Isis Baião é uma das homenageadas no lançamento do Portal da Dramaturgia

Isis Baião – Foto José Ailson (Um Zé)

O novo espaço virtual foi construído a partir de mapeamento e seleção e Isis Baião é a representante do Piauí

 

Selecionado pelos Rumos Itaú Cultural, o projeto Portal de Dramaturgia, de Vinicius de Souza, entra no ar com 100 perfis de autores brasileiros de teatro sendo a dramaturga Isis Baião a representante do Piauí. O conteúdo disponibilizado sobre eles conta com apresentação crítica sobre o seu percurso artístico e obra, fragmento de um de seus textos teatrais, entrevista em áudio sobre processo criativo e reflexões, dados e links para contato

Na última quinta-feira (05/05), o dramaturgo, ator, diretor, pesquisador e produtor cultural, Vinicius de Souza, lança o Portal de Dramaturgia www.portaldedramaturgia.com  selecionado pelos rumos Itaú Cultual 2019-2020. O novo espaço virtual foi construído a partir de um mapeamento e seleção de 100 autores e autoras, espalhados pelas cinco regiões brasileiras, que escreveram peças de teatro no mínimo 10 anos no país. O momento é marcado por uma live com o idealizador equipe curatorial do projeto, em @culturadoria e @portaldedra. matura. A mediação é da jornalista mineira Carolina brava.

“O que se apresenta e um primeiro mapa, que não se esgota nessa iniciativa. Os nomes que inauguram o Portal evidenciam, sem dúvida, um recorte rico, sólido e interessante da dramaturgia brasileira, mas ainda é um recorte”, explica Souza.

“A nossa produção dramatúrgica é imensa e crescente”.

A ideia do projeto é que a lista de dramaturgos no Portal possa se expandir mantendo o público atualizado dos autores em atividade no país e possibilitando redes de interação também com o público internacional. Daqui a um mês, o projeto também contara com um. versão em espanhol, sendo bilíngue.

 “O intuito é divulgar a dramaturgia brasileira de modo acessível Para todos comenta Abrir redes de contato e servir como um registro vivo e simbólico de uma geração de autores e autoras teatrais, como um retrato de pensamentos e vivências que circundam o teatro e a sociedade brasileira do início do século XXI.”

A curadoria do Portal é formada por uma comissão diversificada, com importantes nomes da crítica e pesquisa teatral do Brasil: Bene Martins e Gorete Lima, da região Norte, Laís Machado e Pollyanna Diniz, do Nordeste, Carin Louro e Glauber Coradesqui, Centro-oeste Daniele Avila e Gullherme Diniz, do Sudeste e Camila Bauer e Ligia Souza Oliveira, da região Sul.

Fonte: Torquato/Entretenimento

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas