Piauí ganhará museu gigante no litoral

Foto: Fotógrafo

O Complexo Turístico Porto da Barcas localizado na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí é um importante legado para história do município além de ter sido uma referência comercial do Piauí no século XX. O complexo, que é formado por 28 lojas de artesanato, auditório e está às margens do Rio Igaraçu, vai ganhar, após as obras de restauração, o Museu do Mar, que será o maior do estado.

O Porto das Barcas, onde ficará o museu do mar, é um ponto turístico da cidade piauiense de Parnaíba e o marco da expansão urbana da cidade. Atualmente o complexo é dotado de toda uma estrutura local, como agências, pousada, posto de polícia, estacionamento, bares e restaurantes. Ambiente rústico, ruas estreitas, prédios históricos é um bom lugar para adquirir artesanato regional.

 

 

O projeto de museografia do Museu do Mar foi desenvolvido pelo arquiteto e professor da UFPI, Paulo Vasconcelos, com o patrocínio da Equatorial Piauí, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).

O Museu do Mar está sendo criado para comportar um acervo baseado em pesquisas sobre a região. Entre as peças, está a ossada de um peixe-boi e um esqueleto de baleia cachalote, que possui 16 metros de extensão.

De acordo com o Secretário de Cultura Fábio Novo, já existe uma programação especial para o complexo e museu em 2021, dando espaço ao nosso cenário cultural e valorizando os artistas piauienses.

Fonte: CCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas