O que é o SaLiPi?, por Noé Filho

SaLiPi 2023 – Foto Thanandro Fabrício

O que é o Salão do Livro do Piauí? Difícil colocar em palavras o que representa o maior Salão do Livro do Piauí, que há 21 anos entrega um importante legado para o país. Ano após ano, o SaLiPi sobrevive e expande, por meio da palavra, o fazer literário no Piauí, as visões de mundo, o encontrar-se, a arte do diálogo, e, principalmente, expande o sentimento de carinho com o livro e com quem ousa materializá-lo.

SaLiPi 2023 – Foto Noé Filho

Pra mim, essa foto resume o SaLiPi, um salão marcado pelo infantilizar-se, na mais linda acepção que o infantil possa ter. O Salão é dominado pelas crianças e tem o dom de transportar jovens de todas as idades para um mundo de encanto, de diversão, de carinho, de encantar-se com a arte.

Foi o que presenciamos no nosso Cantinho da Geleia Total no SaLiPi, vendo pessoas de todas as idades se deslumbrarem com tanta arte linda, com tanta arte piauiense, com tanta vida cedida em produtos culturais dos mais variados por artistas piauienses incríveis que tivemos a honra de expor neste ano. E essa foto que tirei verbaliza tudo que presenciei, senti, vi, ouvi, vivenciei no SaLiPi 2023.

Muito obrigado em nome da Geleia Total à toda equipe que faz o Salão do Livro do Piauí acontecer, em especial aos professores Luiz Romero, Edilva Barbosa, Kássio Gomes, Jasmine Malta, Cineas Santos, Adriano Lobão.

Muito obrigado a equipe da Geleia Total que atuou diretamente nas nossas atividades no SaLiPi: Igor Ganga, Alisson Carvalho, Auryo Jotha, Caio Negreiros, Lourrane Carolina.

Muito obrigado às parcerias fundamentais com a Palethes, Focco Iluminação e Zé Rodrigues, que confiaram no nosso projeto e deram suporte, vida, luz, arte para compor o cenário do nosso cantinho.

Muito obrigado a todos os artistas que cederam suas obras para expormos no nosso cantinho.

Muito obrigado às mulheres incríveis que leram a Carta da Esperança Garcia ao longo desses dias de SaLiPi no nosso cantinho.

Muito obrigado aos queridos Thanandro Fabrício e Tiago Fin por registarem com tanto carinho tudo que fizemos, expomos, inventamos, criamos no SaLiPi deste ano.

Muito obrigado a todo mundo que passou pelo nosso cantinho, nos abraçou, tirou umas fotinhas, comprou alguma cosinha, trocou uma ideia com a gente. Gratidão, gratidão, gratidão.

Por Noé Filho.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas