Dança: Espetáculo Guiança de Ireno Júnior representa o Piauí no SESC Amazônia das Artes 2023

Foto do palco, três dançarinos apresentam o espetáculo Guiança. Sob uma luz verde que simula está debaixo d'água, os três dançarinos chapéus de palha que lhes cobrem os rostos. Foto por Caio Silva.
Foto por Caio Silva

“Guiança pra mim tem uma relação muito de alteridade. O modo como eu danço, eu sempre estou dançando com alguém, então, ali o ato de dançar é sobre dançar junto, dançar guiando e sendo guiado.” (Ireno Júnior)

Nos meses de maio e agosto de 2023, o espetáculo Guiança, idealizado e dirigido por Ireno Júnior, irá circular pelos estados da Amazônia legal e Piauí, como parte do projeto Sesc Amazônia das Artes 2023.

Guiança surge da necessidade de dançar junto, tendo a ação de guiar como fundamento da dança. Nesta dança de guianças, deseja-se inventar outras realidades em cena. Dançar como piauienses samurais, dançar como sereias, dançar como um corpo que guerreia ao dançar, um corpo que está em constante movimento para justamente lidar com os assombros, um corpo que guerreia para lidar com os assombros.

O espetáculo acontece pela possibilidade de fabular existências dançantes que se multiplicam pelas sombras projetadas que, também, dançam e compõem a cena. Dançar como quem guia, para se deixar ser guiado em atos de afetação em dança.

Os elementos que compõem o espetáculo são construídos de um modo que conectem todas essas relações, desde a trilha sonora que traz junto a seus tambores tanto a cultura nordestina quanto o imaginário dos samurais. No figurino, também há elementos nordestinos (e piauienses): o grande chapéu de palha que protege do sol; a rede que utilizamos para descansar e que aqui é resignificado para construir esse figurino.

“(…) e tem os brilhos também, que pra mim é uma camada de uma pele brilhosa, que faz relação com a sereia, com esses corpos que brilham… e, de um certo modo, o corpo da gente brilha. Nossas carnes piauienses brilham.” (Ireno Júnior)

Guiança é um espetáculo de dança de concepção, direção, coreografia e dramaturgia de Ireno Júnior, criado e dançado com Samuel Alvís e Datan Izaká dentro da plataforma de criação, produção e formação “Danças Que Temos Feito”. O trabalho conta com o apoio da Escola Estadual de Dança Lenir Argento e do Balé da Cidade de Teresina.

Sesc Amazônia das Artes

O projeto constitui uma Rede de Intercâmbio das Artes e da Cultura entre 08 estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins) e o estado do Piauí como convidado. O projeto pretende dar visibilidade para as diversas potencialidades estéticas que aparecem na região amazônica, propondo encontrar respostas criativas e alternativas para as dificuldades encontradas, como a do custo amazônico e a escassez de políticas públicas.

“Em um cenário ainda muito difícil para produção e difusão do fazer artístico no Brasil, projetos como esse nutrem o desejo condicionante por dançar. Dançar como condição de existir no mundo, percebendo as metamorfoses que nos atravessam em atos transitórios de existir.” (Ireno Júnior)

Após indicação, o espetáculo Guiança foi aprovado pela comissão de curadores dos SESC de todos os estados participantes do projeto. O espetáculo será apresentado nos estados da Amazônia Legal e Piauí. A circulação ocorrerá em 2 etapas, uma em maio e outra em agosto. Segue abaixo a agenda de apresentações:

Maio de 2023

Espetáculo Guiança

1º Circuito de apresentações Projeto Sesc Amazônia das Artes 2023

08/05/23 – São Luiz (Maranhão – Brasil) às 15H, Teatro Cazumbá – Centro Histórico
10/05/23 – Rio Branco (Acre – Brasil) às 19H, Usina de Arte
12/05/23 – Palmas (Tocantins – Brasil) às 20H, Teatro Sesc Palmas
14/05/23 – Ji-Paraná (Rondônia – Brasil) às 16H, Auditório Leila Barreiros

Agosto de 2023

Espetáculo Guiança

2º Circuito de apresentações Projeto Sesc Amazônia das Artes 2023

08/08/23 – Cuiabá (Mato Grosso – Brasil)
10/08/23 – Macapá (Amapá – Brasil)
12/08/23 – Roraima (Boa Vista – Brasil)
14/08/23 – Manaus (Amazonas – Brasil)
18/08/23 – Teresina (Piauí – Brasil)

Ireno Júnior

É pessoa artista da Dança. Tem atuado no fazer artístico como pessoa diretora, curadora, coreógrafa, bailarina, produtora e dramaturgista em dança. Atualmente, faz doutorado em Dança na UFBA, onde fez mestrado e especialização em Dança. É pessoa diretora e curadora do Turbulência Encontros de Danças. Coordena de forma colaborativa dois projetos piauienses: Danças Que Temos Feito e Congresso FORMA. Atualmente, é pessoa docente da Escola Estadual de Dança – Lenir Argento. É pessoa diretora e criadora de espetáculos que foram dançados em diferentes espaços e festivais do Piauí e em outros estados, tais como: Guiança (2022), Valentar (2021), Braços Pra Que Te Quero (2018), Eólico desdobrado (2017). Tem pesquisado sobre a “vulnerabilidade como jeito de fazer em dança”, e suas criações problematizam os assombros no/do corpo, assunto que vem desenvolvendo no doutorado em Dança.

Danças Que Temos Feito

DQTF é uma plataforma de criação, produção e de ações formativas em Dança, coordenada pelas pessoas artistas Ireno Júnior (PI) e Samuel Alvís (PI), ambas pessoas coreógrafas e pesquisadoras em dança. O Danças Que Temos Feito tem o intuito de dialogar e colaborar com pessoas e lugares, tendo afeto como mote central para pensar na produção crítica de danças que indagam questões por meio de suas práticas, bem como pensar nas danças que estão por vir – danças para inventar, questionar, desistir, insistir. Dentre os projetos e/ou danças vinculados ao DQTF: Que Dança Você Tem Feito Na Quarentena? (2020), Paragem-live (2020), Live Mais Dança (2020), Valentar (2021), Sabbath da Brixa (2022), Eitta James (2022), Guiança (2022), Sorria (2022). Este repertório de criações em dança foi apresentado em festivais de Teresina/PI e de outros estados do Brasil, assim como no meio virtual de comunicação. O mais recente projeto da plataforma é o Turbulência Encontros de Danças, evento que teve sua primeira edição em 2023, reúne apresentações artísticas, oficinas e residências de criação em dança e suas conexões.

Instagram: @irenojuniorr e @dancasquetemosfeito
Site: www.dancasquetemosfeito.com

Fonte: Programação Amazônia das Artes 2023

Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas