Conheça a diversidade da produção cinematográfica piauiense na VI Mostra Sesc de Cinema – Panorama Estadual

Ir ao cinema já virou parte da rotina da maioria dos piauienses, porém muitas vezes o que chega ao público é um catálogo com a predominância de filmes internacionais. Dessa forma, perdemos grandes oportunidades de conhecer as produções brasileiras e piauienses, que traduzem a nossa identidade cultural e mostram narrativas diversificadas. Por isso, a “VI Mostra Sesc de Cinema – Panorama Estadual” vem com a proposta de valorizar o cinema piauiense, mostrando as idiossincrasias do nosso povo.

Esse será um momento de celebração da produção piauiense e acontecerá do dia 22 ao dia 24 de novembro no Cineteatro do Sesc Cajuína. Além de apresentar a produção audiovisual piauiense, o objetivo é oferecer aos cinéfilos um momento de diálogo com os produtores.

 

 

Segundo o curador, Maurílio Castelo Branco, a mostra é composta pelos Panoramas Estadual, Brasil e Infantojuvenil. Os dois últimos ficam hospedados no site (https://vimeo.com/MostraSesc ) durante o mês de novembro.

 

“No Panorama Estadual é selecionado um filme de cada estado para compor a mostra nacional. E, no caso desse ano, foi selecionado o “Comigo Não Se Pode” da Tássia Araújo para a mostra Brasil, já o filme a “A Morte da Mímica” do José Quaresma foi selecionado como o destaque entre os inscritos”, afirma Maurílio.

 

Os filmes foram criteriosamente selecionados por comissões estaduais, assegurando assim uma experiência cinematográfica rica em qualidade artística e cultural, além de uma curadora externa. A mostra contará com a presença de Tássia Araújo, José Quaresma e Monteiro Júnior para um diálogo com o público sobre as suas produções.

 

A VI Mostra Sesc de Cinema, portanto, acaba se tornando uma plataforma para mostrar as produções do cinema brasileiro e permitindo aos produtores locais divulgarem as suas obras no cenário nacional.

 

Além da exibição dos filmes e bate-papo o Sesc promove ainda a oficina de curta-metragem “Alinhavando Registros, Costurando Memórias”, programada para os dias 23 a 29 de novembro que será ministrada pela jornalista e documentarista piauiense Milena Rocha.

A oficina será um espaço para diálogos sobre a criação de narrativas, utilizando técnicas de produção audiovisual. A oficina é direcionada a interessados em realizar curtas e abordará temas como a construção de roteiro, a gravação e a  edição de vídeos curtos, que serão exibidos ao final do curso.

 

As inscrições para a oficina estão abertas até 23 de novembro na Central Sesc Cajuína. As informações detalhadas sobre a VI Mostra Sesc de Cinema, incluindo a programação completa e os valores da oficina, podem ser encontradas no Instagram do Sesc Cajuína (@sesccajuina). Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3230-9990.

Confira a programação completa da VI Mostra Sesc de Cinema:

 

22/11 (Segunda-feira)

 

19h: “A Morte da Mímica” (Monteiro Júnior)

19h12: “Comigo Num Se Pode”

20h12: Debate com Tássia Araújo, José Quaresma e Monteiro Júnior

Local: Cineteatro do Sesc Cajuína

Entrada gratuita | Classificação: 16 anos

 

23/11 (Terça-feira)

 

19h: “Gorete Canivete” 

19h15: “Cidade entre rios”

19h35: “Antonico: Por onde andam os migrantes nordestinos?”

20h: “Boa noite, boa sorte!”

20h18: “Estalos”

20h40: “Terra querida”

Local: Cineteatro do Sesc Cajuína

Entrada gratuita | Classificação: 16 anos

 

24/11 (Quarta-feira)

 

18h: “Terra nossa”

18h30: “Arco-íris, o filme”

18h50: “Parquinho”

18h55: “Umbigança”

19h06: “Ventos do Delta”

19h16: “Memórias de quase cinema”

19h49: “Um café e um cigarro”

19h54: “Cinema para os mortos” 

Local: Cineteatro do Sesc Cajuína

Entrada gratuita | Classificação: 16 anos

Fonte: https://www.sesc.com.br/atuacoes/cultura/audiovisual/mostra-de-cinema/

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas