Conheçam o Afrofuturismo Art Doc: um documentário que abraça as vivências urbanas teresinenses

Imagem do Afrofuturismo Art Doc.

 

Afrofuturismo Art Doc é um média-metragem do gênero documentário que revisita a Coleção Afrofuturismo na Periferia de Teresina, um projeto de intervenção artística realizado em 2022. A obra audiovisual mergulha em seis intervenções de lambe-lambe e duas ações do Festival Afrofuturismo. O filme apresenta um roteiro poético que aborda a arte urbana afrofuturista e o impacto no meio social periférico.

Na história principal, situada no bairro Vila da Paz, a equipe testemunhou o processo de concepção, produção e realização de um lambe-lambe em homenagem à Mãe de Santo mais longeva da história do Piauí, Vó Maria Pereira, sendo representada por uma ilustração assinada pela artista visual Ivih.

O documentário captura vividamente os impactos políticos e sociais de uma intervenção artística nos espaços periféricos de Teresina. Abraçando as diferentes camadas e variados tipos de periferias que permeiam a cidade, revelando a beleza e as questões sociais que afligem as comunidades.

Afrofuturismo Art Doc revela uma visão ampla e profunda dos efeitos desse projeto artístico na periferia de Teresina. É uma ode à resistência e à criatividade, um convite para refletir sobre o potencial da arte como agente de mudança.

Antônio Filho, Diretor, produtor e idealizador do projeto, ressalta que a ideia de realizar o projeto surgiu a partir de histórias e vivências da comunidade. “O documentário surge para contar as histórias das comunidades ocupadas pelo o projeto Coleção Afrofuturismo na Periferia de Teresina, mostrando a arte como dispositivo de transformação a partir da visão de seus moradores. Um Documentário dirigido por Antônio Filho e Jefferson Soares, uma realização da Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí e da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí”, afirma.

Segundo o diretor do projeto, o processo de construção do roteiro se iniciou ainda em 2022, quando foi percebido que o projeto impactava as comunidades para além da arte urbana.

“Adentramos na Vila da Paz para mostrar todas as camadas que uma intervenção afrofuturista pode representar nesses espaços, entrevistamos moradores e populares a fim de descobrir as questões que envolvem o bairro e os impactos que essa intervenção provoca no espaço em que ele ocupa. Uma região outrora conhecida pela violência e problemas de infraestrutura, ganha voz e rosto onde eles falam por si sobre suas vidas e sobre suas vivências com o espaço. Um mergulho nas entranhas da Vila da Paz, mostrando a percepção que os moradores têm sobre os espaços que eles ocupam”, disse.

Afrofuturismo Art Doc revela uma visão ampla e profunda dos efeitos desse projeto artístico na periferia de Teresina. É uma ode à resistência e à criatividade, um convite para refletir sobre o potencial da arte como agente de mudança.

O lançamento acontecerá na próxima dia 3 de agosto às 18 horas no Clube dos Diários, espaço do Complexo do Theatro 4 de setembro. R. Álvaro Mendes – Centro (Sul), Teresina – PI, 64000-060

O Documentário está sendo divulgado nas redes sociais da Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí @assaac.piaui e na rede social do projeto @colecaoafrofuturismo.

Ficha Técnica

Gênero: Documentário
Classificação Etária: Livre
Duração: 25′
Elenco: Valcian Calixto, Janayce Lopes
Direção: Antonio Filho, Jefferson Soares
Direção executiva: Jone Clay Macedo
Codireção: Jonathas Nunes
Roteiro: Antonio Filho
Produção: Antonio Filho, Diogo Andrade
Fotografia: Jefferson Soares
Imagens: Jefferson Soares, Jonathas Nunes
Imagens aereas: Junior Lima
Som direto: Jefferson Soares, Jonathas Nunes
Som: Flack Beats
Design Gráfico: Vicente

 

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para o nosso e-mail: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas