O Theatro 4 de Setembro será palco de exposição e de peça teatral que abordam o tema do trabalho escravo.

No dia 16 de abril (terça-feira) o grupo Criativa DUO e o artista João Marcos ocuparão o espaço do Theatro 4 de Setembro para evidenciar um assunto de extrema importância para os direitos humanos: o trabalho escravo e seu impacto nas comunidades tradicionais.

 

O público contará com a exposição de artes visuais intitulada “Bonecos”, que faz parte da pesquisa de João Marcos para outra exposição realizada na Galeria de Arte do Mercado Velho e intitulada Laboratório de Materiais. A obra pretende mostrar lembranças, imagens e corpos vítimas do trabalho escravo nas carvoarias, com foco na infância, para alertar sobre o trabalho infantil.

A proposta de criação das peças era utilizar materiais-chave ordinários e convencionais, permitindo que a fluidez do artista construísse a obra. Com essa provocação, João Marcos foi desenvolvendo sua pesquisa sobre a relação entre o homem e a matéria, no caso, o carvão. As transformações do elemento e a busca pela matéria-prima o levaram às carvoarias e ao contato com a temática.

João Marcos problematiza esse corpo-carvão, como os homens interagem com o material e o que há nessa relação. Nesse ponto entra a pesquisa do Criativa DUO sobre os carvoeiros. Ambos trabalham o carvão como elemento principal da peça e demonstram como o trabalho pode ser um espaço de violência para corpos marginalizados.

 

A exposição ocorrerá no Theatro 4 de Setembro e poderá ser apreciada antes da apresentação da peça “Crisálida de Ar”. Juntos, os trabalhos demonstram a urgência de colocar em evidência um assunto que muitas vezes é negligenciado, mas que, quando transformado em arte, ajuda a aproximar as histórias de pessoas que frequentemente ficam invisíveis na abstração dos dados.

 

Foto: José Ailson Nascimento

Os artistas lembram que a erradicação do trabalho escravo é uma das metas da Organização das Nações Unidas (ONU), pois desde que foram criados grupos de fiscalização, foi registrado um aumento de 63,4 mil trabalhadores flagrados em situação análoga à escravidão.

 

“A apresentação e a exposição serão momentos de reflexão. Muitos de nós deixamos passar situações de exploração; um exemplo são os trabalhadores domésticos que eventualmente são resgatados de famílias dentro de centros urbanos e que nunca tiveram seus direitos pagos. Vivem uma vida de servidão que se camufla com os afetos familiares, mas que nunca serão das famílias que os exploram. Alguns não têm liberdade nem para deixar seus locais de trabalho”, frisa Rakciel Leite, diretor coreográfico da peça “Crisálida de Ar”.

 

Ficha Técnica da peça Crisálida de Ar:

Direção: Rakciel Leite e Alisson Carvalho
Concepção e criação coreográfica: Rakciel Leite
Figurino: Rakciel Leite
Cenário: Criativa DUO
Maquiagem: Savana Victória
Sonoplastia: Athos Rodolfo
Produção: Geleia Total
Classificação: Livre
Duração: 60 min

Ficha Técnica da exposição Bonecos:

Artista: João Marcos
Titulo: Bonecos
Materiais: Tecido de Rede com carvão
Data: 2024
Rede Social: @caradetixim

Serviço:

“Crisálida de Ar” e exposição “Bonecos”
Local: Theatro 4 de Setembro
Data: 16/04
Horário: 19h

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas