Os bichinhos de Luiz Gonzaga de Wilson Seraine, ganhou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Literatura – Livros Infantis

Foto de Wilson Seraine sorrindo e segurando o livro dele Os bichinhos de Luiz Gonzaga.

 

Revisão: Auryo Jotha

O escritor piauiense Wilson Seraine (@wilsonseraine) conquistou o Prêmio Profissionais da Música (PPM), na categoria Literatura – Livros Infantis, com o livro “Os bichinhos de Luiz Gonzaga”. A solenidade de premiação ocorreu em Brasília (DF).

Com diversas ilustrações e uma descrição pautada no tema “uma festa com a bicharada, que o rei Luiz cantou”, o escritor destaca como surgiu a ideia de lançar a obra: “O livro surgiu muito antes da ideia dele, porque éramos estudantes do ensino fundamental – 1° grau na época – e víamos todos os bichos que apareciam nos livros de ciências, era ali elefante, girafa, tigre, e não tinha na nossa fauna. Isso me incomodava”.

“Hoje, como sou professor de uma ciência [física], ainda me incomoda. Então, eu me vi escritor e disse Agora é tu, cabra, tu tem que resolver isso. Aí lançamos em 2017 o livro infantil chamado a ‘Festa da asa branca’ sobre pássaros cantados pelo rei do baião, que é o Luiz Gonzaga. Era uma fábula só com pássaros que estavam nos títulos das músicas. Veio mais outros livros até que veio a ideia de fazer a continuação, seguir a mesma linha e fazer um trabalho com outros animais, aí selecionamos vários, peba, tatu-bola, piaba, animais que nunca iriam aparecer em livros de ciência praticamente, pirarucu, carcará, cabra, o bode, o carneiro, o jumento, a préa”, afirma.

A obra chama atenção pelo design e a diversidade de cores. “Nesta edição, convidamos o ilustrador conhecido como Mago dos Pincéis, quem conhece de ilustração sabe de quem estou falando, Jô Oliveira. E como não queríamos fazer um texto prosaico, fizemos em versos, em quadrinhas, em quadras, pense na dificuldade, um cara que nunca escreveu assim, eu basicamente fiz muitas crônicas e aí para escrever em versos… Fizemos duas quadras para cada animal, e pedi para o Pedro Sampaio dar uma olhadinha, ele é cordelista e jornalista de Fortaleza – meu parceiro, fizemos vários trabalhos juntos –, ele fez alguns ajustes, e lançamos o livro, muito bem ilustrado em pequenos versos com uma facilidade para o aluno do ensino fundamental menor ler”, pontou Seraine.

“O livro ‘Os bichinhos de Luiz Gonzaga’ tem uma linguagem simples e direta, e foi o atrativo para vencer a premiação do evento. O PPM, que em 2023, chegou à sua sétima edição, é considerado uma das maiores e a mais abrangente das premiações do setor musical do Brasil. E, este ano, trouxe a cultura popular como destaque.”

“Quando saiu o prêmio Profissionais da Música – que já tínhamos ganho o com a Procissão das Sanfonas, na categoria som na rua –, nossa assessora de comunicação, a jornalista Andressa Kelly, fez a inscrição da gente com os Bichinhos, lá tem uma categoria chamada livro infantil ligado à música. Enfim, saiu o resultado, todo mundo acompanhou nas nossas mídias e fomos contemplados com o prêmio, uma coisa muito bacana, esse prêmio é o mais democrático da música, não é aquele tipo prêmio da música brasileira que só põe o cantor, a cantora, melhor disco, melhor álbum, nesse tem mais de cem categorias inclusive contempla a literatura infantil, biografia, e contempla também programas de rádio, tv, youtube, social media, todos evolvendo música é claro”, disse, o escritor.

Wilson Seraine celebra a importância de levar a arte e cultura piauiense para o Brasil: “Os piauienses tem de ficar atentos pois nesses prêmios dos quais concorremos só tinha eu de piauiense. Como são prêmios vastos vale a pena a participação, pela visibilidade para o seu trabalho a nível nacional e para o nosso estado. Temos capacidade de ganhar em diversas categorias também”.

“Depois que a gente ganhou a premiação e divulgamos nas redes sociais aumentou o poder de venda do livro, pessoas interessadas, pedagogos, escolas, que não conheciam o trabalho, começaram a se interessar. Foi um livro premiado a nível nacional que veio com a diferença de ter uma ilustração de um grande profissional, competente e gabaritado, escrito em versos para um público bem específico que é o infantil, para crianças do ensino fundamental menor. Então, deu uma visibilidade muito grande para o trabalho e eu acho que é isso que o artista quer: uma visibilidade para o seu trabalho. Por fim, estamos muito felizes e esperamos que no próximo mais piauienses se interessem por concorrer ao prêmio, o qual é dado por uma ONG de Brasília, e que abraça todo o país”. Finaliza.

Wilson Seraine

Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). Doutorando em Engenharia Nuclear no PEN/COPPE/UFRJ.

É professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), autor de 14 livros nos segmentos de educação e cultura popular, é membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel, integra o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, preside a 1ª Colônia Gonzaguiana do Brasil, localizada em Teresina, e apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal “A Hora do Rei do Baião”.

Wilson estuda há 23 anos a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do “Rei do Baião”.

No Piauí, ele é um dos organizadores da Procissão das Sanfonas e da Missa de Santa Luzia, duas atividades culturais em homenagem a Luiz Gonzaga, que já integram o calendário de ações festivas de Teresina.

 

Quer conhecer mais pessoas que escrevem aqui no Piauí? Leia os diversos perfis que fizemos aqui na Geleia. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas