Coletivo Voragem lança a exposição “Filhas do Sol do Equador” no Dia Internacional das Mulheres

O Coletivo Voragem lança, no Dia Internacional das Mulheres, 08 de março de 2022, a exposição “Filhas do Sol do Equador”, com curadoria da artista multilinguagem Railane Raio e participação de 13 artistas visuais do coletivo. O coletivo foi idealizado pela artista visual e produtora independente Alana Santo que, desde de 2017, articula exposições com outras mulheres artistas em Teresina, Piauí.

As obras da exposição “Filhas do Sol do Equador” têm em comum o desejo de referenciar a importância da representatividade de mulheres do Piauí em diversos espaços e diferentes atuações, e de honrar estas que vieram antes de nós, abrindo, muitas vezes de forma aguerrida, os caminhos que hoje percorremos. Ainda que em caráter de semente, a exposição se firma como reparação histórica e mapeamento de narrativas potentes dessas mulheres piauienses. A exposição foi construída a partir de 4 eixos norteadores: Artes, Direito, Política e Cidade, visando costurar de forma simbólica as narrativas e as vivências dessas mulheres que marcam e marcaram a história do nosso estado.

A história das 13 mulheres homenageadas e das 13 artistas visuais se cruzam na exposição “Filhas do Sol do Equador”, figurando em um singular e potente encontro de vivências, afetos, pensamentos, lutas, dores, conquistas, legados e sonhos. As 13 artistas da exposição são: Alana Santo, Amandioca Vieira, Ana Cândida, Cacau Almeida, Donaline, Jessica Gomes, Maria Laura, Marília Barbosa, Mika, Railane Raio, Ravenna Ítala, Renata Fortes e Sabrina Oliveira.

A exposição está aberta para visitação no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, que fica na Rua Areolino de Abreu, 900, Centro de Teresina, de 8 de março a 8 de abril de 2022, de terça a sexta de 8h às 17h. Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara e ter em mãos a sua carteira de vacinação.

Acompanhe o Coletivo Voragem pelo instagram @voragem_ e pelo site www.coletivovoragem.com

Exposição Filhas do Sol do Equador
Curadoria: Railane Raio
Abertura: 08 de março de 2022
Horário: 9 horas
Local: Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes
Período de Visitação: 08 de março a 08 de abril de 2022.
Realização: Coletivo Voragem

________________________________________

Nome: Filhas do sol do equador
Local: Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, Rua Areolino de Abreu, 900 – Centro, próximo a Praça da Bandeira.
Abertura: 08/03/2022 às 9 horas
Período de exposição: de 08/03/2022 a 08/04/2022
Realização: Coletivo Voragem
Apoio: Museu do Piauí e Gráfica Ideias Urbanas
Mulheres homenageadas: Maria da Inglaterra, Artenilde Silva, Graci Cruz, Raimunda Teixeira, Amélia Beviláqua, Delegada Vilma Alves, Esperança Garcia, Profª. Fides Angélica Omatti, Jacinta Andrade, Maria Lúcia, Regina Sousa, Francisca Trindade e Profª. Maria Sueli Rodrigues.

Contatos: 

Instagram: @voragem_
Site: www.coletivovoragem.com
E-mail: coletivovoragem@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas