadosa para não obscurecer o Poeta. Caso do Vestido, poema em prosa é um caso em que dentro do enredo dramático narrado consta o sentimento do mundo [um também livro do autor, de 1940] presente no mundo de cada um de nós, mesmo que a voz seja do feminino, das memórias do feminino sobre o amor pelo parceiro de casa e solidões. Foi um processo de prazer, respeito, paixão à primeira, segunda e todas as leituras doadas à vista, mas especialmente foi viver esse drama pessoal e intransferível do Autor e sua Voz do feminino para o espaço e tempo dramáticos de nós artistas que, às vezes, na causa cênica sempre somos arrebatados pela força da emoção e sentimentos que cultuam as narrativas feitas dramáticas”, afirma.

O diretor ainda enumera uma série de temáticas e discussões provocadas pelo “Caso do Vestido”. “Solidão, abandono, fúria, ciúme, paixão, amargura, perdão, fidelidade e resiliência em perceber as falhas naturais e humanas e impor-se, digo o Poeta e sua Fala, como possibilidade de julgar e absolver o sujeito amado, depois que ele bebeu o fel do mundo grande e pequeno da luxúria, traição e amor desprezado”, diz João Vasconcelos.

João destaca a importância de representar o Piauí em Festivais importantes como o do Kaos. “Participar de Festivais, Mostra e Encontros Cênicos sempre geram importância capilar para a Arte, o movimento, os Grupos e Coletivos produtores do fazer cultural dramático. O Piauí sempre se representou muito bem, quando o assunto é Teatro seja competitivo, seja convidado, ou como embaixador da Cena Piauiense. É e sempre será um misto de orgulho, prazer, cumprimento da função e ritual de profissão demarcados às interações e diálogos de fronteiras da arte dramática. Nós, o Piauí, sempre estamos, somos, fomos o que melhor pudemos exportar de Teatro quando somos provocados, incluídos e festejados como pares com os promotores de festivais cênicos”, destaca.

O 8° FESTKAOS – Festival Teatro do Kaos, capitaneado pelo Teatro do Kaos, detém patrocínio da Unigel e da Unipar, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, Governo Federal e, no comando em chefe está o piauiense Lourimar Veira, natural de Oeiras, Piauí. Esse encontro de piauienses em solo de estéticas dramáticas retroalimenta as aldeias locais e inspira diálogos de Cena Brasileira imergida no Festival Nacional.

Ficha técnica

Texto Original Caso do Vestido [Poema em Prosa contido na Obra A Rosa do Povo, de 1945] de Carlos Drummod de Andrade

“Caso do Vestido”, o espetáculo
Ato Solo: Bid Lima
Direção e dramaturgismo: João Vasconcelos
Cenografia e Figurinos: Bid Lima
Música incidental: Márcio Brytho
Iluminação: Renato Caldas
Fotografia: Renato Caldas
Montagem: Coletivo Capemga de Teatro
Ano de montagem: 2022

 

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas