MAP UFPI traz no 02 de maio a exposição Ricorrenze de Vinicius Bandeira

Foto em preto e branco de uma rua de Teresina com um ônibus e pessoas passando. A foto é para a exposição Ricorrenze de Vinicius Bandeira.
Foto de Vinicius Bandeira

 

Ricorrenze, a segunda exposição individual de Vinicius Bandeira (@viniciusabandeira), será lançada no dia 02 de maio, no Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAP) da UFPI. O previsto é que fique aberta à visitação até 14 de maio de 2023.

As obras expostas retomam parte da temática do autorretrato, que foi a força motriz da primeira exposição do artista (Sequenze), mas, dessa vez, expandem para o rosto dos outros também.

“A exposição pode ser vista como duas exposições simultâneas: uma recorrência da exposição Sequenze, que se trata de uma exploração do tema do autorretrato, e a dimensão fotográfica que é toda voltada para Teresina, visto que todas as fotos são fotografias de rua feitas em Teresina.”

A exposição conta com duas dimensões: as pinturas-autorretratos, remanescentes da exposição Sequenze, e as fotografias, capturadas espontaneamente, apresentando uma fricção entre o ambiente urbano teresinense — caótico e sempre em movimento — e os retratos íntimos.

Tanto Ricorrenze, que será lançada em maio de 2023, quanto Sequenze, que esteve aberta à visitação no final de 2022, tiveram os títulos inspirados nas músicas de Luciano Berio, compositor italiano notável pelo pioneirismo com a música eletrônica e pelo trabalho experimental na composição de sinfonias e de músicas para apenas um instrumento.

Artista e obra

Vinicius Bandeira nasceu em Teresina em 1999. É estudante do curso de Música na Universidade Federal do Piauí. Participou de exposições coletivas na cidade de Teresina nos anos de 2016, 2017 e 2018. No ano de 2018, cessou sua produção artística, retornando apenas no início do ano de 2022 com o lançamento do livro O Cabeça de Cuia, publicado pela Kotter Editorial. Em novembro lançou sua primeira exposição individual, Sequenze, no Museu do Piauí.

Mais sobre o livro O Cabeça de Cuia (aqui).

 

Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas