UFPI E IFPI oferecem oficina sobre Documentário sob mediação de cineasta carioca

Foto de Emílio Domingos, cineasta carioca.
Emílio Domingos (RJ), arquivo pessoal

 

Professores do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí, estão organizando uma socialização cinematográfica para o público piauiense. O curso de Cinema e Animação foi idealizado pelo professor, Jaison Castro Silva, historiador e professor do IFPI. “Entramos com a proposta para concorrer ao edital de audiovisual da SECULT PI em 2017. E os recursos foram liberados durante a pandemia. Além do apoio do IFPI, ainda temos apoio do PPGCOM da UFPI. São várias oficinas sobre a área cinematográfica com professores de diversos locais do país. Já tivemos professores da Bahia, Pernambuco, Ceará e agora do Rio de Janeiro”, afirma.

Segundo o professor, a ideia é promover a capacitação de profissionais interessados em desenvolver o cinema no Piauí. Por isso, foi oferecida a oficina de roteiro, direção de arte, linguagem do audiovisual etc. Após a oficina que acontece nos dias 28 de abril em Campo Maior e 29 em Teresina, as próximas datas serão nos dias, 12 e 13 de maio, com o Prof Thiago Furtado.

Sobre o Cineasta convidado

EMÍLIO DOMINGOS, nasceu no Rio de Janeiro em 1972, é cineasta, antropólogo, pesquisador, roteirista e produtor. Membro da Academy of Motions Picture Arts and Sciences (Oscars). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da UFF e Graduado em Ciências Sociais pela UFRJ com ênfase em Antropologia Visual, Cultura Urbana e Juventude. Atualmente, é professor no Departamento de Comunicação – Estudos de Mídia (PUC-RJ); e pesquisador associado ao GRUA, Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais, da UFRJ. Foi curador da Mostra Internacional do Filme Etnográfico e do Festival Visões Periféricas.

É muito importante tá aqui falando sobre cinema. É uma oportunidade de mostrar um trabalho, mostrar uma realidade lá da minha cidade, falar de processo de trabalho, e aprender também com as pessoas, com as experiências das pessoas daqui. É uma grande troca.

Nesse encontro, falo dos meus 25 anos de experiência, e espero que seja útil. Tô percebendo que há um grande interesse dos participantes e quero realmente trocar um pouco do que sei sobre know-how, além de ser uma oportunidade para eu conhecer aqui esta cidade, que eu sempre tive muita curiosidade. (Fala de Emílio Domingos – cineasta do RJ – concedida à Geleia Total)

Seus longas-metragens documentais Favela É Moda (2020), Deixa na Régua (2016), A Batalha do Passinho (2013), e L.A.P.A. (2008) participaram de diversos festivais e receberam prêmios nacionais e internacionais. Mestre em Cultura e Territorialidades e Antropólogo, sua área de pesquisa e interesse é cultura contemporânea, juventude, negritude e periferia.  Para a TV, foi Diretor Geral da série Enigma da Energia Escura com Emicida (GNT). Atualmente, finaliza seu novo longa Black Rio! Black Power!, sobre os bailes de soul dos anos 1970 no Rio e Chic Show para a Globo Play.

Como roteirista, além dos seus filmes, escreveu Gilberto Gil Antologia Vol.1 (2020) a série Anitta: Made in Honório (2020); e o longa Viva São João (2002); o podcast No Passinho do Funk (2021) para a Kondzilla/Spotify; a série Abre Alas (2021), com Agnes Nunes para o YouTube Originals; o vídeo Visita Guiada para a campanha do Mês da Consciência Negra do Google; e a série Romário, o cara (2023) para a HBO.

Recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Moção de Louvor e Congratulação pela Militância em Defesa da Cultura Negra do Estado do Rio de Janeiro (2017); e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro a Moção de Louvor pela contribuição ao Movimento Cultural Hip Hop (2017).

Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas