Concurso Jovens Escritores acontece em parceria com o SALIPI

Em destaque no lado direito da imagem há a logo do Concurso Jovens Escritores, é uma página branca onde está escrito o nome do concurso e em cima dessa folha há três crianças desenhadas. Centralizada na imagem, há uma jovem segurando um livro aberto. Ela está sorrindo. Tem a pele branca, o cabelo escuro, curto e cacheado. Usa um óculos de grau de armações redondas e vermelhas. Também usa uma camisa branca com estampas de pequenas rosas vermelhas. O livro tem a capa vermelha e é de capa dura. No fundo da imagem, há várias estantes de livros.

Revisão: Joana Tainá

Destinado a crianças e adolescentes o XV Concurso Jovens Escritores  organizado pela Fundação Cultural Octávio Miranda em parceria com o Sistema O Dia de Comunicação, Fundação Quixote e iniciativas públicas e privadas, tem como principal objetivo estimular a escrita e cultivar a leitura em crianças e jovens de escolas públicas e privadas que estejam cursando o ensino fundamental ou médio.

Todo grande escritor começa a mostrar seu talento quando ainda é uma criança. É nosso papel incentivar esses talentos e ajudar a descobrir novos escritores. É assim que a gente vai formar a próxima geração da literatura brasileira.

A edição deste ano também irá valorizar a participação dos professores, premiando o melhor trabalho docente com um notebook.

A participação é gratuita e o tema geral de 2022 é “O protagonismo juvenil no século XXI”, dividindo-se da seguinte forma:

Ensino fundamental menor (1º e 2º anos) – Produção de uma ilustração com o tema “O planeta é o nosso melhor amigo. Como podemos ajudá-lo?”.

Ensino fundamental menor (3º até 5º anos) – Produção de uma dissertação com o tema “O protagonismo juvenil na escola”.

Ensino fundamental maior (6º ao 9º anos) – Produção de uma dissertação com o tema “O impacto da atuação dos jovens na sociedade”.

Ensino médio (1º ao 3º anos) – Produção de uma dissertação com o tema “Juventude e participação política”.

Professor       orientador    (com alunos inscritos) – Produção de uma dissertação com o tema “A escola e a formação de jovens atuantes”.

Como me inscrevo?

As inscrições do XV Concurso Jovens Escritores podem ser feitas de forma online através do preenchimento de um formulário disponível no site do Portal O Dia (aqui). A produção terá que ser escrita de próprio punho, de preferência, em uma folha de caderno.

Caso você queira entregar a produção na versão impressa é só recortar o formulário disponibilizado nas páginas do jornal O Dia ou fazer o download no site (aqui). Depois basta entregar na recepção do Sistema O Dia de Comunicação (Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 131 – Centro norte-Teresina-PI), até o dia 31 de maio de 2022 às 17h.

Aviso: Não serão aceitos trabalhos com identificação do estudante, do professor e/ou da escola na folha de produção.

E como vai ser a premiação?

O evento de premiação ocorrerá no dia 12 de junho de 2022 dentro da programação do SALIPI. O concurso premiará doze estudantes. Em cada um dos quatro níveis de escolaridade haverá primeiro, segundo e terceiro lugar, sendo os prêmios respectivamente um notebook, uma bicicleta e um smartphone. O prêmio para o professor orientador será um notebook.

Além disso, todos os trabalhos vencedores serão publicados pelo Jornal O Dia. As escolas com produções premiadas com o 1º lugar receberão uma placa de honra, que será entregue posteriormente.

Todas essas informações você pode conferir no edital (aqui).

Conheça outros concurso relacionados à cultura que ainda estão abertos (clicando aqui).

Quer Sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas