Designers piauienses apresentam peça na Bienal de Design de Veneza de 2023

Foto de uma mesa lateral, ela é redonda, com três pernas e de dois andares, ela possui o aspecto de mármore sendo verde na parte de baixo e vermelha em cima à semelhança da figura folclórica do Curupira. A peça foi criada pelo Estúdio Bloco A e exibida na Bienal de Design de Veneza de 2023.
foto de Rodolfo Massaini

 

Revisão: Auryo Jotha

 

O estúdio de design Bloco A (@estudioblocoa), dos irmãos teresinenses Ney Almeida e Igor Almeida, foi selecionado para a sua segunda exposição italiana no semestre. A dupla apresenta a Mesa Curupira, peça única e autoral inspirada na lenda do folclore brasileiro, na badalada Bienal de Design de Veneza.  Entre 70 designers selecionados, os piauienses são os únicos brasileiros na lista. No último mês, a mesa também foi destaque na edição do RoPlastic Prize, evento na cidade de Milão que premia os melhores trabalhos de design feitos a partir de material reciclável.

O design Ney Almeida destaca sobre o processo de criação do projeto. “A peça foi idealizada pensando no Concurso RoPlastic, proposto anualmente pela curadora e galerista italiana Rossana Orlandi, que é um concurso que incentiva designers do mundo todo a proporem projetos feitos em plástico reciclado. Fizemos alguns desenhos trazendo referências brasileiras até chegarmos no desenho da Mesa Curupira, inspirada na lenda de mesmo nome”.

“Começamos, então, uma pesquisa no Brasil e na França para entender quem poderia executar a peça. Assim descobrimos o trabalho do Johé Bruneau, um artista plástico e designer francês, que trabalha dando nova vida a materiais descartados. O contato com o Johé foi bem interessante. Ele entendeu de cara o nosso projeto e toda o conceito por trás. Assim fomos trocando ideias e fazendo alguns ajustes de cores e dimensões”, pontuou.

A quarta edição da Bienal de Design de Veneza destaca o conceito do “auto-exotic”, trabalhando o fascínio do exotismo no design contemporâneo e a busca atual por um novo conceito livre de estereótipos.

foto de Giacomo Gandola

A dupla celebra o sucesso da Mesa Curupira e a oportunidade de expor novamente em terras italianas: “É uma honra poder mostrar mais uma vez uma de nossas peças no circuito italiano, berço do design mundial. Estudei em Milão e me conectei intimamente com a cidade e o país. Acho muito gratificante ter o nosso trabalho tão bem aceito por lá”, analisa o designer Ney Almeida.

Além disso, o estúdio Bloco A destaca a conexão do trabalho que desenvolve com o conceito do evento: “Exibir nosso trabalho em uma exposição que se intitula ‘Auto-Exotic’ é reafirmar a nossa diferença diante de um cenário de design mundial que se mostra cada vez mais europeizado. A mesa Curupira representa uma celebração da autenticidade e da beleza de ser quem se é”, avalia o artista Igor Almeida.

A exposição aconteceu entre 19 de maio 18 de junho em paralelo ao primeiro mês da tradicional Bienal de Arquitetura de Veneza. Francesca Giubilei e Luca Berta assinam a curadoria do evento.

A Mesa Curupira

A peça homenageia a cultura popular e é inspirada na lenda homônima do folclore brasileiro com elementos contemporâneos. A Mesa Curupira foi desenvolvida em parceria do estúdio Bloco A com o artista plástico francês Johé Bruneau, famoso pelo trabalho desenvolvido exclusivamente com materiais reciclados e o enobrecimento desses produtos no design ecológico. Bruneau é embaixador do movimento global Precious Plastic e cofundador da associação Precious Plastic France, além de ser colaborador de marcas como Ruinart, Picture Organic Clothing e MyBooCompany.

Com estrutura em poliestireno reciclado em cores vibrantes, na mesa os designers procuram representar de forma livre características físicas do personagem folclórico. A técnica desenvolvida por Johé confere à peça uma aparência semelhante à do mármore.

Estúdio Bloco A

Estúdio Bloco A (Igor e Ney) – foto de Ana Falcão

Piauienses, os irmãos Ney Almeida e Igor Almeida criaram o estúdio Bloco A em busca de elementos que mesclam suas identidades, referências artísticas e culturais. Atualmente estabelecem base entre Paris e Teresina.

Ney estudou Design de Interiores em sua cidade natal, Teresina, antes de se mudar para o Rio de Janeiro para estudar Design de Mobiliário no Istituto Europeo di Design. Posteriormente, ingressou no Mestrado em Design de Produto no prestigioso Istituto Marangoni em Milão, Itália, aprimorando suas habilidades na área. A paixão pelo design o levou a participar da terceira edição da exposição Novos Talentos Brasileiros – Design e Arte realizada no Rio de Janeiro.

Igor iniciou sua trajetória acadêmica em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Piauí, graduando-se posteriormente em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Atualmente cursando mestrado em Dança na Université Paris VIII, na França, Igor tem uma curiosidade insaciável por arte, arquitetura e design.

Igor almeida ressalta a importância da exposição realizada por piauienses alcançar reconhecimento internacional: “É muito grande ver o nosso trabalho sendo reconhecido fora do Brasil. Nosso estúdio se chama ‘Bloco A’ porque nós crescemos no bloco A de um condomínio na Rua 24 de Janeiro. Ver hoje nosso trabalho ocupando espaço em lugares tão distantes da Rua 24 de Janeiro é muito gratificante. É super importante essa coisa de criar conexões com outras pessoas e outros lugares porque o olhar do outro também legitima nosso trabalho e faz criar um novo olhar sobre quem nós somos”.

“Nós somos do Piauí e somos também do mundo. Nosso estúdio trabalha hoje entre Teresina e Paris, e isso é muito rico pra gente porque assim conseguimos ficar de olho em tudo de interessante que acontece nesses dois lugares. Isso alimenta nossos processos de criação. Assim vamos construindo, talvez, pontes que ligam esses dois lugares”, afirmou.

foto de Rodolfo Massaini

 

Quer conhecer mais artistas daqui do Piauí? Leia os diversos perfis que fizemos aqui na Geleia. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas