Monise Borges estreia apresentação dedicada às meninas dessa terra

No dia 23 de abril, às 20h, no YouTube, a cantora e compositora Monise Borges estreia uma apresentação intitulada “às meninas dessa terra”, na qual a artista, ao lado de sua banda, interpreta canções que contam sua história, suas lutas, sua ancestralidade.

“Pensamos num formato intimista, num espaço em que nos sentíssemos abraçados e em casa, então escolhemos a Toccata para ser palco dessa apresentação. O público que assistir sentirá que faz parte daquilo, o resultado ficou muito emocionante e bonito. Digamos que abrimos não só as portas da Toccata, mas abrimos o nosso coração e a nossa alma para que o público pudesse se conectar com a nossa história de vida”, diz Monise.

O produtor da banda, Noé Filho, representando a Geleia Total, também assumiu o desafio de ajudar na direção e no roteiro da apresentação, tendo como principais objetivos transmitir o conceito do último EP “Não Vão Nos Calar” e evidenciar a identidade artística de Monise pela interpretação das músicas e os todos os detalhes, como figurino, cenário, roteiro, maquiagem.

A banda é composta por Kamila Canabrava (baixo e backing vocal), Denison D’Johnson (guitarra), Mário Araújo (guitarra) e Javé Montuchô (bateria).  Segundo Kamila Canabrava, acompanhar a trajetória da evolução da banda Monise Borges é algo gratificante, e “às meninas dessa terra” trazem músicas e interpretações que conectam a artista com a sua ancestralidade e ao mesmo tempo representam a luta das mulheres contra as formas de opressão.

“A minha presença como uma mulher instrumentista destaca a representatividade feminina na música e eu espero que inspire e encoraje novas mulheres a ocuparem este espaço”, frisa Kamila.

Foto: José Ailson (Um Zé)

E para embelezar toda essa produção a banda convidou a estilista Sara de Paula para o projeto do figurino, e que evidenciou a ancestralidade indígena da cantora e conexão com sua terra, com o Piauí. Por isso, ela utiliza cartela de cores de tons terrosos. Além disso, o figurino possui pinturas, concebidas e pintadas a mão pelo artista visual Igor Filipe, que apresenta grafismos inspirados em pesquisas de diversos povos indígenas.

“O peixe representa coragem, a transcendência, o movimento de olhar para si e se modificar. Os peixes em fila, um seguido do outro, representam ancestralidade, fluxo e mudança. Já a vértebra de cobra é símbolo de contestação das estruturas e do sistema. Acho que todos esses símbolos representam o trabalho em música e arte, que é o que a Monise está fazendo com tanta maestria.”, diz Igor Filipe.

Foto: José Ailson (Um Zé)

Todo o conteúdo audiovisual é assinado pela 1150 Produções, parceira de longa data das produções da Geleia Total, e que já tinha sido produzido o clipe “Não Vão nos Calar”. A produtora já tem um trabalho valorizando artistas piauienses e, segundo Ícaro Uther, nesta apresentação buscou “aproximá-la o máximo possível dos espectadores, trabalhando com planos contínuos, onde foi quase uma dança, acompanhando os movimentos corporais e emoções de cada música”.

FICHA TÉCNICA

direção
NOÉ FILHO

roteiro
MONISE BORGES
NOÉ FILHO

imagens
ÍCARO UTHER
RAYNARA DE CASTRO

edição
ÍCARO UTHER
HERICK FELIPE

produção executiva
NOÉ FILHO

assistente de produção
JOSELITO VAZ

still
JOSÉ AILSON

cenário
TOCCATA

finalização
1150 PRODUÇÕES

direção musical
MONISE BORGES

voz
MONISE BORGES

baixo e backing vocal
KAMILA CANABRAVA

guitarra
DENISON D’JOHNSON

guitarra
MÁRIO ARAÚJO

bateria
JAVÉ MONTUCHÔ

captação de áudio
AUDMUS

assistente de gravação
TIAGO PABLO

mixagem e masterização
CÁSSIO CARVALHO

stylist
SARA DE PAULA

acessórios
FLÁVIA MATOS
LOPES NETO

costureira
IVONETE MARLY

pinturas nos figurinos
IGOR GANGA

maquiagem
FLÁVIA RACHAEL

agradecimentos
LUIZ AYRTON
MARIANA ARAÚJO
FRIDA CARNAVALESCA

apoio
TOCCATA
EDUARDO VEÍCULOS
RESTAURANTE PICOS HOTEL
VILA TÊXTIL
AUDMUS
CASSETE RECORDS

produção
GELEIA TOTAL
1150 PRODUÇÕES

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas