A voz cheia de paixões de Ney Araújo

Foto de Ney Araújo em cima do palco.
Foto: Geirlys Silva

Ney Araújo é natural de São Bernardo do Campo-SP, mas radicado em Teresina. Um músico e compositor que ganhou espaço na noite teresinense desde 2008 participando de projetos musicais como Orkidea Venenosa, Mirante By Night, Penelope e Os Vigaritas, Skywalker, Uma Outra Estação e Suburbanos. Apesar de ter atuado e atuar com um repertório cantando os clássicos da música como The Beatles, Elton John, The Who, Led Zeppelin, Rolling Stones, Legião Urbana, RPM e Barão Vermelho, Ney Araújo tem um trabalho autoral, mas que permaneceu muito tempo guardado. Somente em novembro de 2022 o artista lança as canções autorais, começando pelo single “Balada da Solidão” disponíveis em todas as plataformas voltadas para música, e em dezembro do mesmo ano o artista já lança o single “Os Dez Mandamentos”. A história de Ney Araújo está fortemente entrelaçada com a música, seja nas inspirações ou na sua trajetória.

Foto: Geirlys Silva

“A música representa tudo que eu vivo, todas as minhas experiências e vivências eu jogo na música. Tenho uma canção para cada momento da minha vida. A minha vida é a música.” Ney Araújo

Nome Completo: Neyvan Araújo
Descrição: Cantor e Compositor
Data de Nascimento: 06/12/1923
Local de Nascimento: São Bernardo do Campo – SP
Escrito por: Alisson Carvalho

Os LPs e as vitrolas

Ney Araújo conheceu as artes ainda na infância, com aproximadamente sete anos de idade, quando foi apresentado ao teatro escolar e interpretou um personagem que já tinha personalidade diferente que a sua, sendo um desafio para criar uma outra persona. Esse contato com a criação despertou no artista uma afeição pelo universo das artes. E a paixão pela música teve mais influência do seu pai que era fã de bandas como Os Beatles, Bryan Adams, entre outros. Essa base musical da infância, segundo Ney, tornou-se a maior herança artística que ele possui até hoje. “É na infância que a gente constrói a nossa personalidade, então essa influência artística, esse contato que eu tive com a música com meu pai escutando os LPs foi marcante na minha vida. Então, me marcou de tal forma que o Ney Araújo é artista 24h”, pontua.

A música potencializa as emoções

Ney Araújo frisa como a música pode potencializar as emoções, por meio da música ele experenciou os seus melhores momentos, mas também compôs as trilhas sonoras das situações mais desafiadoras. Durante a adolescência, já no ensino médio, o artista teve contato com a literatura de forma mais aprofundada e foi nesse momento que ele passou a exercitar a leitura, mergulhando nos romances e poesias apresentados no ambiente escolar. “Eu já estava com o pé na arte quando eu disse para mim mesmo que era aquilo que eu queria para a minha vida. Queria escrever como aqueles autores escreviam”, pontua. Nesse período de encantamento com os livros Ney destaca o incentivo do professor de redação Rógi, pois foi uma das pessoas responsáveis por intensificar a sua paixão pela literatura e a escrita.

A curiosidade musical

Em São Paulo Ney Araújo teve contato com muitos artistas, alguns deles se tornariam, à posteriori, nomes importantes da cena artística nacional como o Badauí da banda CPM 22 que chegou a trabalhar no mesmo local que o artista. Muitas das músicas que fariam sucesso no Brasil surgiram na mesa de um bar e aquela experiência foi marcante na vida do futuro músico. Quando chegou em Teresina Ney Araújo decidiu que era hora de aprender a tocar música, por isso investiu em um instrumento musical e começou a estudar acordes no seu violão. A partir desse momento ele dedicou-se a entender como funcionava a parte mais prática da música, além da composição e começou também a se arriscar no canto. Isso continuou por alguns anos até que em 2008 surgiu a possibilidade de entrar em uma banda e Ney não pensou duas vezes, aproveitou a oportunidade e nunca mais se desligou da música.

Foto: Geirlys Silva

“A música transformou a minha vida, ela é um turbilhão de emoções, pois a música é como uma substância química, ela potencializa tudo.” Ney Araújo

A pegada do rock

Em 2022, depois de muita insistência de alguns colegas artistas, Ney Araújo começou a lançar suas canções autorais. A primeira, “Balada da Solidão”, veio em novembro e está presente em todas as plataformas digitais. O single autobiográfico conta algumas experiências que o artista vivenciou e gerou também um videoclipe que foi bem aceito pelo público. Ney conta com orgulho que além das próprias redes sociais, a sua música está presente em algumas rádios de Teresina. Em dezembro do mesmo ano o artista lançou o seu segundo single, também com o videoclipe da canção que foi intitulada “Os Dez Mandamentos”, e a sua inspiração para esse trabalho foi falar sobre o amor no sentido fraternal. Esse segundo single foi uma parceria com dois nomes da música piauiense, os cantores e compositores Ravel Rodrigues e Taiguara Bruno. Dessa forma, Ney Araújo demonstra que a sua proposta é trazer uma pegada diferenciada para o rock autoral colocando toda a energia presente do Rock N’ Roll com todas as suas nuances, frisando as letras profundas e arranjos arrojados comuns nesse estilo, principalmente das décadas de 70, 80 e 90.

Foto: Geirlys Silva

Barco à deriva no oceano das emoções

Para Ney Araújo o palco é um espaço diferenciado, um ambiente que não pode ser explicado de maneira simplista, pois ali é onde acontece a conexão entre público e artista. Nesse perímetro mágico/tecnológico é que o músico prepara toda a performance não para ser visto, mas para transmitir todos os sentimentos contidos na sua criação. “Eu me conecto com o público, mas na verdade eu não estou enxergando ninguém. É como se eu estivesse só, mas há conexão. Naquele momento sou eu, a música e o público”, afirma. Esse estado de espírito que Ney se coloca aparece nas suas canções, até porque segundo o artista cada criação é uma parte dele externada, pois sua inspiração vem das suas experiências. As letras de Ney Araújo estão imersas no oceano de emoções que quando despertadas se traduzem em versos, depois a sua equipe vai construindo coletivamente a melodia da música. Essa materialização de uma música não é um processo mecânico ou brando, mas algo espontâneo e que consome muita energia do artista. “Geralmente as minhas composições vêm em momento de dor, trauma. Criar é algo visceral e geralmente os artistas são pessoas sensíveis”, crava.

Foto: Geirlys Silva

O artista mutante

“A música transformou a minha vida, ela é um turbilhão de emoções, pois a música é como uma substância química, ela potencializa tudo”, afirma Ney Araújo. Com uma arte equilibrada entre o romantismo e a política, Ney acredita que a música permite explorar muitas possibilidades e o ideal é que ela nunca cristalize o compositor. Por isso, o artista acaba sendo um ser mutante, um ser que também transcende e supera barreiras. Ao vivenciar o cenário teresinense Ney Araújo aprendeu muito sobre essa característica de se moldar aos mais variados estilos e temas, pois aqui ele fez parceria com muitos nomes e se aproximou de muitos músicos de estilos variados. O diálogo é o que mais permite o aprimoramento artístico, além disso Ney frisa como a música é universal, não se prende a nada e, por isso, ela toca tantas pessoas, independente do local onde é criada.

O próximo lançamento

O artista já prepara o público para o próximo lançamento:  a música intitulada “Barco à deriva” que é uma parceria com o Tuca Maia. A obra é uma metáfora do seu estado emocional e foi criada na mesa de um bar, escrita em um guardanapo depois de trocar confidências sobre uma desilusão amorosa. “Viver, sonhar, impossível se você não está. O motivo para continuar sem saber onde está ou encontrar. Você se foi, brisa, maresia, ondas do mar… Você levou planos, fantasias, como continuar?”, declama Ney Araújo.

Contatos

Instagram.com/neyaraujorock

Facebook.com/ney.araujo.5283

Spotify.com/artist/neyaraujo

Youtube.com/@neyaraujooficial7024

Fotos

Vídeo

Singles

Balada da Solidão (2022);

Os Dez Mandamentos (2022).

Outras fontes

https://piauihoje.com/noticias/entretenimento/ney-araujo-se-apresenta-hoje-em-teresina-e-dia-23-em-festa-de-piauienses-em-sp-414747.html

Última atualização: 18/05/2023

 

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
1 comentário
  1. Ele Ney Araujo sempre surpreende, estamos juntos amigo, ótima matéria, parabéns aos jornalistas e dos da equipe do Geleia Total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas