O espetáculo “Crisálida de Ar” estreia em União-PI na Mostra de Artes

Foto: José Ailson Nascimento

Com uma temática social, a peça de teatro “Crisálida de Ar”, será apresentada na cidade de União-PI em 15/12, às 18h, no Centro Cultural Benedito Martins Napoleão do Rêgo, como parte da Mostra de Artes que reúne trabalhos da casa e espetáculos convidados.

O evento visa destacar os trabalhos das oficinas desenvolvidas no centro cultural e dinamizar o espaço com apresentações culturais. A Associação Cultural Uniartes incluiu na programação obras de Teresina para enriquecer o evento.

“Crisálida de Ar” é um espetáculo de teatro físico protagonizado por Rakciel Leite e Alisson Carvalho, refletindo sobre a exploração do trabalho nas carvoarias e a exploração contemporânea dos corpos negros.

O propósito da peça é evidenciar a visceralidade nos corpos que atravessam os fornos de carvão, corpos acorrentados ansiando por ascensão e libertação da exploração. A crisálida metafórica revela o impacto do trabalho hostil, das chamas que queimam e obscurecem o horizonte com a densa fumaça expelida pelas carvoarias, conferindo aos corpos uma visibilidade quase fantasmagórica. Em meio a essa neblina, quem são os vultos? Quem são os explorados?

Rakciell Leite é bailarino, coreógrafo e ator. Iniciou sua carreira artística em 2005 na CIA de Dança Cynthia Layana onde participou de diversos festivais de dança tanto estaduais quanto no Norte e Nordeste. Em 2009 o artista começou a desenvolver estudos coreográficos com as danças Populares Brasileiras e a Dança Contemporânea, assim se identificando e destacando-se cada vez mais com esse lado artístico. Participou, desde então, de muitos festivais de dança de Teresina, festivais regionais e festivais nacionais como o Festival de Dança de Joinville. Como coreógrafo montou espetáculos em escolas e em projetos sociais como a Escola Municipal de Artes Beija-Flor. 

Alisson Carvalho é ator e diretor de teatro. Participou da Trupe Liceu Piauiense nos anos de 2006 e 2007, onde atuou como ator nas peças teatrais: “Provocações” (2006) e “Relações” (2007). Ingressou no Grupo de Teatro Renascer no mesmo ano e, além disso, participou do Núcleo de Criação Teatral do Teatro do Boi, onde colaborou como ator no espetáculo “Boa Sorte Crispim” (2008). Posteriormente ingressou no grupo de teatro Épica Cia de Criação e cooperou como ator nos espetáculos: “Sangue” (2008), “Três” (2009) e “Secante” (2010). No mesmo grupo atua como oficineiro no projeto Encontros Épicos patrocinado pelo BNB e como atua como diretor na peça “Uma cama quebrada” (2019). Atuou também como diretor no espetáculo “Nós do Piauí” (2019).
Atualmente participa do grupo Bolso de Criacionismo, onde contribui como ator e diretor no espetáculo Crisálida de Ar (2023). Alisson participou de inúmeros festivais de teatro no estado como festivais de teatro de Teresina, da Juventude, festivais de Dança, festival de Floriano, Festival de Timon; festivais Nacionais e Internacionais como o Festival de Teatro Estudantil do Agreste em Caruaru durante dois anos, FETEAG, Festival Internacional em João Pessoa, entre outros.

Após a peça, o público terá a oportunidade de prestigiar a Orquestra Jovem de União e todo o repertório do grupo. As apresentações são abertas a todos os públicos, e a entrada é gratuita.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas