Saiu o Edital de Emergência Cultural “PRÊMIO MARIA DA INGLATERRA”

O Edital de Emergência Cultural “Prêmio Maria da Inglaterra” tem como objetivo a premiação de artistas, trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, iniciativas Culturais e Propostas de ocupação e programação anual de espaços culturais, no âmbito do Estado do Piauí. As inscrições irão até o dia 30/10/2020 e a divulgação dos projetos selecionados acontecerá no dia 01/11/2020.

Com esta premiação, pretende-se fomentar e estimular a recuperação do setor cultural em todo o território piauiense, considerando a democratização do acesso, a inclusão social, a diversidade, a acessibilidade e a sustentabilidade nas ações a serem beneficiadas.

As áreas e segmentos culturais contemplados neste edital são:

  1. Audiovisual (cinema, vídeo, rádio, tv e novas mídias);
  2. Artes cênicas (teatro, dança, circo, performance, mímica, stand up, ópera);
  3. Artes visuais (pintura, escultura, fotografia, desenho, gravura, intervenção, instalação, artes digitais);
  4. Cultura Popular (folclore, mestres da cultura, quadrilhas juninas, grupos, festas e comunidades tradicionais, artesanato, culinária típica piauiense);
  5. Humanidades (Literatura e incentivo à leitura);
  6. Música (popular, erudita, instrumental, canto e coral);
  7. Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Museus e Memória (pesquisa, preservação, restauração, conservação, manutenção, salvaguarda, identificação, registro, documentação, digitalização, doação e aquisição de acervo);
  8. Artes Integradas (ações que envolvam duas ou mais áreas entre as descritas acima);
  9. Ações Formativas (projetos, eventos ou agentes de formação e capacitação nas áreas acima);
  10. Área Técnica (produtores, técnicos e trabalhadores da cadeia produtiva da cultura nas áreas acima).

Existem três categorias que serão contempladas pelo prêmio:

A. BOLSA ESTÍMULO E RECONHECIMENTO (Somente Pessoa Física) – destinado a premiar, por meio de bolsa, a trajetória e atuação individual de artistas, produtores, pesquisadores e técnicos, bem como, grupos, coletivos, trupes cuja organização é independente e que se reúnem para a realização de ações específicas, sem personalidade jurídica própria formalizada (sem CNPJ), sendo a bolsa uma forma de estimular a participação e permanência destes no setor cultural do Piauí.


B. INICIATIVAS CULTURAIS (Somente Pessoa Jurídica) – destinado a premiar iniciativas artísticos e culturais que contemplem uma ou mais ações de criação, pesquisa, difusão, promoção, circulação e de formação artística, e que, preferencialmente, tiveram suas atividades interrompidas, canceladas ou adiadas pela pandemia Covid 19.


C. PROPOSTA DE OCUPAÇÃO E PROGRAMAÇÃO ANUAL GRATUITA DE
ESPAÇOS CULTURAIS (Somente Pessoa Jurídica) – destinado a premiar propostas de ocupação e de programação anual gratuita de artes integradas e de ações formativas a serem desenvolvidas em espaços culturais públicos ou mantidos por OSC, Cooperativas ou empresas de natureza cultural.

Poderão participar:

Proponente Direto – Pessoa Física ou Jurídica que assume a responsabilidade legal do projeto junto a este Edital, ou seja, por sua inscrição, execução, conclusão e comprovação das atividades realizadas.

Proponente Representado – Artista, produtor, grupo, coletivo, companhia ou trupe que inscreveu seu projeto através de uma produtora, associação ou cooperativa, para ser representado legalmente por uma destas.

As Inscrições

As inscrições serão efetuadas exclusivamente por meio da internet, através do e-mail: edital.premiolab@secult.pi.gov.br, com o assunto: INSCRIÇÃO PRÊMIO MARIA DA INGLATERRA, com a documentação exigida em anexa ao e-mail, digitalizada em formato PDF, de acordo com a categoria escolhida.

Para fazer a inscrição o artista poderá apresentar entre outros documentos exigidos a Carteira emitida pelo SICAC – Sistema Estadual de Cadastro Cultural ou Currículo/Portfólio artístico composto por cópias de materiais datados, que permitam aos avaliadores conhecer a atuação do(a) candidato(a), tais como: cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual (fotografias, folhetos, matérias de jornal, páginas da internet, musicas, outros materiais); ou ainda declarações emitidas por terceiros, contratos de prestação de serviço, notas fiscais, recibos, etc.

CRONOGRAMA

Publicação do edital no DOE/PI  – 14/10/2020
Início das inscrições – 15/10/2020
Término das inscrições – 30/10/2020
Publicação dos projetos selecionados -01/11/2020
Término do prazo de recursos da seleção – 03/11/2020
Término da análise dos recursos – 05/11/2020
Publicação do resultado final – 06/11/2020

Veja o Edital Completo:
Anexos
Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas