A mente irrefreável de Lain Dantas

Muitas vezes a arte vem como estímulo do nosso meio, das vivências que experimentamos, dos incentivos que recebemos, mas para Lain Dantas esses encontros foram acontecendo de maneira espontânea, ou seja, graças ao sentimento de curiosidade e pelo desejo de experimentar nossas maneiras de se expressar. Apesar das raízes teresinenses, Lain já residiu por alguns anos em Parnaíba, assim como em outros lugares do Piauí e por causa de sua criatividade irrefreável elu transformava tudo que via e tocava em material para suas artes, pois queria pintar tudo ao seu redor e dar mais cores para os detalhes monocromáticos. “Meus primeiros contatos com a arte foram através do desenho. Sempre gostei de me desafiar a desenhar coisas, pessoas, formas e abstrações, e logo desenvolvi gosto pela pintura”, pontua.

“Desde sempre fui uma criança artística, tudo que eu via e tocava era arte para mim. Queria pintar o mundo a dedo.” Lain Dantas

Nome Completo: Lain Dantas

Descrição: artista visual de Teresina

Local de Nascimento: Teresina

Escrito por: Zidane Medeiros

Explorando estilos e formas

Lain Dantas já era exploradore de técnicas e as pesquisas pessoais guiaram até a pintura, a partir daí elu começou a se afeiçoar pela arte que foi se transformando entre diversos estilos, técnicas e práticas ao longo dos anos. Enquanto se desenvolvia, Lain experimentou a modelagem e pegou tanto o gosto pela forma de trabalhar essa arte que não parou mais de criar. Foi com o biscuit e a cerâmica que Lain saiu do 2d rompendo com essa bidimensionalidade das artes visuais. Suas obras denotam muitas dessas características seja com o relevo ou demais propostas que ousam sair das fronteiras planas do papel ou da tela.

A fluidez nos pinceis

Já ficou claro que Lain Dantas não se limita, tampouco estagna em formatos, pois cristalizar é uma pausa que inexiste nos processos que gestam as artes de Lain. Suas proposições expõem a fluidez nos pinceis e não seria diferente na sua forma de criar, pois Lain vai pousando suas mãos naquilo que melhor consiga transmitir o que elu está sentindo em determinado momento. Portanto, com essa liberdade, é possível apreciar artes diversificadas no repertório de Lain, seja no audiovisual, na fotografia ou mesmo nas artes visuais.

Processos e mais processos para as criações e mais criações

Tem quem enxergue no branco um universo a ser desvendado, porém para Lain Dantas a criação é um ato que vai além de traduzir o mundo, pois é se conectar consigo mesme percebendo as sutilezas presas no seu âmago, a partir daí elu busca um nível de concentração que permita se enxergar dentro daquilo que está sendo criado. Ou seja, para Lain um desenho ou pintura vai levar parte de si. Sua inspiração para produzir tantas criações vem do seu olhar a respeito do mundo e também é uma forma de imprimir aquilo que elu quer que o mundo veja em si. Lain Dantas, fazendo uma autoanálise, se percebe como aquelu tipo de artista eclétice e expressive, e que tenta criar a sua própria realidade, porém ela é uma realidade distorcida. E entre suas referências estão os artistas negos que apresentam em suas obras a sua ancestralidade e lutas impressas em suas telas, assim como Basquiat.

Desengaiolando o povo

“Nunca gostei de me limitar a telas, e folhas de caderno. Quero que tudo possa ser uma oportunidade de criações para mim. Faço muitas artes em muros, paredes e já organizei um photoshoot com alguns trabalhos meus na maquiagem artística.”

Dentre as inúmeras experiências artísticas, Lain Dantas rememora o ensaio de fotos intitulado “povo da gaiola” que teve apoio do produtor cultural Richard Henrique, organizador do Stouradas. “Esse ensaio foi uma tentativa de apresentar meus trabalhos de maquiagem artística. E para isso convidei alguns amigos e os levei a um playground local pra tirar fotos usando as maquiagens”, comenta.

A exposição do Festival Stouradas foi um momento não só de apresentação de obras, mas uma forma de Lain Dantas dialogar com vários outros artistas visuais e criar vínculos com o público. Lain tem demonstrado com suas peças como a arte fode fluir sem precisar de definições e como é possível tocar tantas pessoas.

Contatos

https://www.instagram.com/ghidoora/

https://www.instagram.com/bichimde3cabecas/

Fotos

Vídeo

Última atualização: 07/02/2022

 

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas