70 anos de Ulisses entre o amor e a morte no Sesc Cajuína

Sesc celebra 70 anos da obra “Ulisses entre o amor e a morte”, de O. G. Rego de Carvalho

O campo literário possui um verdadeiro acervo de valiosas memórias e obras. A partir de um extenso histórico de escrita, o Sesc no Piauí homenageia a sétima década da obra “Ulisses entre o amor e a morte”, de O. G. Rego de Carvalho.

Composto por workshop, exposição, palestra e apresentação teatral, a programação acontece nos dias 16, 17 e 19 e de dezembro, no Sesc Cajuína, articulados pelo Grupo Corpos de Teatro Independente, dirigido pelo artista multifacetado Adalmir Miranda.

No dia 19/12, às 19h, no Teatro do Sesc Cajuína o Grupo Corpos Teatro Independente apresenta Teatro em preto e branco, uma adaptação da obra “Ulisses entre o amor e a morte”. A peça tem a direção assinada por Adalmir Miranda (@adalmirmirandaoficial).

Além da apresentação teatral, nos dias 16 e 17 de dezembro, tem workshop e palestra em homenagem aos 70 anos de publicação do livro de O. G. Rego de Carvalho, conectando literatura e teatro. O valor dos ingressos é apenas a doação de 1kg de alimento não perecível.

Ulisses entre o amor e a morte (1953)

O romance de O. G. Rego de Carvalho é normalmente classificado como um romance “psicológico ou introspectivo”. A análise deste trabalho centra-se nos intensos jogos psicológicos inerentes aos personagens de Ulisses, enquanto outros personagens atuam com as diversas possibilidades situacionais deste jogo.

A atmosfera dramática da narrativa é potencializada pelo confronto paradoxal entre as posições realistas e filosóficas dos personagens, que buscam a coerência para reivindicar a verdade. No entanto, essas pesquisas produziram conclusões diametralmente opostas. Como personagem central, Ulisses revela as fraquezas e contradições cognitivas inerentes ao intelecto pré-púbere. Sua subjetividade domina todo o seu mundo interior conflituoso, refletindo o que o rodeia.

Grupo Corpos Teatro Independente

Fundado em 1986 em Teresina, o Grupo é parte importante da trajetória do teatro na região. Começou como um grupo universitário que tinha como principal objetivo desenvolver as artes teatrais, integrando-se à comunidade por meio de pesquisas realizadas em bairros da capital e cidades do interior. O grupo conta com o apoio de instituições culturais municipais e estaduais e da Universidade Federal do Piauí.

Além do trabalho de pesquisa, o Grupo Corpos Teatro Independente também se destaca nas apresentações, nas quais participam diversos grupos da comunidade e do sertão. Um marco nesse esforço coletivo foi o espetáculo “Eleição”, que reuniu todas essas diferentes perspectivas na formação do grupo. Esta iniciativa não só contribui para o desenvolvimento artístico, mas também promove a integração cultural e fortalece a cena teatral local.

Workshop teatral sobre a obra Ulisses entre o amor e a morte

O conteúdo a ser desenvolvido durante o Workshop enfatiza a experimentação prática dos elementos expressivos da linguagem literária e a adaptação para o teatro.

Grupo/ou artista: Adalmir Miranda
Dia: 16 e 17/12/2023
Horário: 09h às 12h
Duração: 8 horas
Local: Sesc Cajuína
Qual a forma de inscrição? inscreva-se no dia, de forma gratuita (colaboração com um quilo de alimento não perecível)
Classificação indicativa: 16 anos acima
Quantidade de vagas: 20

Homenagem ao O.G rego de Carvalho, pelos 70 anos da Obra: Ulisses entre o amor e a morte – Espaços e Memórias bibliográficas

Grupo/ou artista: professor Carlos Evandro Eulálio e professor Adalmir Miranda
Dia: 16/12/2023
Horário: 18h30
Duração: 1h
Local: Sesc Cajuína
Classificação indicativa: livre
Quantidade de vagas: livre
Valor/ingresso: entrada solidária (1kg de alimento não perecível)

Teatro em preto e branco

Dia: 19/12/2023
Horário: 19h
Duração: 75 minutos
Local: Sesc Cajuína
Classificação indicativa: Livre
Quantidade de vagas: 440
Valor/ingresso: Entrada solidária (1kg de alimento não perecível)

 

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas