Conheça o bloco Piauí Samba que atua como um movimento cultural

O diretor do movimento Cultural Piauí Samba Roberth Gleydson recebeu a Geleia Total com muita alegria, para contar sobre as conquistas dos 18 anos do grupo.

“Pra gente é um prazer falar desse movimento que atua no cenário durante todo o ano, o Piauí samba surgiu em 2005 através da necessidade de fazer um dia específico na carnaval de Teresina, propriamente a segunda-feira, pois no domingo aconteciam os desfiles das escolas de samba. Então, a segunda-feira era como válvula de escape para as pessoas se divertirem, já que aos domingos e terças teria concorrência, com essa desculpa surgiu o movimento Piauí Samba pra agregar todos os sambistas, amantes e defensores da arte.”

Além do Samba no Pé, o movimento cultural promove diversas ações para a sociedade piauiense e fora do Estado.

“O Piauí Samba tem uma relevante representatividade no Estado através de suas ações culturais e principalmente sociais, pois realiza o ano inteiro eventos. Seja no dia do Piauí, no dia de Teresina ou no dia do Samba. Temos uma ação social que já é reconhecida até em São Paulo. O sucesso de Teresina está sendo feito em São Paulo através da oficina do samba, onde no dia do samba e na semana que antecede o carnaval a gente realiza uma campanha de mobilização sobre a importância da doação de sangue.”

O Diretor Cultural relembra que o Piauí Samba já gravou dois Dvds no Teatro 4 de Setembro, o primeiro Dvd foi chamado de “Piauí samba compositores”, e o segundo  foi o “Piauí Samba Duetos”, onde reuniram no Teatro 4 de setembro o principal palco da cultura do Piauí, nomes como Fátima Castelo Branco, Zé Marques, Soraia Castelo Branco, Juvenal Dedê, Luana Campos da Banda Top Gan, Gil DV, entre outros intérpretes, compositores além das inúmeras lives produzidas nesse período da pandemia,com o objetivo de valorizar promovendo a ascensão do samba em todo o Piauí”, destacou.

Roberth ressalta que são realizados diversos encontros de sambistas durante o ano. “Para a gente, é um prazer está aqui hoje falando dessa nossa paixão que é o samba. E eu acabei de gravar um álbum com músicas do nosso poeta Vavá Ribeiro, gravei também as do Lázaro do Piauí, do Paulinho do Cavaco, do Bonzá Monteiro, gravei um samba enredo agora no Rio de Janeiro com o intérprete oficial da Estação Primeira de Mangueira, o Marquinho Arte Samba, e também com o intérprete oficial da Acadêmicos do Salgueiro, o Emerson Dias. Então, é uma conquista para o samba do Piauí, para o movimento cultural Piauí Samba, essa fusão da Estação Primeira de Mangueira e de Salgueiro”, afirmou.

O Movimento que vai além do samba carnavalesco se tornou uma espécie de escola para os sambistas participantes do grupo teresinense.

“O Piauí Samba representa a união e o encontro dos sambistas de Teresina, que durante os finais de semana do ano, cada um tá pra um canto da cidade, tocando ganhando o seu pão de cada dia. E o bloco Piauí Samba foi criado com essa intenção de reunião dos sambistas no carnaval, ou queríamos levar pra segunda-feira de carnaval  no Bloco Piauí Samba, diretamente da praça do Bairro Monte Castelo, um grande encontro de samba, o que a gente já faz durante todo o ano. E já que o carnaval é um melhor e maior momento do samba, está aí um grande motivo para comemorar”, concluiu Roberth Gleydson.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas