Novo livro explora o Letramento Literário Queer e sua importância na diversidade e na educação

Foto do livro Letramento Literário e Diversidade de autoria de Roberto Muniz Dias. O livro tem a capa roxa e as letras da palavra "diversidade" estão cada uma de uma cor formando um arco-íris. O livro está em cima de uma mesa de madeira escura. Ao fundo uma janela desfocada.

 

O pesquisador e escritor, Roberto Muniz Dias (@robertomundias), lança seu mais recente livro, “Letramento Literário e Diversidade: Por que um Letramento Literário Queer?”. Nesta obra provocadora, Muniz investiga a seleção e o estudo de textos literários homoafetivos/queer contemporâneos nas salas de aula, destacando a importância do Letramento Literário e da Teoria Queer nesse contexto.

“Letramento Literário e Diversidade” surge como uma resposta às dificuldades enfrentadas ao introduzir esses temas específicos nas escolas, especialmente no ensino médio. O autor propõe uma intervenção de Letramento Literário Queer, visando fortalecer a base teórico-argumentativa para a produção de textos pelos alunos, tendo em vista a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Compreendendo a necessidade de uma educação inclusiva e diversa, o livro destaca o papel da literatura como ferramenta para explorar questões de gênero, sexualidade e identidade. Ao adotar uma abordagem interdisciplinar, o autor argumenta que a inclusão de textos literários queer nas práticas pedagógicas proporciona aos alunos uma compreensão mais abrangente da sociedade contemporânea, promovendo a empatia, o respeito e a valorização da diversidade.

Roberto Muniz Dias é reconhecido por sua expertise em educação e tem ampla experiência no campo. Seus estudos e pesquisas se concentram no uso da literatura como ferramenta de transformação social, especialmente no contexto educacional. Neste livro, ele compartilha suas reflexões e propostas para um ensino literário mais inclusivo e abrangente. Nestas propostas, utilizou as obras Em nome do desejo e A idade de ouro do Brasil, ambas do escritor João Silvério Trevisan.

“Letramento Literário e Diversidade: Por que um Letramento Literário Queer?” destina-se a educadores, pesquisadores, profissionais da área de educação e todos aqueles interessados em promover um ambiente escolar mais inclusivo. A obra oferece uma visão aprofundada dos fundamentos teóricos e práticas pedagógicas do Letramento Literário Queer, fornecendo ferramentas práticas para sua implementação em sala de aula.

Este livro instigante e provocador desafia as normas tradicionais da educação literária, oferecendo uma nova perspectiva sobre como abordar a diversidade e a inclusão nas escolas. Com sua abordagem ousada, “Letramento Literário e Diversidade” tem o potencial de revolucionar a forma como a literatura é ensinada e percebida, abrindo caminho para uma educação mais justa e igualitária.

Quer conhecer mais sobre Roberto Muniz Dias? Leia o perfil do autor que fizemos aqui na Geleia. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas