Exposição coletiva na Galeria do Mercado Velho mostra trabalhos de jovens artistas

A exposição acontece na Galeria do Mercado Velho de Teresina e tem a sua abertura no sábado dia 14 de janeiro às 10:30 com obras dos artistas Aurora Viana, Erlon Moura, Francisco Araújo, Grazzy, Williams, João Marcos, Jordana Carvalho, Kk-u Almeida, Laura Ferraz, Lorena Lopes, Lucas Figueredo, Maria Fernanda, M. A. Ribeiro, Mumbu e Pancs.

As obras ficarão expostas até o dia 25 de fevereiro e os interessados poderão visitar o espaço de terça a sexta-feira, nos horários entre 10 e 16h e no sábado de 10 à 13:30h.

Segundo Guga Carvalho, a exposição de artes visuais é composta por trabalhos de jovens artistas iniciantes. Mas que surpreendem pela qualidade e inventividade.  São trabalhos em fotografia, vídeo, escultura em arame, pintura em tela. A maioria dos artistas estão expondo pela primeira vez.

Conheça alguns dos artistas

João Marcos

“Para mim essa é a primeira exposição como colagista. Tem sido uma experiência boa que tem gerado aprendizados. Estou tendo essa oportunidade de levar a minha arte para um lugar que outras pessoas podem ver e fazer trocas”, comenta João Marcos.

João Marcos tem 26 anos, é natural de Uruçuí-PI, mas está radicado em Teresina que é o local onde atua como artista. É um MultiArtista, Técnico em Dança, cursa Artes Visuais na UFPI, atualmente é um artista residente no CAMPO que é um espaço de gestão e criação em Arte Contemporânea. Além disso, João atua como membro/organizador do grupo que compõe o Bloco das Xaninhas que acontece em Teresina.

 

Kk-u Almeida

Para Kk-u Almeida, participar de exposições é sempre uma experiência enriquecedora, principalmente quando se trata de uma exposição coletiva em um espaço público, pois permite muitas trocas não só com o público, mas com todos os envolvidos no processo.

“Essas obras fazem parte de uma série maior, e que ainda continua em expansão, que são abstratos. Os quadros foram realizados de forma intuitiva, com abstrações com o intuito de experimentação de materiais. Todas as obras são de técnica mista sobre o papel. E que a ideia é exatamente trazer essas possibilidades de utilização de itens, de recursos, de materiais, sobreposição deles, para verificar o resultado. Como eu gosto muito de formas geométricas, são abstrações com o mote geométrico com sobreposição de cores diversas, inclusive contrastante”, completa.

 

Kk-u (Cacau) Almeida é estudante de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí, atua profissionalmente como consultora e professora de Administração e como professora de Artes na rede municipal de ensino de Teresina. Tem produção artística diversificada com quadros, colagens, esculturas e murais; visando a experimentação de materiais, técnicas e processos. Atualmente pesquisa e cria obras abstratas e obras relacionadas com afetividade, ancestralidade.

 

Jordana Carvalho

 

“É a primeira vez que participo de uma exposição e estou muito feliz. O intuito da minha arte é tocar as pessoas de alguma forma e a exposição é uma oportunidade pra que isso aconteça”, frisa Jordana Carvalho.

Jordana Carvalho tem 22 anos e é fotógrafa, pintora, vídeo maker e estudante de Artes Visuais na UFPI. Ela começou a fotografar com 11 anos de idade quando ganhou a sua primeira câmera e desde então nunca mais abandonou essa paixão. Com um processo de criação espontâneo, Jordana sempre fotografa aquilo que está próximo e o maior exemplo disso são os seus trabalhos expostos na galeria. Fotografar para a artista é algo rotineiro, está no seu dia a dia e o seu contato com a natureza fica evidente nas suas fotos.

 

Lucas Figueredo

 

“É uma oportunidade muito gratificante, poder expor pela primeira vez na Galeria do Mercado Velho, justamente o lugar onde vi uma exposição pela primeira vez”, diz Lucas Figueredo.

 

O artista mostra seu trabalho que se finca na pesquisa da colagem e fotografia. Para a colagem Lucas tem um processo de criação costuma ser desordenado. Geralmente ele parte de uma ideia ou um pedaço de ideia, outras vezes escolhe uma imagem e vai construindo a obra aleatoriamente. Já na fotografia ele tenta aproveitar o máximo quando está com a câmera em mãos, por isso a câmera compacta é uma companheira inseparável.

Lucas Figueredo tem 20 anos, cursa pedagogia na UFPI e é artista desde o final de 2018. Começou por meio da criação de um zine fazendo produção de colagem, lambes, desenhos e pinturas. Atualmente o artista trabalha principalmente com fotografia e colagem digital. Suas maiores influências vêm da música. Na colagem ele utiliza cores saturadas, composições caóticas, fotos autorais e experiências pessoais

 

Mumbu

 

“Em pensar que minha primeira experiência ocorre no Mercado Velho que é centro das criações piauienses, isso é muito gratificante”, comenta Mumbu.

Segundo Mumbu, Protea por si só é uma análise das relações e um estudo de cultura e vivências, ela alcança ou tenta alcançar essas discussões e faz parte, enquanto obra, de uma serie de estudos acerca do culto e desse corpo cultural.

Mumbu tem 23 anos e nasceu em Simplício Mendes, mas foi criado em Brasília e reside em Teresina, onde tem construído também suas vivências. É um Arte-educador em formação e vive experimentando um pouco de tudo.

 

Erlon Moura

 

“Está sendo extremamente gratificante participar do evento, a exposição deu oportunidade para estudantes do curso de Licenciatura Artes Visuais apresentarem seus trabalhos. O intuito dos organizadores (Vicente, Bruna e Guga) é ceder oportunidade a artistas que ainda não tiveram seus trabalhos expostos em galerias”, comenta Erlon Moura.

As obras que Erlon escolheu possuem uma temática urbana com postes, fios, construções. Seu intuito foi criar um paralelo entre o emaranhado de fios com as conexões/movimentações entres as pessoas do centro de Teresina e criar o “caos urbano”.

Artista natural de Teresina – PI e estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem trabalhos em aquarela no Museu das Letras do Piauí “Casa Odilon Nunes” em Amarante – PI, e, recentemente, participou da exposição “Dança das Gravuras” na Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Serviço

Exposição Coletiva
Local: Galeria do Mercado Velho
Abertura: Dia 14/ 01 (sábado) às 10:30
Duração: De 14 de janeiro a 25 de fevereiro
Horário: Terça a sexta feira das 10h às 16h/ Sábados de 10h às 13h30

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas