Simpósio Cajuína Patrimonial: repensando o patrimônio

O cajuína patrimonial tem o objetivo de promover o debate e discussão sobre a importância do patrimônio material com profissionais da Arquitetura e área afins, como também cria um espaço de discussão e reflexão com técnicos da área e a sociedade, é um encontro de valor documental e a autenticidade do patrimônio histórico e cultural, pensando sempre na cidade como personagem principal na construção de memórias.
O Simpósio Cajuína Patrimonial é uma realização da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. O evento acontecerá na Casa da Cultura no dia 28 (terça-feira) e 29 (quarta-feira) de maio. E, segundo os coordenadores Alisson Carvalho e Lourrane Silva, o evento propõe debater e repensar questões que envolvam o patrimônio de Teresina. Porquanto, é o momento para discutir o tema com profissionais da área envolvidos com o tema. O simpósio será gratuito e terá inscrição para quem quiser o certificado virtual referente às horas de participação no evento, além disso dará a possibilidade para estudantes participarem como monitores e vivenciarem a parte organizacional de um evento.
Cronograma de palestras:

DIA 28/05

08:00 – Victor Verissimo – Arquitetura e cidade: os desafios da preservação do patrimônio material.
10:00 – Mariana Fiúza e Alex Sampaio – Insurge como mecanismo de vivência do patrimônio material
14:00 – Elane Coutinho e Gabriela Uchôa Palestra: Agenda 2030

DIA 29/05

14:00 – Neuza Melo e Luciene Cardoso – Educação patrimonial


INSCRIÇÕES:

Inscrições para quem deseja o certificado virtual de participação: http://bit.ly/2JzXgZF
Inscrições para monitoria do evento: http://bit.ly/2HILKrr

Biografia dos Convidados:

Victor Verissimo Guimarães
Possui graduação pela Universidade Federal do Piauí (2014). Pós Graduado no Curso de Especialização em Práticas Projetuais em Arquitetura e Engenharia – UFPI. (2015). Tem experiência na área de Projeto, Patrimônio e Design Gráfico. Fez parte do grupo de Pesquisa Amigos do Patrimônio e é membro-pesquisador dos grupos Form. Modernidade Arquitetônica – CNPq/UFPI e Arquitetura e Lugar – CNPq/UFCG.
Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Elane Lopes Coutinho
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí e graduação em Técnico em Processamento de Dados pela Universidade Estadual do Piauí. Pós-graduada em Gestão e Prática de Obras em Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural no Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em patrimônio cultural, conservação integrada, sítios históricos, museologia social, preservação e gestão compartilhada.
Informações coletadas do Lattes em 04/04/2019

Mariana Costa Marques Fiúza
Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal do Piauí em 2016, com uma pesquisa que abordava a competitividade urbana sustentável no Polo de Saúde de Teresina. Mestra em Urban Management and Development, especialização em Urban Strategies and Planning, pelo Institute for Housing and Urban Development Studies, faculdade afiliada a Erasmus University Rotterdam, nos Países Baixos. Atuais interesses de pesquisa englobam Urban Living Labs, plataformas de inovação urbana, iniciativas bottom-up e estratégias transição urbana visando cidades mais sustentáveis.
Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Alex Sampaio Nunes
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Piauí(2011). Tem experiência na área de Direito e é autor do livro “Ressuscito na Cidade Suicida”.
Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Rosa Gabriela Uchoa Lima Oliveira
É Mestra em Planejamento Urbano e Data Scientist pelo programa MSc Smart Cities and Urban Analytics, do Centre for Advanced Spatial Analysis do University College of London (CASA/UCL). Possui Pós-Graduação pelo Programa de Pós-Graduação em Práticas Projetuais em Arquitetura e Engenharia da UFPI (2012). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atuou como professora adjunta do Centro Universitário UNINOVAFAPI e Coordenadora de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Teresina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teresina, agricultura urbana, desenho urbano, requalificação urbana e pós-ocupação.
Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Neuza Brito de Arêa Leão Melo
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas e Jurídicas de Teresina – CEUT (2000), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camillo Filho – ICF (2007), Especialização em História da Arte e da Arquitetura pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camillo Filho – ICF (2006) e Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2011). Atualmente é Arquiteta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, professora do Pitágoras-Instituto Camillo Filho – ICF, professora do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema e Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES – Universidade do Vale do Taquari.
Informações coletadas do Lattes em 19/12/2018

Luciene Brito Cardoso
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1999), especialização em Ciências Ambientais (2002) e em Logística e Distribuição (2016) pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional. Atualmente é professora do PITÁGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO.
Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas