“Cumpadi Manelim” estreia mostrando o humor do cinema picoense

O fenômeno das redes sociais, Cumpadi Manelim, conhecido por sua simplicidade e bom humor, está prestes a estrear nos cinemas. O filme será lançado hoje (24) em Picos, às 20h na Associação Comercial, os ingressos podem ser comprados com a equipe no número (11) 96589-2464) e também no local na data do evento.

O Cumpadi Manelim, interpretado pelo ator Juscelino Moura desde 2011, viralizou durante a pandemia, conquistando fãs por sua espontaneidade. Diante do sucesso nas redes sociais, a ideia de transformar o personagem em um filme ganhou se concretizou, e, mesmo com desafios financeiros, a equipe seguiu com essa ideia.

“Praticamente financiamos nossos trabalhos uma vez que a administração pública e parte do setor privado ainda não enxerga o Cinema local. E quando há recursos específicos para esse fim, como é o caso da Lei Paulo Gustavo em Picos, a distribuição desse incentivo é feita de forma muito obscura”, destacou o diretor Flávio Guedes.

 

A escolha da comunidade Abóboras, em Sussuapara, como locação trouxe desafios logísticos, mas a receptividade da comunidade e o profissionalismo da equipe foram fundamentais. “Foi muito desafiador, mas continuamos resistindo e persistindo”, afirmou o diretor.

 

Destacando a dificuldade de dirigir comédia, o diretor ressaltou a importância de manter a essência do personagem, conhecido por sua leveza e bom humor. As cenas em que os personagens Tina e Manelim interagem foram particularmente desafiadoras, mas a colaboração da equipe e o uso de recursos de IA foram essenciais para o resultado final.

Apesar dos perrengues nas gravações, o diretor ressaltou o entrosamento do elenco, a amizade entre os veteranos e novos membros, e a colaboração da comunidade local. “O SET de filmagens era na comunidade Abóboras, de difícil acesso, com uma natureza exuberante mas selvagem, então encarar o Sol do B-R-O BRÓ , nas externas era bem complicado.”

 

Flávio utilizou recursos de IA para a interação entre os personagens Tina e Manelim, frisando a acessibilidade de tecnologias que antes eram exclusivas de produções onerosas. A trilha sonora, composta por Melqui Brito, captou a essência do personagem, incorporando elementos piauienses.

 

“Optei por uma fotografia que nos remetesse às nossas cores, a terra árida do Centro Sul Piauiense. E me utilizei também de alguns planos sequência para captar sem interrupções e obter cenas mais espontâneas”, explicou o diretor.

 

Ao final do filme, Flávio Guedes espera que o público saia “leve, feliz, cheio de positividade”, assim como nas postagens do Cumpadi Manelim. O personagem, representando a resiliência piauiense, é retratado como uma figura próxima e humana, refletindo a criatividade necessária para enfrentar as dificuldades.

“Espero que motive novos fazedores, novos atores, e que desperte no poder público picoense e nas empresas locais, o interesse em estar e fazer juntos”, concluiu o diretor.

 

O filme segue com lançamentos em outras cidades piauienses. No dia 01/12 às 20h haverá exibição em Picos no Cinema do Piauí Shopping; e nos dias 09 e 10 às 18h será exibido no Cine Maria Bonita em Floriano; o filme ainda segue para Oeiras em janeiro para uma exibição no Cine Teatro Oeiras.

 

Exibições

24/11 – Associação Comercial em Picos 

01/12 – Cinema do Piauí Shopping em Picos

 09 e 10/12 –  Cine Maria Bonita em Floriano

2024 –  Cine Teatro em Oeiras

 

Ficha Tecnica

Roteiro e Direção: Flávio Guedes
Fotografia: Davi Angelo e Flávio Guedes
Trilha Sonora: Mélqui Brito
Produção: Pai de Chiqueiro
Produtora Executiva: Marli Veloso
Som Direto: Pedro Janderson
Assistente de Câmera: Eros Fernandes e Davi Ângelo
Elenco:
Juscelino Moura
Flávio Guedes
Bárbara Sousa
Ana Clarissa
Arlete Sepulvida
Fagner Penha
Maria Eduarda Leal
Franciana Gonçalves
Nidinha Moura
Elenco de Apoio: Comunidade Abóboras

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas