Marcelo Rubens Paiva, autor de “Ainda Estou Aqui”, é confirmado no Salipi 2025

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor da obra Ainda Estou Aqui, está confirmado para a 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que acontecerá de 6 a 15 de junho de 2025, no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esta será a segunda participação do escritor no evento; a primeira ocorreu em 2017. A presença de Marcelo foi confirmada na tarde desta quinta-feira (6), após uma reunião entre membros da Fundação Quixote, organizadora do Salipi, e autoridades da UFPI.

Marcelo Rubens Paiva é escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro. Seu livro “Ainda Estou Aqui” inspirou um filme homônimo, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Melo e que foi reconhecido internacionalmente e, no último domingo (2), conquistou o Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.

O presidente da Fundação Quixote, o professor Kássio Gomes, afirma que a presença do escritor é para visibilizar suas obras para todas as gerações e permitir que o público de todas as idade saibam o que foi o período da ditadura no Brasil.

“Ter o Marcelo Rubens Paiva novamente no Salipi é possibilitar que não apenas a nossa geração, mas outras que estão em formação, tenham contato e acesso a um escritor que conseguiu fazer a sua voz ecoar através de um conteúdo crítico sobre o que foi a verdadeiramente a Ditadura no Brasil, e mais que isso, de como nós precisamos entender que o que se passou com a família Paiva e milagres de famílias no Brasil não pode se repetir jamais. Todo tempo é de tempo de reafirmar a democracia e a liberdade. Os livros ainda são as melhores sementes e os melhores antídotos contra a ignorância”, pontua.

SaLiPi 2023 – Foto Thanandro Fabrício

Com o sucesso do filme, o Governo do Piauí anunciou a adoção do livro nas escolas da rede estadual. A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou que a presença de Marcelo Rubens Paiva no Salipi proporcionará debates sobre questões sociais abordadas na obra.

“Mais do que literatura, o evento trará uma reflexão essencial sobre o período da ditadura no país, além de discutir o papel da mulher, representado por Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, que lutou incansavelmente contra o silenciamento da liberdade e em defesa da democracia”, afirmou a reitora.

Outro best-seller de Marcelo Rubens Paiva é Feliz Ano Velho (1982), citado no filme, que narra sua experiência de vida após o acidente que o deixou tetraplégico aos 20 anos. O autor descreve as dificuldades físicas e emocionais enfrentadas, desde a internação hospitalar até a adaptação à nova realidade. A obra traz momentos de humor e ironia, evidenciando sua capacidade de lidar com a situação. Além dessas obras, Rubens Paiva é autor de outros 13 livros, além de ter assinado peças de teatro e roteiros de cinema.

Outra confirmação no Salipi deste ano é da professora do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) Sônia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em física no Brasil e também a primeira professora negra do ITA. Esta também é uma das palestras mais aguardadas na programação.

Sueli Rodrigues patrona do Salipi 2025

Em sua 23ª edição, o Salão do Livro do Piauí celebra 11 anos de parceria com a UFPI e prestará homenagem à professora Maria Sueli Rodrigues, que será a patrona desta edição do Salipi. Ela que faleceu aos 58 anos, após ser diagnosticada com a doença do neurônio motor em sua forma bulbar. Sueli integrava o quadro de professores da universidade. 

Sueli Rodrigues foi uma militante, feminista negra e defensora dos Direitos Humanos, tendo concorrido aos cargos de vereadora de Teresina e governadora do Piauí. Com formação em Ciências Sociais e Direito, possuía mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorado em Direito, Estado e Constituição. Como professora da UFPI, atuava nos programas de pós-graduação em Sociologia e Gestão Pública, além de integrar grupos de pesquisa sobre africanidades, afrodescendência, direitos humanos e cidadania.

O evento também prestará homenagem à escritora e jornalista Clarice Lispector, assim como ao sociólogo piauiense Clóvis Moura, em comemoração ao centenário de nascimento de ambos neste ano.

Novidades do Salipi

O Salipi é um evento que se reinventa a cada ano e Kássio Gomes adianta as novidades para esta edição. “Há sempre uma novidade que chama a atenção do público, seja através da programação, ou das mudanças na estrutura física com a criação novos espaços ou na reativação de alguns que já existiram e foram sucesso e tendem voltar como é o caso da “Sala Torquato Neto” para exibição de filmes (de longa e curta-metragem) documentários, entre outros, com discussões com roteiristas, atores e produtores. Nessa edição vamos ter um Seminário de Educação Inclusiva em parceria com a UNDIME/PI, além de outras atividades”, finaliza.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas