Assista à Aula Magna da Geleia Total com Durvalino Couto Filho

Durvalino Couto Filho – Foto Ícaro Uther

As Aulas Magnas da Geleia Total é um projeto criado para registrar os aprendizados, saberes e experiências de grandes nomes da cultura piauiense, para que todas nós possamos aprender e enriquecer nossas visões sobre a arte e sobre a vida. Sem falar que fica um registro histórico importante, de enorme valor, para as próximas gerações.

O projeto já teve três edições com a escritora Graça Vilhena, o músico André de Sousa e a artista visual Eulália Pessoa, e agora serão lançados no canal do YouTube da Geleia Total seis episódios inéditos das Aulas Magnas, em um novo formato.

O segundo episódio desta temporada é com Durvalino Couto Filho, músico, compositor, ator, locutor e publicitário natural de Teresina.

Assista:

Durvalino Couto Filho nasceu em Teresina, dia 20 de outubro de 1953. É músico, compositor, ator, locutor, publicitário e participou de algumas realizações cinematográficas. Filho de Durvalino Couto, médico; e de Erice Gonçalves Couto, funcionária pública federal. Alfabetizou-se na Escola Modelo Arthur Pedreira e, até concluir o segundo grau, estudou no Colégio Diocesano, em Teresina. Em 1971, passou no vestibular para Comunicação, na UnB, em Brasília, mas não concluiu o curso.

Teve algumas experiências jornalísticas n’O Globo e no Correio Braziliense, voltando em seguida para Teresina, onde foi repórter do jornal O Dia, até abandonar de vez o jornalismo e ingressar na publicidade. Trabalhou por mais de 20 anos na Árvore Propaganda. Nesse meio tempo, exerceu intensa atividade cultural, como músico (baterista) e compositor, estabelecendo parcerias com Edvaldo Nascimento, Geraldo Brito e muitos compositores piauienses, até os dias de hoje. Tem várias de suas músicas gravadas, embora nunca tenha feito um CD próprio. Militou também no teatro, trabalhando em diversas montagens teatrais, como A Farsa do Advogado Pathelin, Romeu e Julieta, saraus poéticos sobre Bertolt Brecht e Mário Faustino – sempre em parceria com o diretor Arimatan Martins.

Residindo em São Paulo de 1982 a 1984, participou da montagem da peça multimídia A Curva da Tormenta, do grupo teatral Verdadeiros Artistas, liderado pelo poeta paulista Aderval Borges e o professor de arte dramática da USP, Nando Ramos. Junto a instituições públicas, realizou diversos eventos, como uma mostra de todos os filmes de Glauber Rocha, Jean-Luc Godard; por dois anos fez a Semana Mário Faustino, trazendo a Teresina nomes como, Haroldo e Augusto de Campos, Décio Pignatari, Benedito Nunes, Antônio Cícero e outros. Produziu shows de Paulinho da Viola, Ângela Rorô e Gilberto Gil em Teresina. Colaborou durante todo esse tempo com o jornalismo cultural teresinense, em praticamente todos os veículos.

Não deixem de assistir ao episódio com Durvalino Couto Filho, e conhecer um pouco mais da sua trajetória e visões sobre o fazer artístico e sobre a vida. Lembrando que o episódio com Ajosé Fontinelle já está no ar e fiquem atentas aos próximos episódios com Letícia Carolina (15/05), Marcelo Evelin (22/05), Luciano Santos (29/05) e Luzia Amélia (05/06), sempre no canal do YouTube da Geleia Total, às 11h.

Ficha Técnica

direção, roteiro e produção executiva
NOÉ FILHO

direção de fotografia
ÍCARO UTHER

edição
ÉSIO LEONARDO
ÍCARO UTHER

música
ANAYA (MONDUÁ)

agradecimentos
CAIO NEGREIROS
CÍCERO VILSON
JOÃO BATISTA MENDES
SORAYA CASTELLO BRANCO
WILSON SERAINE

apoio
INSTITUTO DOM BARRETO

produção
GELEIA TOTAL

finalização
1150 PRODUÇÕES

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas