Confira a programação da nova edição do MARTHE FESTIVAL que será online

Com captação cinematográfica, o evento registrou performances de 5 bandas/artistas piauienses em um dos cartões postais de Teresina.

O Marthe Festival começou em 2017 e somando 3 edições físicas, com mais de 50 apresentações musicais espalhadas por mais de 10 espaços culturais da cidade de Teresina. Incluindo oficinas, palestras, mostras de cinema e de arte, em sua maioria com entrada gratuita para o público. O evento faz parte da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), sendo o único representante do Piauí. Em 2020, o Marthe realizou a ação virtual #PiauiDeCasa, com a presença de 10 artistas piauienses que gravaram versões lo-fi e caseiras de suas canções, no intuito de incentivar a população a realizar o isolamento social necessário no período pandêmico pré-vacina. Os vídeos nas redes da @MartheFestival e no youtube do Hominis Canidae (organizador do festival) tiveram grande receptividade de público com mais de 4 mil visualizações no período.


#MARTHESESSIONS é o evento online do Marthe Festival, ação virtual contemplada no edital da Aldir Blanc através da Fundação Monsenhor Chaves da prefeitura de Teresina, ainda no final de 2020. A proposta consistia na seleção de 5 projetos musicais da capital do Piauí, que mostrassem a pluralidade sonora e cultural de nossa cidade e também a jovialidade da música piauiense. As 5 atrações apresentaram canções autorais e versões de artistas ou bandas piauienses que consideram importantes na sua formação. São eles:


Florais da Terra Quente é um projeto coletivo de trabalhos autorais entre amigos compositores, músicos e outros colaboradores, que busca unir diferentes vertentes musicais e artísticas, visando a diversidade em meio à terra quente da capital do Piauí. O grupo foi formado em Setembro de 2018 e vem ganhando espaço na música piauiense. Após alguns singles e clipes que chamaram a atenção online, o projeto lançou seu primeiro álbum homônimo em 2020, com 9 faixas. Para a nossa sessão, a banda apresentou 2 canções do álbum e uma versão de uma canção do cantautor teresinense Tio.


O projeto Monte Imerso surgiu a partir da troca de materiais e perspectivas sonoras, com a parceria dos compositores Davi Abel e Zacarias Seriano. Com a chegada de Rafael Marques e Jean Sousa e a união de experiências musicais, no começo de 2019 formou-se a banda Monte Imerso. O grupo fez uma série de apresentações na cidade de Teresina, com sua envolvente experimentação sonora. O grupo já lançou 2 EPs em 2020, “Dança da Cidade Melancólica” com 5 faixas e o EP com 2 remixes do mesmo trabalho, além da apresentação ao vivo no Marthe Festival de 2019. Para nosso projeto, apresentaram 2 canções inéditas e uma versão do projeto Duben.

João é natural de Teresina, criado na zona sul da capital piauiense. Com o vulgo de Narcoliricista, lançou seu primeiro trabalho “OMUP – Oscilações Mentais de Um Preto” em 2019, se tornando um dos artistas de destaque da música piauiense. Sendo um artista cada vez mais versátil, passa pelo hip hop, rap, soul e R&B com grande desenvoltura. Com shows e ações realizadas por todas as zonas de Teresina, é um dos destaques da cena preta da cidade. Além do EP de 2019, lançou em 2020 a collab “Pra dar e Vender” e no final de 2021 o EP “Gole de Vida”, com 4 faixas de trap, feito em parceria com outros artistas piauienses, mostrando que é ainda mais versátil do que se apresentava. No Marthe Sessions ele apresenta 2 canções destes trabalhos e uma versão da banda Tupimachine.


A Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo surgiu em 2016 do encontro entre amigos que têm em comum o encantamento pela cultura nordestina. A banda tem como principal influência os grupos tradicionais de Pífano do Nordeste e lançou o primeiro disco, “Rosa dos Ventos” em 2019. Com 14 faixas, o trabalho é dedicado a sua madrinha, a Mestra Maria da Inglaterra. O grupo também já lançou alguns trabalhos audiovisuais como a websérie sobre o processo de produção do álbum e participou já se apresentou em vários espaços e eventos de Teresina e no nordeste. Para o nosso projeto, apresentaram 2 canções inéditas e uma versão do músico Assis Bezerra.


A banda Bia e Os Becks surgiu em 2012, em Teresina, e desde então canta o amor e a liberdade com músicas marcantes e shows de tirar o fôlego por todo o Piauí. A discografia da banda conta com vários singles, os EPs “Conto Amor” (2013) e “Todo Lascado” (2016), os álbuns “Margarethe” (2018) e seu mais recente lançamento, o álbum “Universo Quenga” (2021), com oito músicas que aliam alto teor político e afetivo com ritmos contagiantes e que nos fazem querer colocar o bloco na rua. Para o nosso projeto, a banda apresentou 2 canções autorais do novo álbum e uma versão da banda ONUN.

As gravações do projeto Sessions da MARTHE foi iniciada somente após o avanço da campanha vacinal em Teresina, sendo realizadas no mês de Outubro de 2021 no Parque da Cidade, cartão postal com muito verde, que fica na zona norte da capital piauiense. Agora é a hora e o momento do público poder conferir esse projeto na íntegra.

O #MartheSession será passado em pré-estreia exclusiva para todo o Piauí através da TV Assembleia nos dias 22 e 23 de janeiro (sábado, meio dia e domingo, às 15h) e depois será lançado para todo o Brasil e para o mundo no sábado (29 de Janeiro), às 20h no canal de youtube do Hominis Canidae, realizador do evento.

Além dos vídeos, também, serão produzidos EPs com as músicas ao vivo dos artistas, que serão distribuídos em todos os serviços de streaming do mundo através do selo do Hominis Canidae, ampliando ainda mais o alcance e a divulgação da música e dos artistas do nosso Piauí.

Acompanhe o Marthe Festival nas redes:

https://www.instagram.com/marthefestival/

https://www.facebook.com/mostradeartesdeteresina

Marthe Sessions:

Atrações: Monte Imerso, Bia & os Becks, Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo, Florais da Terra Quente e Narcoliricista.

Pré-estreia: 22 e 23 de Janeiro de 2022 (sábado, meio dia e domingo, três da tarde), na TV Assembléia para todo o Piauí.

Lançamento virtual: Sábado, 29 de Janeiro, às 20h no canal do Youtube do Hominis Canidae (se inscreva no canal).

Ficha Técnica projeto Marthe Sessions:

Realização: Hominis Canidae

Atrações: Monte Imerso, Bia & os Becks, Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo, Florais da Terra Quente e Narcoliricista.

Produção: Diego Pessoa

Direção de vídeo: Javé Montuchô

Edição e montagem: Cleiton Santos e Javé Montuchô.

Edição e captação de Áudio: Audmus.

Fotografia: Renata Fortes.

Captação de Imagens: Karyston Soares, Cleiton Santos e Javé Montuchô.

Designer: Joseane Albuquerque.

Assessoria: #HominisDissemina

Marketing digital: R.A Marketing Digital.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas