A fotografia de Rossana Sulzer, para eternizar momentos

Para momentos inesquecíveis, só aproveitar a sensação momentânea não basta, pois gostamos de recordar de tudo que foi importante. Por isso, é preciso materializar a memória, transformar o instante em lembrança permanente. E isso é umas das várias funções da fotografia, por isso, fotografar é algo mágico para a fotógrafa Rossana Sulzer. Ela é natural de Floriano e é formada em Engenharia pela Universidade Federal do Piauí. Radicada em Teresina desde a infância, Rossana transformou o passatempo em profissão. A fotógrafa, apaixonada pelos momentos especiais, já imprimiu diversos lugares nas inúmeras viagens feitas pelo mundo.“A fotografia é poder eternizar um momento que estará para sempre impresso”, pontua Rossana Sulzer.

“A fotografia é poder eternizar um momento que estará para sempre impresso.” Rossana Sulzer.

Nome Completo:Rossana Pires Sulzer

Descrição: fotógrafa

Data de nascimento: 16/06/65

Local de Nascimento: Floriano

Perfil escrito pela Geleia Total
Escrito por:
 Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley Pereira Cardoso

Do lápis para a câmera

Rossana Sulzer, desde criança, era apegada às artes. Os primeiros indícios desse apego vieram por meio dos desenhos. A artista desenhava nos cadernos comprados pela mãe, tentava reproduzir os desenhos que via e usava os bonecos como modelos para os desenhos. Posteriormente, aos quinze anos de idade, Rossana Sulzer começou a explorar e conhecer o universo da fotografia. Então, por iniciativa própria, a adolescente juntou seus trocados e comprou a sua primeira câmera fotográfica. A brincadeira mudou de suporte e Rossana Sulzer começou a brincar com as possibilidades dadas pela fotografia. Com o mesmo espontaneísmo com que começou a pintar, também foi mergulhando no universo da imagem, permanecendo até hoje.

Sem perceber, fotógrafa

Rossana Sulzer começou a fotografar por brincadeira, sem nenhum compromisso, mas sem perceber foi fazendo do hobby uma atividade permanente e a paixão virou também o seu ofício. A fotógrafa conta que o nascimento dos seus sobrinhos foi o impulso inicial para que ela não parasse mais de fotografar, posteriormente as amigas da sua irmã, vendo o resultado das fotografias de Rossana, começaram a procurar a fotógrafa. Da procura pelos registros do olhar sensível de Rossana Sulzer foi que gradativamente a curiosidade se consolidou como profissão e a partir daí a fotógrafa aceitou de bom grado o dom. Ela, então, transformou uma das casas do pai em um laboratório amador o qual servia para revelar as fotos. E a revelação das fotos era para a fotógrafa algo mágico e divertido, principalmente quando se tratava de fotos em preto e branco que tinha um processo mais simples e menos custoso. “Foram as pessoas que foram procurando, iam pedindo e aí quando vi eu já era fotógrafa. Começou com amigos e sobrinhos, a gente fazia uma brincadeira que era de pintar um pouco a foto preto e branco, como realçar a cor dos olhos”, comenta Rossana Sulzer.

A magia da revelação

Rossana Sulzer aprendeu a manipular sua primeira câmera digital na base da experimentação, até começar a dominar as possibilidades disponibilizadas pelo equipamento. Sem perceber, começou a trabalhar fotografando eventos. Fazia de tudo um pouco: desde casamentos, até festas infantis. As experiências com cenários, iluminação, ambientes diversificados fazem parte dos quinze anos de sua trajetória como fotógrafa. O caminho dentro do universo da fotografia aconteceu de forma espontânea. A vida e as situações foram exigindo da fotógrafa um aprofundamento e conhecimento gradativo. Dessa forma, Rossana está sempre se reinventando e aceitando os desafios que o trabalho de fotógrafa exige, para sair da monotonia. “Quando eu fotografo, eu gravo aquele momento e, olhando aquela foto, parece que volto para aquele instante. É uma brincadeira minha com o tempo.”

“Quando eu fotografo, eu gravo aquele momento e, olhando aquela foto, parece que volto para aquele instante. É uma brincadeira minha com o tempo.” Rossana Sulzer

Sentimentos fotografados

“Quando eu fotografo, eu gravo aquele momento e, olhando aquela foto, parece que volto para aquele instante. É uma brincadeira minha com o tempo”, comenta Rossana Sulzer. A fotógrafa é uma amante das fotos em preto e branco, mas suas fotos têm sempre o colorido como marca para captar e aproveitar a composição dos ambientes, que, geralmente, são casamentos. Por isso, a preferência pelos tons amarelados ou avermelhados. Além disso, Rossana Sulzer explora com abundância o foco e a iluminação que comporá todo o enquadramento, não apenas o do objeto central. Toda a técnica e precisão são acentuadas pela intenção por trás da foto. Dessa forma, para a fotógrafa, suas fotos devem transmitir alguma mensagem e, mais que um significado, elas deverão emocionar o observador. Trata-se de se comunicar por meio das fotos, de mostrar uma história condensada em um momento e de fotografar sentimentos. Cada casal fotografado é uma nova forma de dialogar com esses momentos especiais que alimentam e também emocionam a fotógrafa.

Compartilhando experiências

As fotos inconfundíveis de Rossana Sulzer são resultado de todo o empenho e compromisso que a fotógrafa tem com o seu ofício e, principalmente, com as pessoas que serão retratadas na imagem. Casada com o fotógrafo austríaco Wolfgang Sulzer, ela comenta que, embora o estilo dos dois seja diferente, o trabalho com a mesma linguagem artística permite um diálogo bem enriquecedor. Além disso, a artista destaca o trabalho do fotógrafo Darcy Bastos, pela sensibilidade e beleza na composição das fotos; os dois trabalham juntos e estão constantemente dialogando sobre os resultados de suas fotos. “Eu faço fotografia com muito amor mesmo. Assim, eu acho que, por fazer com amor, eu consigo captar esse amor, sabe, entre as pessoas. É isso mesmo que eu quero, tem que vir de mim, começa de mim mesmo”, pontua Rossana Sulzer.

A paixão pela imagem

O mundo despertou o olhar para a imagem, e o interesse pela fotografia conquistou, e conquista a todo instante, novos admiradores. Foi essa paixão pelo registro que nutriu a curiosidade de Rossana Sulzer. A fotógrafa, ciente de que as fotos são memórias vivas, eternizou, por meio delas, lembranças inesquecíveis de muitas famílias, colocando sempre um pouquinho de si nas fotos. Dessa forma, ela consegue captar a química de cada casal, o brilho no olhar e as mais variadas emoções que atravessam as pessoas nesses eventos marcantes em suas vidas. Rossana Sulzer é apaixonada pela imagem e capta as cores do mundo, tudo para realçar a beleza que existe em cada evento.

Contatos

facebook.com/rossana.sulzer

instagram.com/rossanasulzer.fotografia/

E-mail: rossanapiressulzer@gmail.com
Tel: 86 99982 1985

Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Exposição

Márcias da Vida (2017)

Outras fontes

http://noticias.cennoticias.com/6696943?origin=relative&pageId=d14f88a6-83e6-43ed-adc9-39ba02124e2b&PageIndex=2

http://noticias.cennoticias.com/6696943?origin=relative&pageId=d14f88a6-83e6-43ed-adc9-39ba02124e2b&PageIndex=2

 

Última atualização: 15/07/2018

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas